PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, Marinha Grande


Exposição de motivos
“Que estratégias para combater a desinformação”? A resposta a esta pergunta será um dos desafios mais pertinentes que as sociedades atuais irão enfrentar. Aliada a esta emergem outras questões como fazer para que o populismo não vença? Como combater falsos profetas, que nada mais fazem do que aproveitar a onda da desinformação para se promover, para chegar ao poder e para nele se perpetuarem? Que pode um jovem estudante fazer para combater este flagelo? Tendo como premissa isto, o nosso projeto não é possivelmente um fim, é acima de tudo um início. Uma primeira pedra, ou mais uma pedra, de um edifício que há mais de uma dezena de anos move jovens em Portugal, “O Parlamento dos Jovens”! Este projeto é a nossa voz, é a nossa forma de colaborar para a criar de uma sociedade melhor, mais informada e mais bem formada. As nossas medidas procuram promover sobretudo uma reflexão crítica sobre este tema, o debate de ideias e a mudança. “O caminho faz-se caminhando”! Este é o nosso primeiro passo. Eis as nossas medidas:


Medidas Propostas
  1. Criação de palestras/ conferências para alerta/combater as “Fake News”, a desinformação e informar os cidadãos, em especial escolas/ universidades e residências Sénior.
  2. Desenvolvimento de uma associação digital para verificar a credibilidade das notícias nos sites sendo, após esta verificação, atribuído um selo de verificação da fidelidade da informação veiculada.
  3. Publicar informação sobre “Fake News” nos jornais escolares e nas redes sociais, bem como realizar atividades nas escolas com a participação dinâmica dos alunos.