PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Nossa Senhora de Fátima


Exposição de motivos
Em Portugal, tal como no resto do mundo, a informação falsa pode influenciar o quotidiano de um país e ter repercussões graves ou até mesmo imprevisíveis. No atual contexto, a circulação de notícias falsas está potencialmente aumentada com o incremento da circulação de notícias online. Segundo a Reuters Digital News Report 2021, cerca de três quartos dos portugueses que utilizam a Internet afirmam-se preocupados com a informação falsa que circula online. As redes sociais cada vez mais presentes no quotidiano das sociedades são centralizadoras desta inquietude diária, entre o verdadeiro e o falso, entre o correto e o errado e entre a realidade e a utopia informativa. Vivemos mergulhados num universo de informação duvidosa.
Para combater a desinformação, o Colégio Nossa Senhora de Fátima, propõe como primeira medida, a criação de um site para onde a informação fiável e comprovada, será encaminhada depois de verificada e aprovada com um selo de verificação. Este site seria uma fonte segura de idoneidade, onde qualquer utilizador poderia confiar na informação prestada. Para tal, a contribuição de equipas e agentes de várias áreas com o objetivo de analisar e confirmar a veracidade das informações.
Como segunda medida, propomos a diminuição dos ganhos ou lucros monetários das contas que publicam e veiculam desinformação através de Fake News. A ideia pretende que as contas sem confiabilidade da informação prestada, que acabam por formar opiniões e transmitir conhecimentos incorretos, diminuam os ganhos e consequentemente em última análise, deixem de ter tanto tráfego. Uma das motivações de produção de desinformação é financeira e com esta medida, combater-se-ia esta vertente da criação de notícias falsas.
Estamos convictos que estas duas estratégias são uma mais valia e poderão fazer a diferença, no combate à desinformação.


Medidas Propostas
  1. Criação de um site com informações fiáveis que após comprovadas seriam alvo de um "selo de verificação" .
  2. Reduzir os ganhos financeiros de entidades online que publiquem fake news.
  3. -