Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Guarda


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Gouveia
  1. Frequência de formação sobre literacia financeira para grupos mais vulneráveis: desempregados que se encontrem inscritos nos Centros de Emprego e Formação Profissional ou em Programas de Ocupação Temporária e para migrantes e pessoas com deficiência.
  2. Semana da Literacia Financeira nas escolas, com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas aos vários níveis de ensino e pessoal docente e não docente.
  3. Plataforma digital nacional antiburlas.
2 Agrupamento de Escolas de Trancoso
  1. Protege-te Online — Literacia Contra a Fraude Financeira Digital. Criar um programa nacional de prevenção da fraude financeira online dirigido a alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, integrado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC..
  2. Criar, em todas as escolas básicas e secundárias, um módulo prático de Literacia para o Consumo, integrado em Cidadania e Desenvolvimento, para que os alunos aprendam a identificar e desontar estratégias de marketing e publicidade manipuladora.
  3. (...)
3 Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira
  1. Desenvolver, em contexto escolar, simulações de IRS, créditos, seguros, folhas de vencimentos, entre outros, para orientar o futuro dos alunos.
  2. Organizar palestras e workshops regulares subordinados ao tema da Poupança e do Investimento para formar melhores cidadãos.
  3. Criar atividades no âmbito das temáticas da literacia financeira no recinto escolar para promover e aprofundar aprendizagens, criando hábitos de poupança nos alunos.
4 Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira
  1. Criação de uma plataforma digital pública, gratuita e acessível, que promova aprendizagens práticas, seguras e adequadas às diferentes faixas etárias, incluindo simuladores, jogos, desafios e certificação digital por nível de literacia financeira.
  2. Criar e implementar Clubes Escolares de Literacia Financeira , promovendo uma aprendizagem prática, intergeracional e comunitária, com envolvimento ativo de alunos, famílias e entidades externas especializadas.
  3. Tornar obrigatória a inclusão de avisos visuais e sonoros padronizados, claros e bem destacados em toda a comunicação e publicidade de crédito ao consumo e de apostas online, alertando explicitamente para os riscos de endividamento e de dependência.
5 Agrupamento de Escolas de Manteigas
  1. Criação de bolsas de estudo para jovens empreendedores, incentivando-os para a formação académica e o desenvolvimento de projetos inovadores e apelativos.
  2. Criação de uma aplicação “Finanças Jovens - Combate ao consumo impulsivo”, destinada à gestão responsável do dinheiro e incentivar hábitos financeiros saudáveis.
  3. Certificação “Escola Financeiramente Responsável” – Foco na literacia financeira da comunidade educativa, na inovação contínua e na responsabilidade económica da escola.
6 Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
  1. Criar uma App escolar com desafios mensais de Literacia Financeira
  2. Criar oficinas criativas com atividades práticas de Literacia Financeira
  3. Ensinar o valor do dinheiro com ações concretas
7 Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Guarda
  1. Campanhas dirigidas a idosos, com sessões informativas em Juntas de Freguesia e IPSS; parcerias com bancos, com a PSP e a GNR para garantir informação correta e apoio direto. Esta medida ajudará a aumentar a segurança financeira dos mais idosos.
  2. Criar um projeto anual na escola, desenvolvido pelos alunos sobre literacia financeira e empreendedorismo. Os projetos são apoiados por entidades da área financeira/empresarial e apresentados a um júri. O mais votado será premiado.
  3. Finanças na escola para a vida adulta pretende desenvolver conceitos básicos sobre literacia financeira (orçamento, IRS ...). Exercícios reais, exemplo, simulação da vida adulta nas escolas através de um orçamento dado à turma/grupo
8 Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
  1. Aplicação de um "Simulador de Vida Financeira" no 9.º ano.
  2. "Direitos do Consumidor Jovem" no 9.º ano.
  3. Obrigatoriedade da realização de sessões de sensibilização sobre literacia financeira, em todas as escolas, envolvendo entidades externas independentes.
9 Escola Básica e Secundária da Sé, Guarda
  1. Criação de um Clube de Literacia Financeira com plataforma digital de gestão de atividades.
  2. Criação de uma Conta Poupança Pedagógica associada ao Cartão Escolar.
  3. Criação de Planos Voluntários de Poupança para a Reforma (PVPR) pelos empregadores.
10 Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres
  1. Criação de uma plataforma digital, nacional, gratuita que integre conteúdos de literacia financeira com uma aplicação de simulação financeira, para gerir um salário virtual, planear despesas, poupança e investimento.
  2. Realização mensal, em todas as escolas, de um dia dedicado à autonomia e à educação financeira, com atividades práticas e participativas, onde poderão gerir um orçamento simbólico, participar em simulações de vida adulta, workshops,...
  3. Implementação de uma disciplina de educação financeira, onde os alunos teriam sessões de esclarecimento com especialistas.
11 Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda
  1. Workshops práticos de literacia financeira
  2. Plataforma online com conteúdos interativos sobre literacia financeira
  3. Criação de uma disciplina prática sobre literacia financeira.
12 Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
  1. Criar um programa nacional que ajude os pais a começar a poupar dinheiro em nome dos filhos, com benefícios nos impostos, para preparar o futuro (estudar ou outros projetos importantes).
  2. Fazer com que o Orçamento Participativo da escola seja organizado, gerido e implementado pelos alunos, com a orientação dos professores, para que os alunos aprendam a gerir dinheiro de forma responsável e prática.
  3. Ensinar literacia financeira nas aulas de Matemática, do 1.º ano até ao 9.º, usando exemplos do dia a dia, como poupar dinheiro, fazer contas às despesas e aprender a gastar com responsabilidade.