Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Lisboa


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional Almirante Reis
  1. Integrar na disciplina de Matemática conteúdos sobre contabilidade, gestão de orçamentos e uso responsável do dinheiro.
  2. Criar um módulo em AI/CMA sobre vida adulta: elaboração de currículos, impostos, recibos e gestão financeira pessoal.
  3. Promover no 9.º ano a apresentação dos cursos profissionais com foco em planeamento e organização financeira.
2 Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, Vila Franca de Xira
  1. "Finanças para a Vida", disciplina prática extracurricular destinada ao básico e secundário. Ensina orçamento, impostos e decisões financeiras, através de actividades práticas que simulem contextos reais da vida quotidiana.
  2. Criar um grupo de mentoria com alunos mais velhos, orientados por uma autoridade competente no tema, promovendo atividades interativas e práticas na Escola e estando disponíveis para esclarecer dúvidas dos colegas sobre literacia financeira.
  3. Feira Anual de Literacia Financeira, com bancas especializadas, parcerias com instituições e universidades, com jogos, oficinas práticas, entre outros. Aborda a poupança, o consumo responsável, IRS, IRC e decisões financeiras para todos os alunos.
3 Agrupamento de Escolas de Alvide, Cascais
  1. Criar um podcast - MoneyTalks - onde será abordado o tema literacia financeira para esclarecer dúvidas e dar sugestões alusivas ao mesmo, como por exemplo, o que é o IRS, saber fazer uma boa gestão do dinheiro, entre outros. Será na rádio da escola.
  2. Desenvolver um jogo roleplay multijogadores - CashRunners - no qual os mesmos terão de fazer escolhas acertadas usando para o efeito dinheiro virtual fornecido na primeira etapa. De acordo com as suas escolhas, poderão receber ou perder dinheiro.
  3. Organizar "caças ao tesouro" a nível escolar, no âmbito da Cidadania, tornando o tema mais prático, realista e lúdico. Este será composto por desafios cronometrados e, se devidamente ultrapassados, terão uma recompensa (1º,2º,3º lugares).
4 Colégio Bartolomeu Dias
  1. Selo “Escola Financeiramente Consciente” – Selo oficial para escolas que demonstrem práticas contínuas de literacia financeira. Os objetivos são o reconhecimento, a motivação e a continuidade das boas práticas.
  2. Dia Nacional da Literacia Financeira – Instruir um dia dedicado à literacia Financeira em todas as escolas, alinhado com a Global Money Week, com atividades para ensinar aos jovens conceitos de poupança, investimento e gestão de dinheiro.
  3. Certificado de Literacia Financeira – criar um certificado oficial, semelhante ao modelo de Cambridge, que ateste o conhecimento em literacia financeira dos alunos. Este certificado é obtido através de exames reconhecendo competências financeiras.
5 Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Torres Vedras
  1. Criação de clubes acerca do tema “Literacia Financeira”, com recurso a plataformas digitais de simulação. No âmbito destes clubes, serão dinamizados torneios de simulação de gestão, com competições intraescolares e interescolares.
  2. Integração da Literacia Financeira na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no 3.º ciclo do Ensino Básico, assegurando a correspondência efetiva entre o enquadramento formal e a prática pedagógica.
  3. Expansão do Projeto “Faz e Acontece” a nível nacional, em articulação com o projeto “Portugal Empreende” (idêntico ao programa “Oeste Empreende”, porém a nível nacional).
6 Agrupamento de Escolas de Caneças, Odivelas
  1. Criação de uma aplicação adequada para qualquer idade, adaptada com jogos, questionários e diferentes matérias para cada faixa etária e disponível para computadores, telemóveis e tablets.
  2. Substituição ou agregação de disciplina de literacia financeira com a disciplina de matemática desde no 1º ciclo; nos 2º e 3º ciclos incluídas na disciplina de matemática e cidadania.
  3. Criação de um Bot IA, com ajuda relacionada apenas com aplicações financeiras, como poupar, investir, cálculo de juros monitorizada por órgãos fidedignos, ministério da economia, Banco Portugal, DECO, entre outros.
7 Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Sintra
  1. Criação de plataforma em linha com informações sobre orçamentos famliares, dívidas, créditos, investimentos básicos e jogos de simulação da vida adulta que permitam aprender a gerir um orçamento mensal e perceber o impacto das suas escolhas.
  2. Palestras e aulas práticas sobre orçamentos, juros, créditos e poupança.
  3. Criação de um concurso escolar nacional de poupança em que cada turma estabelece um objetivo coletivo de poupança. As turmas mais criativas e sustentáveis seriam premiadas pela forma como gerem e justificam as suas decisões
8 Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Lisboa
  1. Criar uma aplicação de simulação, onde se gere as despesas e o dinheiro no geral. Esta aplicação pode ser utilizada nas escolas para os alunos começarem a ter consciência financeira.
  2. criar uma disciplina no 3.º ciclo ou integrar a literacia financeira em Cidadania, abordando poupança, orçamento, consumo responsável e planeamento financeiro, com uma abordagem prática e interdisciplinar, apoiada por uma aplicação educativa.
  3. As escolas promoverem fundos para desenvolvimento de projetos, tal como o parlamento de jovens ou até projetos/workshops sobre autonomia financeira.
9 Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  1. Integrar a literacia financeira no currículo do primeiro ciclo, com objetivos, conteúdos e instrumentos de avaliação definidos.
  2. Implementar medidas de inclusão financeira na escola, assegurando acesso equitativo a informação, serviços e recursos financeiros adequados.
  3. Estabelecer um regime de proteção reforçada para jovens e consumidores vulneráveis no contexto escolar, com mecanismos de prevenção e encaminhamento.