PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Azambuja


Exposição de motivos
Tendo em conta o flagelo que é o impacto das Fake News nas sociedades atuais e que é importante o problema ser abordado, desde cedo, nas Escolas, as medidas propostas neste Projeto de Recomendação pelo Agrupamento de Escolas de Azambuja visam, sobretudo, abordagens que podem e devem ser feitas em meio escolar de forma eficaz e sempre regular.
Com efeito, reveste-se de enorme importância que sejam promovidos momentos de reflexão e de aprendizagem para que os alunos consigam estar atentos à comunicação social e às inverdades que correm sempre de forma mais rápida do que as verdades. É pois ao nível de uma intervenção primária, com a Escola a deter um papel primordial, que devemos atuar para um combate firme e sem tréguas à contrainformação.


Medidas Propostas
  1. Promover a literacia mediática nas escolas tendo como principal objetivo tornar os jovens capazes de reconhecer e evitar conteúdos nocivos e/ou atentatórios;
  2. Dinamizar campanhas de sensibilização nas escolas, através debates, jornais e rádio escolares e clubes que permitam uma reflexão regular sobre esta temática, utilizando, por exemplo, recursos do Centro Nacional de Cibersegurança;
  3. Produção de recursos digitais mais interativos (como vídeos e jogos) para uma maior e melhor divulgação deste tema tão atual. A divulgação destes recursos deve ser feita não só no meio escolar mas também local, contemplando várias faixas etárias.