PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica n.º 2 de Avelar, Ansião


Exposição de motivos
A Internet facilita a propagação de qualquer informação, mesmo que seja falsa, de modo extremamente veloz. As Fake News, podem indiciar a intenção de difundir informação falsa com motivos maliciosos.
Atualmente, a maior parte da sociedade não tem pensamento crítico, o que faz com que acreditem cegamente em notícias bombásticas e que chamam à atenção.
As fake news atingem níveis alarmantes, influenciando várias áreas, sejam elas sociais, económicas, políticas, religiosas, psicológicas, pessoais…

Por isso, achamos que o tema do Parlamento dos Jovens para o presente ano letivo é muito pertinente e se insere nas medidas que a nossa escola propõe.
As medidas mais votadas na nossa Sessão Escolar têm como objetivo promover uma maior segurança pública, alertar o público em geral para os perigos inerentes ao uso da internet, impedir a propagação de informação falsa e uma visão oposta da realidade, de modo a usufruirmos de uma internet e uma comunicação social seguras e credíveis.


Medidas Propostas
  1. Criar aplicações informáticas que identifiquem fake news e os seus autores.
  2. Promover uma atitude crítica e bem esclarecida em relação às notícias que nos chegam através dos vários meios de comunicação social.
  3. Criar legislação que penalize efetivamente os autores das fake news.