Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Castelo Branco


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros
  1. Promover a educação financeira digital nas escolas para uma utilização segura segira de produtos e serviços bancários.
  2. Dinamizar uma feira de economia circular nas escolas.
  3. Dinamizar workshops para leitura e interpretação das principais faturas: luz, água e telecomunicações.
2 Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã
  1. Sendo a Literacia financeira a capacidade de compreender conceitos e tomar decisões informadas sobre o dinheiro, envolvendo conhecimentos, habilidades /atitudes para gerir orçamentos, poupança, dívidas: Guia escolar “Primeiros passos com o dinheiro”
  2. É importante para os jovens desconstruir noções como crédito, impostos, riscos e planeamento futuro, ajudando a construir uma relação saudável e controlada com as finanças pessoais: Criação de um programa financeiro para jovens com apoio oficial;
  3. A boa utilização deste conhecimento e medidas irá influenciar nos mais variados contextos práticos pessoais, educacionais e vocacionais: Criação de workshops frequentes sobre literacia financeira, com entidades externas e parceiras da escola.
3 Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova
  1. Revisão dos benefícios aplicados nas Contas-Poupança para Jovens, mormente a nível de custos, juros e incentivos fiscais.
  2. Criação de Plataformas Digitais de Práticas Financeiras e Económicas (simuladores para contexto escolar) com integração nas aprendizagens essenciais de disciplinas do currículo.
  3. Desenvolvimento de oficinas de trabalho (formato workshop) com especialistas das áreas financeira e económica de diferentes origens abertas à comunidade educativa.
4 Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, Belmonte
  1. Criar e dinamizar clubes de literacia financeira nas escolas.
  2. Implementar ações regulares de educação financeira dirigidas às diferentes faixas etárias.
  3. Desenvolver atividades práticas de literacia financeira através de projetos educativos contínuos.
5 Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
  1. Criação nas escolas de Clubes de Literacia Financeira.
  2. Dinamização de estágios de verão em articulação com plataformas e entidades nacionais ou locais.
  3. Regulamentação da publicidade a jogos de dinheiro online.
6 Escola Secundária de Fundão
  1. Realização da Semana da Literacia Financeira, coincidindo com o Dia Mundial da Poupança, com atividades definidas pelas escolas, promovendo hábitos de poupança, consumo responsável e tomada de decisões financeiras informadas.
  2. Incluir e ajustar conteúdos de literacia financeira nos currículos de várias disciplinas, como História, Matemática e Português, promovendo competências financeiras através de exemplos práticos e interdisciplinares
  3. Criar uma disciplina semestral de 1 hora, no final de cada ciclo de ensino, dedicada à literacia financeira e às obrigações com o Estado, preparando os jovens para uma gestão responsável da vida adulta.
7 Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão
  1. Criação de uma aplicação escolar com desafios sobre literacia financeira onde, através de jogos e atividades diárias, os alunos podem tomar decisões e aprender sobre o tema.
  2. Criação de um espaço poupança nos sites dos agrupamentos escolares, não obrigatório, com vídeo-aulas práticas sobre poupança, créditos, impostos, fraudes e empréstimos, juntamente com exercícios para praticar o que foi aprendido.
  3. .
8 Escola Básica João Franco, Fundão
  1. Criar Concursos Nacionais de Literacia Financeira e Empreendedorismo: modelo tipo Olimpíadas da Matemática para 1.º/2.º ciclos e formato Parlamento dos Jovens para 3.º ciclo e Secundário em que se identifica a escola com o melhor projeto.
  2. Reformar os currículos para integrar, de forma sistemática, literacia financeira, assegurando que todos os alunos dominam noções fundamentais para gerir recursos e tomar decisões informadas
  3. Criar clubes de literacia financeira e empreendedorismo nas escolas, organizados como o Desporto Escolar, para apoiar projetos e dinamizar workshops, palestras e outras atividades formativas.
9 Escola Básica Cidade de Castelo Branco
  1. “Cheque Erro” é uma atividade em que os alunos recebem um cartão fictício com um valor limitado. Têm de tomar decisões financeiras, pagam juros e fazem compras necessárias, aprendendo na prática como funciona a gestão do dinheiro na vida adulta.
  2. Introduzir conteúdos de Literacia Financeira na disciplina de TIC.
  3. Visitas de estudo obrigatórias, para todos os alunos, a partir do 2.º ciclo, ao Banco de Portugal, DECO e Universidades.
10 Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, Castelo Branco
  1. Promover palestras/sessões para falar sobre dinheiro de forma simplificada e dinâmica para ensinar como poupar, gerir o orçamento e fazer escolhas responsáveis.
  2. Criar pequenas peças de teatro nas escolas para abordarem o tema da literacia financeira, dinamizando situações do dia a dia, transpondo os conceitos/situações teóricas para a prática.
  3. Criar uma disciplina no currículo do 3º ciclo e ensino secundário, lecionada por professores da área financeira ou formadas em Economia, valorizando atividades práticas.
11 Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
  1. Criar mentorias trimestrais para pais e/ ou para filhos com diferentes especialistas na área de Literacia Financeira.
  2. Atribuir à biblioteca escolar, no âmbito do PAA, a difusão de plataformas digitais como apps ou sites, jogos on-line, com missões financeiras, para gerir um orçamento mensal fictício, simular investimentos e lidar com imprevistos financeiros.
  3. Reformular os programas de algumas disciplinas, de modo a incluir no ensino básico unidades que garantam a abordagem transversal da literacia financeira.
12 Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
  1. Plataforma Digital de Literacia Financeira - "Aprende a Gerir o teu tempo"
  2. Criação de um Clube de Educação Financeira
  3. Cidadania Financeira: Aprender na Escola para decidir na vida real
13 Agrupamento de Escolas de Sertã
  1. Criar Worshops mensais/semanais, juntamente com jogos e projetos didáticos, sobre literacia Financeira para dar a conhecer a sua importância e utilidade. • Jogos como “Há X euros para gastar numa semana, como irás gerir?” • Simulações finan
  2. Utilizar assembleias de turma discutir decisões reais da escola com orçamento limitado. • Há "X" euros para melhorar o recreio: onde gastar? • Discussão, argumentos e voto final
  3. Sempre que houver festas, viagens ou atividades pagas, mostraremos para onde vai o dinheiro. • Haverá um quadro simples com o custo total, para que serviu e como foi dividido.
14 Externato Capitão Santiago de Carvalho
  1. Transformar o cartão escolar num cartão jovem com função de débito, carregado pelos encarregados de educação, permitindo definir limites, controlar transações e restringir tipos de compras para promover autonomia e segurança financeira.
  2. Criar um Clube de Literacia Financeira, de adesão facultativa, com horas atribuídas a docentes, funcionando nos moldes do Desporto Escolar, para coordenar a participação em iniciativas e concursos já existentes e fomentar o conhecimento financeiro.
  3. Integrar conteúdos de literacia financeira e da relação do Estado com os cidadãos nos currículos das várias disciplinas, reforçando competências essenciais para a participação cívica e a gestão responsável da vida financeira.
15 Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, Castelo Branco
  1. 1. Instituir e investir em um plano de ensino interdisciplinar.
  2. 2. Estimular a criação de materiais pedagógicos inovadores.
  3. 3. Incentivar parcerias privadas com escolas.