PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, Porto de Mós


Exposição de motivos
A desinformação é um fenómeno de todos os tempos porque passa pela manipulação de factos e conteúdos, criando notícias falsas. Isto faz parte da natureza humana, no entanto no século XXI atingiu proporções assustadoras pois é um fenómeno mundial acelerado pela rapidez do mundo digital, veiculado pela Internet e redes sociais. O maior e mais rápido acesso à informação levou a uma infodemia/desinfodemia (pandemia da desinformação). Isto conduziu a um menor controlo da qualidade da informação e afeta as tomadas de decisões pois as pessoas têm menos tempo para analisar essas informações.
Desta forma, a desinformação deve ser combatida através de processos democráticos com medidas que passam pela sensibilização da população através do diálogo e debates; com informação qualificada; formação; e ainda a atuação das autoridades de forma assertiva no combate à manipulação dos factos.


Medidas Propostas
  1. Informação/Formação/Sensibilização dos alunos sobre a temática das notícias falsas e desinformação, através da sua inclusão nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e em projetos como a Seguranet. No espaço escolar deveriam promover-se palestras, debates, jogos e outras estratégias apelativas.
  2. Criação um selo de confiança da República Portuguesa para sites confiáveis de notícias, reunindo-os numa plataforma.
  3. Criação de uma plataforma para denunciar as fake news, denominado de “Safe News”. A referida plataforma teria uma conexão com agentes de autoridade e em caso de fake news ,os sites ou outros veículos de informação que as promovessem seriam sancionados.