PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "João de Barros"


Exposição de motivos
As propostas do Colégio João de Barros são fruto de uma reflexão sólida e consciente, que representam a vontade democrática da nossa assembleia escolar. Estas propostas, embora humildes, representam mais um contributo neste combate contra a desinformação, que chega até nós, muitas vezes, de forma errada, oportunista e manipuladora, conduzindo-nos à irrealidade dos momentos e dos contextos. Este, é um problema de todos! É um problema social! Cada um de nós tem a responsabilidade, o direito e o dever, de trabalhar por uma informação isenta e imparcial, uma vez que somos, também, veículos de (des)informação.
Se o principal valor da democracia é a responsabilidade e o cuidado que devemos ter com o Outro, devemos preparar as gerações mais novas, consolidar o conhecimento dos jovens e adultos e continuar a abrir os horizontes dos mais idosos, de modo a criarmos mecanismos que promovam a sã Liberdade e a livre circulação de informação e de conhecimento, salvaguardando sempre o valor da liberdade de expressão.
Este desafio é enorme! Mas como em qualquer momento da vida, os desafios são para serem encarados, trabalhados e ultrapassados. Para isto, é fundamental sermos cada vez mais críticos, mas não fundamentalistas; estarmos alerta, mas não sermos alarmistas; inclusivos e não individualistas; perceber que somos diferentes, mas todos iguais.
Só podemos combater todo este mundo de notícias falsas se estivermos disponíveis para observar, pois como diria José Saramago: "Se podes olhar, vê; se podes Ver, Repara.".
De acordo com estas ideias, o contributo do colégio João de Barros está contemplado nas seguintes propostas:


Medidas Propostas
  1. Desenvolver mais atividades sobre o tema nas escolas, sobretudo nas primárias, e em lares de idosos.
  2. Criação de um selo/símbolo de segurança/qualidade nos meios de comunicação e nos diversos suportes para as pessoas saberem/identificarem se a informação é credível.
  3. Melhorar e alargar as preocupações dos jornais escolares e dos jornais em geral, criando secções de consciencialização para a desinformação, de modo a transmitir e consolidar conhecimentos, tornando a população mais consciente.