PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Arco-Íris, Portela, Loures


Exposição de motivos
O debate levado a cabo no ensino básico da Escola Secundária da Portela, entre os elementos das duas listas que concorreram ao Parlamento dos Jovens permitiu-nos concluir que a desinformação é um grave problema que afeta toda a sociedade atualmente.
A primeira medida aprovada na sessão escolar é essencial para que a população esteja alertada para a realidade das fake news e preparada para as identificar, reduzindo a suscetibilidade a ser induzida em erro e a ser vítima de eventuais crimes. Tendo uma população informada a propagação de notícias falsas deverá diminuir.
Na segunda medida considera-se que o testemunho de vítimas de fake news pode sensibilizar a população para os impactos negativos das notícias falsas em situações reais e concretas e levá-las a querer identificar antecipadamente a sua veracidade, de modo a alterarem o seu comportamento, por exemplo deixando de partilhar e difundir notícias falsas.
A escola considera que a população idosa é mais vulnerável à desinformação, pretendendo-se com a terceira medida abranger um leque etário mais vasto, numa perspetiva de apoio intergeracional. Apostamos em formar alunos detentores de ferramentas adequadas e consolidadas aptos a partilhar os conhecimentos adquiridos com os mais idosos em lares ou centros de dia. Considera-se ainda, que ao dar formação aos jovens, estes irão também partilhá-la naturalmente no seio da família, abrangendo assim, também a população adulta.


Medidas Propostas
  1. Incentivar a população a verificar a origem das notícias, espalhando materiais de apoio.
  2. Incentivar os media a realizar reportagens com vítimas de Fake News.
  3. Promover formações nas escolas para os alunos poderem realizar workshops informados em lares e centros de dia.