PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Ribamar, Lourinhã


Exposição de motivos
Considerando que a escola promove o desenvolvimento de competências nos jovens de modo a contribuir para atitudes, valores e comportamentos refletidos, é necessário criar condições que permitam que ela seja um espaço favorável ao desenvolvimento equilibrado da personalidade dos alunos.
Assim é importante encontrar soluções adequadas a cada realidade escolar, já que é enquanto jovens que se sensibiliza para os perigos e as consequências negativas dos comportamentos irrefletidos no que se refere ao uso das redes sociais.


Medidas Propostas
  1. Medida: “FAKE NEWS…Nós não”. Esta medida tem como finalidade prevenir e combater a divulgação de notícias falsas no meio escolar. Implementar um dia sem atividade letiva, mas com atividades que levem os jovens a reconhecer a necessidade de estarem informados sobre a veracidade do que leem e partilham na internet. Estas atividades devem ser adequadas à faixa etária a que se destinam, promovidas por alunos e coordenadas por professores e entidades parceiras.
  2. “Dotar as escolas de meios tecnológicos”. Criação de vídeos para YouTube e outras redes sociais a dar notícias de uma maneira mais acessível e informal aos jovens através de redes sociais como tiktok, YouTube Twitter entre outros, a divulgação consegue alcançar um grande número de pessoas. Esta medida tem como finalidades: dinamizar ações de sensibilização sobre esta temática junto da comunidade educativa; ajudar os jovens a tomar decisões conscientes.
  3. Não definida já que o regimento refere um máximo de 3, sem especificar um número mínimo.