PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal


Exposição de motivos
Em relação à primeira medida, consideramos que o público jovem é o maior consumidor de fake news por terem a sua personalidade em construção e com isso, serem mais influenciados pelo que vêm e ouvem. Dessa forma, sugerimos a introdução do tema da Desinformação nas disciplinas de Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento e TIC pois consideramos que a abordagem deste tema dotará o aluno de mais competências para ser mais crítico/seletivo em relação a uma notícia.
Acerca da segunda medida proposta, destinada, sobretudo, ao público mais adulto, consideramos que a mesma será uma mais valia para informar a população acerca das fake news divulgadas e para sensibilizar/esclarecer/alertar sobre o tema, doando o público de mais competências críticas e seletivas em relação a uma notícia.
A terceira medida concretiza-se através da criação de aplicativos nas redes sociais, geridos por uma estrutura de profissionais, com recursos humanos que sejam responsáveis, única e exclusivamente, por verificar a veracidade de uma notícia e suspender/apagar, em caso de fake news.


Medidas Propostas
  1. Incluir o tema da desinformação no programa curricular das disciplinas de Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento e TIC.
  2. Criar uma rubrica nos serviços noticiosos de vários meios de comunicação (TV, Jornais) para informar a população das notícias falsas que sejam divulgadas.
  3. Criar aplicativos de maior controle da informação publicada nas redes sociais, geridos por uma estrutura de profissionais.