PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Valsassina


Exposição de motivos
Fake news ou desinformação consiste no termo que se utiliza para classificar qualquer tipo de informação enganosa ou pouco clara criada com o intuito de enganar o leitor, afastando-o do conhecimento factual da realidade.
Hoje em dia este tema ganhou um maior relevo devido à forma bastante rápida e facilitada em aceder à informação. As redes sociais como o Twitter, o Whatsapp ou o Facebook são potenciais meios de propagação de fake news. Existem ainda sites dedicados à produção e manipulação de notícias falsas e que se fazem passar por meios de comunicação oficiais.
Como todos sabemos, a internet trouxe inúmeros benefícios à sociedade, principalmente na área da comunicação. Da mesma forma que esta se tornou um grande benefício, também se converteu numa grande fonte de desinformação e originou as fake news. Apesar de parecerem inofensivas, estas notícias podem ter muita influência na reputação de uma pessoa ou até de uma empresa, caso não sejam detetadas e consequentemente, combatidas. Estas podem trazer complicações económicas mas também psicológicas.
Desta forma, é importante travar esta propagação de desinformação para que não tenhamos uma sociedade sem pensamento crítico, propícia a acreditar cegamente em tudo o que lê, na medida em que uma população que não é estimulada para questionar, também não se torna plenamente capaz de analisar a construção de uma notícia falsa. Para além disso, uma notícia falsa pode gerar consequências inofensivas, como meros cliques num ecrã, mas pode também levar a atitudes mais severas como agressões físicas e psicológicas a pessoas inocentes, ameaças, discursos de ódio, xenofobia, etc. É, por isso, importante relembrar a sociedade das consequências das fake news. Cabe a cada um de nós tomar partido para travar esta situação e melhorar o mundo. Existem boas práticas que devem ser difundidas, que, porém, não são seguidas frequentemente, sendo que os leitores mais desatentos e desinformados continuam a contribuir para a divulgação de notícias falsas.
Assim sendo, vamos propor algumas medidas de combate à desinformação: duas medidas preventivas e uma corretiva.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação capaz de avaliar, através da partilha do link dos site visitado, a veracidade das notícias divulgadas, classificando-o como sendo confiável ou duvidoso.
  2. Atribuição de um símbolo, que apareceria na barra de pesquisa da internet, sempre que a informação contida numa certa notícia ou site tenha sido verificado como fidedigna.
  3. Criminalização de sites e perfis falsos através da aplicação de multas e/ou penas de prisão.