PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Caneças, Odivelas


Exposição de motivos
As nossas três propostas visam ter uma abrangência lata no que concerne às diferentes faixas etárias da população portuguesa, centrando-se no objetivo de combater a desinformação e as fake news através de informação, formação e esclarecimento do público em diversas áreas. Para esse efeito, gizámos iniciativas que incidissem na população em geral desde a infância à terceira idade, que tivessem um impacto formativo e esclarecedor e que estivessem em plena conformidade com a legislação portuguesa e europeia.
A primeira proposta dirige-se a uma população mais idosa e recai sobre a criação de um programa televisivo. Optámos por esta ideia na medida em que uma fatia considerável da população de terceira idade assiste diariamente a emissões televisivas. Conseguir-se-ia desta forma consciencializar um número vasto de cidadãos, levando-os a pensar criticamente sobre a informação e as notícias a que são expostos.
A segunda proposta visa os jovens e os adultos, centrando-se na criação de um aviso associado a notícias publicadas nas redes sociais. Considerámo-lo pertinente porque esta faixa etária da população constitui-se como a principal utilizadora da internet, e das redes sociais em particular, utilizando-as amiúde para a propagação, ainda que involuntária, de desinformação. Procura-se assim a consciencialização de uma vasta fatia da população para que exerça uma maior prudência e sentido crítico em relação ao que lê e dissemina.
A terceira proposta tem como alvo as crianças do ensino primário. Ponderámos esta última medida sob o prisma da formação das consciências das novas gerações para uma realidade de uma era digital e de informação que lhes é absolutamente inescapável. Procurou-se utilizar a realidade escolar como plataforma privilegiada de intervenção, centrando o campo de intervenção em iniciativas formativas a partir do terceiro ano de escolaridade.


Medidas Propostas
  1. Criação de um programa televisivo, de iniciativa pública, que discorra sobre as notícias da atualidade e averigúe a sua credibilidade. Tratar-se-ia de um programa semanal em horário nobre focado em desmentir possíveis fake news
  2. Criação de um aviso nas redes sociais, à semelhança do que já sucede com publicações alusivas à pandemia da COVID-19, que informe os utilizadores de que determinada publicação pode ser de carácter duvidoso.
  3. Criação de iniciativas no âmbito escolar, a partir do 3º ano de escolaridade, sobre as fake news e o fenómeno da desinformação, de modo a sensibilizar e informar as crianças, fornecendo-lhes alguns instrumentos de análise que as capacitem para os perigos que a desinformação e as notícias falsas representam para a sociedade e para os seus pares. Procura-se que valorizem desde cedo o rigor, o pensamento crítico e o valor imprescindível da informação verdadeira.