PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto de Ciências Educativas


Exposição de motivos
A desinformação é o conjunto de informações que foram intencionalmente ou não distorcidas ou totalmente fabricadas. As fake news são notícias ou propagandas que usam informações falsas para enganar o público e obter um senso de realização e benefícios na política, economia ou psicologia. Os criadores de notícias falsas são bons em explorar a curiosidade das pessoas e despertar ansiedade social e pânico, como para aumentar o número de leitores ou o compartilhamento na internet, costumam cooperar com títulos atraentes, o que tem um sério impacto negativo na estabilidade social. Hoje em dia, estamos numa era da informação e somos mais suscetíveis à manipulação de informações. As fake news prejudicam a divulgação adequada dos meios de comunicação, tornando-se mais difícil para os repórteres relatar notícias importantes. Vale a pena mencionar que, em comparação com os jovens, os velhos têm menos experiência com a internet, então são mais fáceis de compartilhar as fake news, espalham-se assim, mais rapidamente. Portanto, temos que elaborar essas ideias para combater a desinformação, reduzir os seus danos à sociedade e proteger a segurança nacional.


Medidas Propostas
  1. Criação canal polígrafo (gratuito). Procura-se que este canal esteja disponível nas múltiplas plataformas digitais de informação. Em alternativa, a organização de um programa no canal público generalista (RTP). A sustentabilidade financeira do canal é assente no valor a cobrar pela publicidade divulgada. O grande objetivo será alertar a sociedade face aos perigos da desinformação e consciencializar para a análise crítica das fontes de informação de uma notícia.
  2. Realização de um estudo estatístico anual por parte do INE (Instituto Nacional de Estatística) sobre quão bem informadas as pessoas estão sobre a desinformação. As informações retiradas da análise estatística seriam o suporte para as diretrizes emanadas pela Entidade Reguladora da Comunicação Social. Existe a necessidade de supervisionar e regulamentar os processos de desinformação por parte dos meios de comunicação social.
  3. A criação de um website e/ou aplicação para smartphone que serviria de referência a qualquer pessoa que queira confirmar determinada informação. Um domínio onde os utilizadores pudessem verificar conteúdos noticiosos, a partir do cruzamento de diversas fontes de informação. A gestão do cruzamento de informações seria através da aplicação de algoritmos e inteligência artificial.