Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Ponte de Sor
  1. 1. Reformulação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a divisão em diferentes temáticas da disciplina, organizadas num cronograma flexível para serem lecionados por pessoas especializadas e reconhecidas pelo seu trabalho.
  2. 2. Período de carência/ transição para recuperação das aprendizagens não realizadas na renovada disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. 3. Dotar os jovens dos conhecimentos necessários para serem formadores formais e informais de literacia financeira na sua comunidade.
2 Agrupamento de Escolas de Gavião
  1. Ações de esclarecimento, nas escolas, sobre práticas financeiras do quotidiano (IRS, NIF, juros e taxas).
  2. Capacitação dos jovens sobre os direitos e as soluções financeiras disponíveis.
  3. Formação obrigatória, proporcionada pelo governo, para jovens trabalhadores sobre: contrato, salários, recibos verdes, IRS, direitos laborais, segurança social, como gerir o 1º salário e poupanças.
3 Agrupamento de Escolas do Bonfim, Portalegre
  1. Reforço da Literacia Financeira no sistema educativo português.
  2. Criar ações de formação contínua, certificadas, para professores do ensino secundário, em parceria com o Banco de Portugal e a Direção Geral da Educação (DGE).
  3. Implementar atividades práticas obrigatórias, como simulações de: Orçamento mensal; Gestão de salário; Pagamento de impostos; Crédito e poupança.
4 Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
  1. Introdução obrigatória da Literacia Financeira no currículo do Ensino Secundário.
  2. Formação específica para docentes em literacia financeira.
  3. Campanhas de sensibilização sobre consumo responsável e riscos do endividamento.
5 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
  1. Criação e implementação da disciplina de Educação Financeira desde o início do Ensino Secundário como disciplina obrigatória.
  2. Criação de um apoio remuneratório para estágios de ensino secundário profissional, como forma de ensinar os jovens a gerirem o próprio orçamento.
  3. Alargamento até aos trinta e cinco anos da isenção de comissões bancárias.
6 Agrupamento de Escolas de Alter do Chão
  1. Criação de um site e de um banco de dados relacionados com a temática da literacia financeira
  2. Criação de uma bolsa para formação sobre "educação financeira"
  3. Criação de um jogo digital onde os jogadores aprendem a gerir o seu orçamento
7 Escola Secundária D. Sancho II, Elvas
  1. Criar uma app de telemóvel com conteúdos interativos, simuladores e alertas de segurança. Uma ferramenta gratuita e prática para ensinar os jovens a poupar e a evitar as fraudes no dia a dia.
  2. Promover atividades dinâmicas em escolas sobre orçamento, poupança e crédito. Através de parcerias locais, estas ações levam os jovens a tomar decisões financeiras informadas e responsáveis no mundo real.
  3. Regular a atividade de influencers financeiros para evitar promessas de lucro fácil. Esta medida protege os jovens de fraudes e investimentos de alto risco, promovendo uma cultura de partilha de informação honesta e verificada nas redes sociais.
8 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Criação de uma plataforma gratuita (site + app) para estudantes do ensino secundário (inicialmente), integrada no sistema educativo, recorrendo a casos reais adaptados à idade/ano escolar dos alunos.
  2. Implementação de um programa específico para escolas do interior do país que promova a ligação da literacia financeira à realidade local, estabelecendo parcerias com entidades locais.
  3. Criação de uma Bolsa anual de apoio a projetos financeiros e de empreendedorismo, como pequenos negócios escolares e iniciativas locais, desenvolvidas pelos alunos.
9 Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
  1. Plataforma Nacional de Literacia Financeira Jovem.
  2. workshops Práticos de Literacia Financeira no ensino secundário.
  3. Palestras/Sensibilização de Literacia Financeira com docentes associados a Entidades Financeiras.