Exposição de motivos
Os deputados, com assento na Assembleia Escolar do Colégio Senhor dos Milagres, apresentam um projeto que consideram conter soluções para a problemática da desinformação. Consideramos essencial que numa sociedade democrática existam instrumentos e mecanismos de combate à divulgação de informações enganadoras e manifestamente manipuladoras da opinião do publico, suscetível a acreditar nessas fontes de informação. Deste modo, as nossas propostas procuram criar condições para diminuir ou interromper fontes de informação enganosas, legitimar meios e fontes de comunicação e criar os meios pelo qual os portugueses desenvolvem uma literacia política e digital. Desta forma, acreditamos contribuir para uma democracia saudável, em Portugal.
Medidas Propostas
- Criação de um selo de credibilidade. Esta medida procura criar um selo que certifica as fontes de informação como credíveis – jornais, sites, revistas, telejornais e outros. Existem diversos selos que certificam a qualidade de produtos, nomeadamente, os “Selos de Qualidade” da União Europeia. Neste sentido propomos que o estado português crie um selo que comprove que determinado meio ou fonte de comunicação é legitimo e credível.
- Integração da temática “desinformação” no currículo escolar. Sendo difícil controlar, na totalidade, a divulgação de notícias falsas é necessário que as escolas formem os jovens, fornecendo-lhes as ferramentas essenciais para que analisem e critiquem a informação. Propomos que o tema da “desinformação” seja integrado como um domínio obrigatório de Cidadania e Desenvolvimento e que, em clubes, como de Jornalismo trabalhem as fontes de informação abordando o tema de forma teórica e prática.
- Desenvolver uma aplicação de notícias fidedignas. Tendo em conta que existem milhares de informações enganosas em sites, canais de televisão, revistas e jornais, propomos que seja desenvolvida uma aplicação que contém apenas as notícias fidedignas. Deste modo, os indivíduos podem ler as notícias dessa aplicação, com a certeza de que são verdadeiras.