PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Stª Doroteia


Exposição de motivos
A desinformação é um fenómeno que nasce e se alimenta da facilidade com que hoje em dia podemos produzir, transmitir e/ou receber qualquer tipo de informação. Na verdade, independentemente do formato que podem assumir, as Fake News ganham cada vez mais terreno com a facilidade com que há comunicação em rede, um espaço de uma livre expressão, e com as múltiplas possibilidades que as novas tecnologias oferecem. Assim, de que forma podemos contribuir para fazer face a este fenómeno?
Nesse sentido, a melhor forma de combater a desinformação é com informação. Pessoas informadas estarão mais conscientes e atentas a possíveis manipulações da realidade, estarão mais capazes para questionar a veracidade de uma notícia e/ou imagem. Pessoas informadas terão as ferramentas necessárias para tomar decisões mais adequadas e serão, também elas, parte fundamental da sociedade que se pretende que tenha espírito crítico.
Perante isto, as escolas assumem-se com um espaço fundamental para dar conhecimento teórico e experiências práticas, em contexto disciplinar ou em momentos abertos à comunidade educativa. Para combater as Fake News, é essencial aprender não só os princípios da comunicação digital, das redes sociais e da desinformação, como também as estratégias e ferramentas a que podemos recorrer para identificar informação duvidosa e falsa, para saber como validar fontes credíveis.
De facto, como em outros temas de intervenção social, as escolas desempenharam um papel essencial na sensibilização, na transmissão de informação e na divulgação de comportamentos saudáveis, uma vez que abrange um enorme público-alvo, de Alunos a Professores, de Pais e Encarregados de Educação a outros membros de uma comunidade mais alargada. Se podemos aprender na escola como nos devemos proteger de um sismo ou como devemos lidar com distúrbios alimentares, porque não encarar este tema do mesmo modo?
De uma maneira mais tradicional ou recorrendo a estratégias mais criativas, as escolas podem ser espaço para ouvir testemunhos, para aprender com as experiências de outras pessoas, para aprofundar conhecimentos, para dar voz às nossas ideias e para aplicar medidas que, a longo prazo, poderão ajudar no combate à desinformação e às Fake News.


Medidas Propostas
  1. Dinamização de sessões informativas para diferentes públicos-alvo: palestras e debates para Alunos e Professores, com a participação de convidados de áreas diversas, sobre o tema das Fake News.
  2. Dinamização de workshops e ações de formação para a comunidade escolar sobre o tema das Fake News.
  3. Criação de um podcast para jovens e reproduzido nas escolas – “Os Detetives das Fake News”, com divulgação informativa desta temática.