PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carnaxide, Oeiras


Exposição de motivos
É urgente travar ou tentar diminuir este problema mundial. As consequências das fake news podem ser devastadoras no que concerne a prática de certas atitudes ou a consciencialização errada de conceitos e situações. Assim, é prioritário encontrar responsáveis, culpados ou causadores, penalizando-os.
Ao invés, deve premiar-se os meios de comunicação, as redes sociais e os vários jornalistas e investigadores que primam pela divulgação da verdade com a atribuição de um “rótulo de qualidade” através de um selo atribuído por uma entidade reguladora.
Numa tentativa de melhor elucidar quem lê uma notícia ou distinguir a verdade da mentira poderá ser a criação de hiperligações a outras notícias do mesmo tema. Assim, cada pessoa, poderá comparar as várias notícias levando-a a uma lógica de “maior verdade”.


Medidas Propostas
  1. Aplicação de pesadas multas e/ou penas para responsáveis de divulgação de fake news, de acordo com a gravidade e alcance das mesmas;
  2. Atribuição (por uma entidade reguladora estatal) de um selo de qualidade de informação (obrigatório e renovável periodicamente) a cada meio de comunicação;
  3. Criação de uma hiperligação em cada notícia publicada que nos leva a outras parecidas ou iguais para se poder realizar estudos comparativos.