Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Évora


N.º Escola Medidas
1 Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora
  1. Aplicar o referencial de educação financeira, já existente, em formato webinar, durante o ensino secundário.
  2. Criar uma plataforma digital de literacia financeira que congregue informação das várias entidades da área.
  3. Eliminar as taxas de penalização por amortização antecipada de empréstimos.
2 Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, Viana do Alentejo
  1. Dar continuidade à aprendizagem de uma gestão correta do dinheiro, através do reforço de conhecimentos essenciais sobre literacia financeira nas diversas áreas curriculares, juntamente com o estabelecimento de parcerias entre a escola e empresas.
  2. Condensar numa plataforma digital, as informações referentes a bolsas de estudo, habitação e outros tipos de apoios sociais no ensino superior
  3. Só são apresentadas duas medidas.
3 Escola Básica e Secundária Cunha Rivara, Arraiolos
  1. Criação de um Programa de Literacia Financeira Juvenil
  2. Palestras com Especialistas da Área Financeira
  3. Criação de um Podcast
4 Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
  1. Propõe-se a criação de um Clube Financeiro nas escolas. Este clube teria como objetivo promover atividades regulares e projetos dirigidos aos alunos, centradas na educação financeira, planeamento orçamental e tomada de decisões responsáveis
  2. Plataforma digital nacional de literacia financeira, conteúdos educativos simples, acessíveis , gratuitos e sistema de mentoria financeira online. A plataforma em formato de aplicação móvel, podendo ser desenvolvida com parcerias institucionais
  3. Propõe-se a criação de um programa televisivo nacional de caráter educativo, baseado na resolução de problemas sobre literacia financeira, no canal RTP, que inclua momentos de explicação de conceitos e curiosidades práticas
5 Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
  1. Integração de um módulo sobre Literacia Financeira na disciplina de Matemática, nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
  2. Criação de um projeto extracurricular nacional, promovido pelo Ministério da Educação, com sessões teóricas dinamizadas por especialistas da área financeira e componente prática para o desenvolvimento de projetos de simulação de gestão financeira.
  3. Formação contínua obrigatória em literacia financeira para professores.
6 Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz
  1. Implementação de uma disciplina optativa e sem carácter avaliativo de literacia financeira, com apoio institucional e logístico do Município e com entidades privadas e governamentais.
  2. Programa de formação e qualificação para professores, integrado na sua progressão de escalão, destinado a reforçar a literacia financeira docente, garantindo uma maior capacidade de transmissão destes conhecimentos aos alunos.
  3. Criação de um projeto educativo, de âmbito nacional, inspirado no modelo do Parlamento dos Jovens, para todos os alunos do secundário, que promova uma competição saudável entre listas de estudantes através de um concurso de literacia financeira.
7 Escola Secundária de Montemor-o-Novo
  1. Promoção de sessões de formação na escola sobre as diversas temáticas financeiras.
  2. Semana temática da literacia financeira.
  3. Voluntariado jovem de alunos de Ciências Socioeconómicas para formação de alunos mais novos.
8 Escola Secundária de Vendas Novas
  1. Programa Cheque-Investimento
  2. Programa nacional de literacia financeira interativa para os jovens
  3. Desenvolvimento de uma aplicação dedicada a temas de literacia financeira, com base no sistema de AI
9 Agrupamento de Escolas Severim de Faria
  1. Dinamização de um concurso nacional anual de literacia financeira dirigido a alunos do ensino secundário, com fases escolares, distritais e nacionais, promovido pelo Ministério da Educação.
  2. Tornar a iniciativa “Educação para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, uma iniciativa que se repita periodicamente, com a colaboração conjunta de escolas e de universidades.
  3. Instituir a “Semana Nacional da Literacia Financeira Jovem”, onde se realizem palestras, sessões de esclarecimento e workshops.
10 Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  1. Criação de um evento nacional direcionado para a preparação económica para jovens, focado na literacia financeira e aprendizagens básicas necessárias aos jovens adultos com workshops, palestras e simuladores sobre o tema de modo apelativo e dinâmico.
  2. Criação de um simulador da vida financeira para jovens do Ensino Secundário, acompanhada da criação de um clube de simulação e gestão económica responsável pelo bom funcionamento do mesmo.
  3. Criação de uma aplicação digital com sistema de alertas, desafios e mentorias digitais personalizadas com diversas ferramentas interativas e com o perfil evolutivo do jovem.
11 Escola Profissional da Região Alentejo (Sede)
  1. Introdução de módulos práticos de literacia financeira no currículo escolar. Sessões regulares integradas nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento ou Economia, abordando temas como orçamento, poupança, crédito e impostos
  2. Criação de clubes de literacia financeira nas escolas. Grupos de alunos que dinamizem debates, convidem especialistas e partilhem boas práticas de gestão financeira.
  3. Realização de Workshops com especialistas locais. Sessões práticas com bancários, contabilistas ou empreendedores, aproximando os alunos da realidade económica.
12 Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora
  1. Inclusão, no calendário escolar, de uma Semana Distrital/Nacional da Literacia Financeira em que se realize uma “Feira do Empreendedorismo Jovem” nas escolas (workshops e outras atividades em parceria com várias entidades).
  2. Associação obrigatória das contas jovens numa aplicação digital, tendo em atenção necessidades e gostos (podcasts, vídeo-aulas, jogos e informação para explicar como se pode poupar).
  3. Criação de uma disciplina optativa “Literacia Financeira” nos currículos dos cursos científico-humanísticos e na disciplina de Área de Integração dos cursos profissionais.
13 Escola Básica e Secundária de Mora
  1. Implementar módulos/disciplina de frequência obrigatória sobre literacia financeira desde o 2ºciclo de escolaridade.
  2. Promover workshops práticos de literacia financeira nas escolas, em parceria com entidades especializadas.
  3. Integrar atividades de storytelling financeiro nas aulas, através de narrativas e casos ficcionais relacionados com decisões financeiras.