Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Coimbra


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra
  1. Lançar campanhas nas escolas e redes sociais com alertas para os jovens sobre o excesso de consumo, como resistir à pressão da publicidade e das modas com o apoio de Instituições Financeiras.
  2. Criação de uma App para aprender a gerir dinheiro. Uma aplicação gratuita e educativa, com jogos e missões, para ajudar os alunos a aprender a poupar, investir e planear o futuro de forma divertida e segura.
  3. Criação de um programa "desafio da poupança" na escolas, gestão de um orçamento escolar, com objetivos de poupança e consumo responsável.
2 Instituto "Pedro Hispano"
  1. Abordagem à literacia financeira de forma mais aprofundada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação de clubes de economia com o objetivo de estimular o pensamento crítico e a discussão, entre alunos, sobre literacia financeira.
  3. Criação de formas de avaliação para determinar o nível de conhecimento dos alunos sobre literacia financeira, para uma abordagem mais detalhada.
3 Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela
  1. “Feira de Trocas e Reutilização"
  2. “Palestras e Workshops de Educação/Literacia Financeira”
  3. “Planear e Gerir o orçamento familiar"
4 Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure
  1. Criação de um espaço de dúvidas sobre Literacia Financeira , permitindo que os alunos expressem as suas dúvidas sobre literacia financeira de forma segura, anónima e acessível, promovendo uma resposta adequada às suas necessidades.
  2. Criação de um módulo obrigatório de Literacia Financeira nas Escolas , assegurando que todos os alunos desenvolvam competências básicas de literacia financeira, essenciais para a vida adulta e para a tomada de decisões responsáveis.
  3. Criação da Auditoria Financeira Escolar Jovem, promovendo a transparência, a responsabilidade e a participação dos alunos na gestão dos recursos financeiros da escola.
5 Agrupamento de Escolas de Arganil
  1. Um tempo semanal de Literacia Financeira no Terceiro Ciclo e Secundário.
  2. Associar o cartão escolar a uma poupança, no sentido de permitir um futuro escolar e/ou empreendedor pós escolaridade obrigatória.
  3. Reduzir o desperdício alimentar e custos na cantina escolar, possibilitando aos alunos selecionar, aquando a marcação da senha, a sua refeição.
6 Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira
  1. Dinamização de palestras sobre literacia financeira com um especialista no assunto no âmbito de Cidadania.
  2. Criação de um Clube de Literacia Financeira, aberto a todos os alunos, onde semanalmente se realizariam atividades práticas como: • Jogos de simulação de orçamento sem risco; •Desafios de poupança; •Pequenos projetos de empreendedorismo escolar.
  3. Elaboração de um guia digital sobre o tema, distribuído em formato digital com explicações claras. •Como funcionam contas bancárias e cartões; •Poupança para objetivos •Prevenção de fraudes; • Consumo responsável; • Como falar de dinheiro em família.
7 Escola Secundária José Falcão, Coimbra
  1. Criar uma aplicação, gratuita e offline, para gerir o dinheiro e/ou cartão escolar (com jogos interativos e notificações, em relação aos gastos; glossário; esclarecimento de dúvidas; simuladores de poupança, orçamentos, IRS,...)
  2. Criar um sistema automático que identifica burlas online e fraudes financeiras, com comparação de preços.
  3. Implementar a semana da Literacia Financeira (com jogos/desafios, visitas de estudo, sessões e/ou Workshops).
8 Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra
  1. Retirar 10% do valor dos pagamentos do cartão do aluno para uma conta poupança do aluno.
  2. Criar aplicações sobre literacia financeira.
  3. Entregar aos alunos um relatório, em papel, dos gastos do seu cartão escolar, por categorias, para análise e gestão de gastos.
9 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
  1. Implementação de uma disciplina obrigatória de Literacia Financeira, a partir do 5.º ano de escolaridade.
  2. Reforço da transparência orçamental das escolas.
  3. Estabelecimento de um limite de endividamento para os órgãos do Ministério da Educação.
10 Escola Básica n.º 2 de São Silvestre, Coimbra
  1. Lançamento, nas escolas, da atividade anual "Desafio da Poupança Solidária" com a definição de um objetivo de poupança visando uma causa social.
  2. Introdução, no currículo, da disciplina "Gestão de Vida".
  3. Implementação, nas escolas, do "Dia da Literacia Financeira" com a realização de palestras e workshops dinamizados por diferentes entidades.
11 Colégio Bissaya Barreto
  1. Angariar dinheiro para a escola, ao longo do ano letivo, e no final do ano usar esse dinheiro em melhorias na escola.
  2. Investigar os estabelecimentos escolares de outros países europeus sobre a forma de gerir o dinheiro dos alunos.
  3. Apresentar o cartão escolar em outro formato, tipo pulseira.
12 Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede
  1. Criação, por uma equipa contratada/parceira do Ministério da Educação, de uma aplicação (app) ou site com informações, desafios interativos, jogos, podcasts, entre outros, sobre literacia financeira.
  2. Implementação do projeto "Fala com o €", dinamizado por uma entidade parceira da Escola, no Dia Mundial da Poupança.
  3. Implementação da iniciativa "Roda de mentoria jovem - jovem", dinamizada por estudantes universitários, através de parcerias com instituições do ensino superior.
