PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria


Exposição de motivos
A desinformação, cuja origem tende a ser erradamente atribuída às redes sociais, sempre existiu, mas as plataformas de sociabilidade digital contribuíram para a sua exponencial aceleração, em termos de circulação e alcance. Com a Internet, foram criadas as condições tecnológicas para o surgimento de uma prática de comunicação em rede, a qual proporcionou um espaço de expressão livre onde praticamente qualquer informação pode ser produzida, transmitida e recebida.
Necessitamos dotar os cidadãos em geral, e os jovens em particular, para questionarem a origem e veracidade da informação e procurarem utilizar fontes credíveis.


Medidas Propostas
  1. Promover a sensibilização das pessoas e dos jovens sobre a desinformação, a liberdade de informação e como se manterem seguros na internet, através da realização de palestras nas escolas, abordagens da temática nas diversas disciplinas, com campanhas cartazes/ outdoors em espaços públicos e nas próprias redes sociais
  2. Criar uma app para telemóvel que verifique notícias, no entanto mais direcionadas para um tema específico, uma página só relacionada com desporto, outra com celebridades, desta maneira as pessoas com interesses nessas temáticas poderiam especificar-se mais naquilo que queriam verificar e saber que naquele espaço só sairiam notícias verídicas.
  3. Promover a criação de sites onde as pessoas partilham noticias e posteriormente são verificadas a sua veracidade. Melhor controlo de posts em redes sociais criar plataformas seguras para terminar com a desinformação.