PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Benedita, Alcobaça


Exposição de motivos
1 - Considerando que as notícias falsas podem causar medo, bastante ansiedade e injustiças, a criação desta Alta Autoridade é essencial para reconhecer e denunciar os órgãos de comunicação e as redes sociais que permitem a desinformação.
Esta Alta Autoridade contra a Desinformação teria um organismo central e as denúncias de notícias falsas chegariam através de um Livro Digital ou em alternativa cada Junta de Freguesia possibilitaria a denúncia por escrito, que chegaria ao organismo central.
2 - As notícias falsas são muito abundantes e podem magoar alguém, portanto, sugerimos que quando um jornalista praticar a desinformação, tenha a sua bolsa profissional suspensa por algum tempo ou então que tenha de pagar uma multa pelos atos que cometeu.
A Alta Autoridade, ao ter conhecimento de algum ato de desinformação por parte de um jornalista, contactaria a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para atuar e esta seria a única que poderia fazer alguma coisa em relação ao jornalista e às notícias falsas que espalhou.
3 - Considerando que as escolas são um local de ensino sugerimos que todas as escolas tenham um jornal digital e/ou em formato papel para que os alunos comecem desde cedo a valorizar as notícias verdadeiras.
A criação do jornal resultaria de trabalho feito nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento e TIC, sem invalidar a colaboração das outras disciplinas e das atividades extra curriculares.


Medidas Propostas
  1. Criação da Alta Autoridade contra a Desinformação.
  2. Suspensão da bolsa profissional para o/a jornalista que divulgar notícias falsas.
  3. Criação de jornal escolar, como forma de divulgar notícias do Agrupamento, devidamente confirmadas.