13 Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo
  1. Campanhas Nacionais de Literacia Financeira nas Escolas.
  2. Simulador de Orçamento de “vida real” (App/Plataforma Nacional)
  3. Regulamentação e Sensibilização sobre "Buy Now, Pay Later" (BNPL)
14 Agrupamento de Escolas de Tábua
  1. Promover sessões e/ou workshops nas Escolas com profissionais da área da Literacia Financeira.
  2. Incentivar pais e encarregados de educação à prática da concessão de mesada como ferramenta educativa.
  3. Conceder benefícios fiscais de incentivo ao estudo sobre hábitos financeiros responsáveis.
15 Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra
  1. Implementar a Semana Nacional da Literacia Financeira, marcada por atividades (exposições, visitas de estudo gratuitas e regionais, por exemplo) ligadas ao tema da Literacia Financeira.
  2. Criar uma aplicação gratuita que ofereça simuladores de vida financeira, quizzes e desafios sobre literacia financeira.
  3. Criar um jornal digital gerido pelos alunos para explicar conceitos relativos à Literacia Financeira, expondo também “fake news” e fraudes.
16 Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
  1. “Vida adulta por um dia” Os alunos recebem um salário fictício e têm de gerir despesas como habitação, alimentação, transporte e lazer, enfrentando imprevistos. A atividade é registada em tabelas ou folhas de cálculo.
  2. “Feira escolar de Literacia financeira” Evento interativo com jogos, questionários, palestras curtas e concurso de ideias sobre poupanças, consumo responsável e gestão de dinheiro.
  3. “bem-estar financeiro e estabilidade económica” Priorizar a saúde mental e reduzir o stress financeiro, exige equilíbrio económico e promove uma sociedade mais saudável, informada e com uma maior estabilidade económica.
17 Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra
  1. Organizar semanas de Literacia Financeira com workshops e jogos interativos e simulações.
  2. Criar um podcast sobre Literacia Financeira em que toda a comunidade escolar participe.
  3. Planificar e organizar atividades para angariar fundos, tendo um fim coletivo, social ou solidário.
18 Agrupamento de Escolas de Paião, Figueira da Foz
  1. Dinamização de palestras em contexto escolar com convidados, especialistas em literacia financeira, para abordarem conceitos como: salário, contratos, créditos estudantis, orçamento, dívida, impostos, poupança, investimentos…
  2. Criação de um "Clube Aberto" e dinamização de uma página web interativa sobre literacia financeira: “Consultório” de poupanças/ despesas/gestão e com divulgação de material (vídeos, quizzes, jogos, Simuladores…).
  3. Implementar uma rádio escolar para desenvolver, na prática, maior consciência a nível financeiro (semanas temáticas, debates, entrevistas, jogos educativos, dica financeira diária…), envolvendo ainda a comunidade escolar.
19 Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Tocha, Cantanhede
  1. Promover palestras de literacia financeira em parceria com entidades locais.
  2. Criar o certificado “Escola Financeiramente Consciente”.
  3. Organizar um mercado sustentável por período letivo.
20 Agrupamento de Escolas de Penacova
  1. Programa de aprendizagem experiencial em Literacia Financeira e gamificação, combinando o empreendedorismo de micro-empresas na integração curricular formal e a inovação tecnológica (APP), garantindo-se uma abordagem envolvente da comunidade escolar.
  2. Otimização e potenciação dos projetos de Literacia Financeira existentes, melhorando a estrutura, a comunicação e a divulgação de iniciativas financeiras dirigidas aos jovens, garantindo que chegam eficazmente ao público-alvo e maximizando impactos.
  3. Fundação de uma rede de mentoria através de encontros presenciais e conteúdos digitais sobre gestão de dinheiro, apoiada por formação financeira paga e segurança digital "Escola Segura Online", promovendo-se decisões informadas em contexto financeiro
21 Escola Básica Professor Doutor Ferrer Correia, Senhor da Serra, Miranda do Corvo
  1. Tornar Economia uma disciplina optativa a partir do 7º Ano, incluindo no programa noções sobre finanças.
  2. Incluir noções de cálculo de juro, gestão de orçamento e outras noções base na disciplina de matemática.
  3. Criação de uma app com um simulador sobre atividade financeira que funcione como um jogo, no qual os alunos com melhores resultados tenham acesso a recompensas, não financeiras.
22 Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
  1. Introdução de sessões práticas de Literacia Financeira nas escolas
  2. Criação de projetos escolares de simulação financeira
  3. Criação de gabinetes de apoio ao consumidor e ao empreendedorismo
23 Escola Básica Inês de Castro, São Martinho do Bispo, Coimbra
  1. Criar uma Feira de Literacia Financeira em todas as escolas (1 semana de atividade).
  2. Colocar uma caixa de sugestões para que todos participem ( alunos , pais, professores e funcionários).
  3. Visitas às salas de aula por uma equipa constituída por deputados da escola, fazendo esclarecimentos sobre literacia financeira, utilizando IA, Kahoot etc.)
24 Agrupamento de Escolas de Góis
  1. Implementação de workshops modulares de literacia financeira
  2. Orçamento Jovem Simulado
  3. Educação para a Segurança Financeira e Digital