Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança
  1. Revisão dos programas das disciplinas, tornando-os mais atuais, abordando a literacia financeira.
  2. Implementação de ações de formação recorrendo a parcerias, sendo elas públicas ou privadas.
  3. Criação de projetos esclarecedores de assuntos associados à literacia financeira.
2 Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro
  1. Estabelecer parcerias entre escolas, instituições financeiras, associações de consumidores e entidades públicas.
  2. Implementar nas escolas semanas temáticas, direcionadas para simulações financeiras e jogos educativos relacionados com literacia financeira.
  3. Criar de um organismo de avaliação nacional, diagnóstica, referente a literacia financeira.
3 Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. Parceria entre escolas e entidades locais para gerar part-times entre jovens
  2. Introdução obrigatória da Literacia financeira a partir do 3º ciclo
  3. Criação de um gabinete digital e local com apoio cientifico de universidades
4 Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé
  1. Criação de um Programa Nacional de Incentivo ao Empreendedorismo Jovem, dirigido a jovens do Ensino Secundário. Esta abordagem estimula a criatividade, a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de transformar ideias em projetos sustentáveis.
  2. Promoção de parcerias entre escolas, bancos e entidades públicas. Estas parcerias tem como objetivo aproximar os jovens do funcionamento real da economia e dos mecanismos de apoio existentes e promover comportamentos responsáveis.
  3. Realização de Simulações práticas de vida financeira nas escolas. Assim, os alunos podem compreender de forma concreta as consequências das suas escolhas financeiras, desenvolvendo o sentido de responsabilidade, planeamento e tomada de decisão.
5 Agrupamento de Escolas de Vila Flor
  1. Criação nas escolas de um clube de literacia financeira.
  2. Realização de atividades formativas em literacia financeira fora do recinto escolar - instituições financeiras locais.
  3. Implementação de medidas de educação financeira prática, a grupos excluídos dos conhecimentos essenciais, em instituições locais.
6 Escola Profissional Prática Universal de Bragança
  1. Introdução obrigatória no currículo escolar da disciplina de Educação Financeira, a partir do 2º ciclo do ensino básico em todas as instituições de ensino, públicas e privadas.
  2. Implementação de uma plataforma de simulação financeira digital e física, integrada na disciplina de Educação Financeira e envolvimento da Família e parcerias com instituições de serviços financeiros.
  3. Criação de um programa de Mentoria Financeira para jovens, permitindo a cooperação entre estes e profissionais voluntários da área financeira.
7 Agrupamento de Escolas de Mogadouro
  1. Criar uma conta de simulação financeira para alunos a partir do 9º ano, onde se possa gerir um orçamento fictício, tomar decisões financeiras compreendendo os riscos das mesmas, sem utilizar dinheiro real.
  2. Criar mecanismos de incentivo à poupança jovem, como por exemplo, aumentar taxas de juro em depósitos jovens, criar contas bancárias especificas para jovens, com benefícios associados à poupança com bónus ou recompensas.
  3. Criar uma certificação nacional gratuita que reconheça as competências financeiras dos jovens, integrada num programa regional de literacia financeira desenvolvido pelo Ministério da Educação, baseada em métodos práticos, simulações reais e debates.
8 Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
  1. Integração da Literacia Financeira como Disciplina Autónoma, no lugar de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação do "Simulador Digital de Autonomia" (App Nacional) próprio para jovens.
  3. Programa "Escola Empreendedora" com reformulação do Projeto do Orçamento Participativo já existente.
9 Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Bragança
  1. Instituir a isenção do IVA aplicável a livros de educação económica e financeira, para jovens.
  2. Instituir a interdição total da publicidade a casinos e a jogos de fortuna ou azar.
  3. Criar o Plano 18, uma conta individual com dotação financeira inicial atribuída pelo Estado, desbloqueável aos 18 anos mediante a conclusão de módulos de literacia financeira do programa “Todos Contam”.
10 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Criação de uma aplicação móvel, disponível a todos os alunos do país, com ferramentas diversas para realização de simulações, formação sobre a temática e dotada de um chat com IA (Inteligência Artificial).
  2. Criação de um podcast educativo sobre Literacia Financeira.
  3. Criação de agências bancárias escolares, em parceria com instituições financeiras supervisionadas, com o objetivo de ensinar, na prática, conceitos de finanças pessoais, poupança, gestão de contas e tomada de decisões económicas.
11 Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais
  1. Mentoria Financeira: Criação de programas de mentoria direcionadas aos jovens, orientados por especialistas em literacia financeira.
  2. Desafios de poupança em parceria com entidades bancárias.
  3. No intuito de evitar o endividamento de jovens e crianças, criação de jogos de simulação, que promovam uma gestão eficaz de aplicações financeiras.