Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro
  1. Criação do "Fundo de Herança Social: educação e formação/trabalho e empreendedorismo. Permite a gestão financeira ativa, através da criação de conta bancária de poupança obrigatória, num sistema de "Responsabilidade Partilhada".
  2. Implementação curricular de conteúdos e aptidões com vista à capacitação económica individual .
  3. Literacia Financeira para jovens e famílias, com atribuição de "Vouchers de Investimento" em educação ou produtos financeiros de baixo risco após formação certificada, incentivando a gestão partilhada do orçamento familiar.
2 Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo
  1. Criação de uma Associação de Estudantes nas escolas do Ensino Básico de forma a organizar um espaço de e para os jovens onde possam debater temas e projetos do seu interesse, nomeadamente, Literacia Financeira.
  2. Implementar nas escolas um espaço próprio para jogos educativos online credenciados pelo Ministério da Educação e em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos onde os jovens possam participar em jogos e "quizzes" nacionais e europeus.
  3. Propor à SRE a atualização do programa de Cidadania para haver a inclusão do tema de literacia financeira como tema obrigatório nos três níveis de ensino do 3º Ciclo.
3 Colégio Salesianos Funchal
  1. Implementar uma disciplina ou atividades semanais regulares dedicadas à gestão do dinheiro, poupança e consumo consciente, adaptadas aos diferentes níveis de escolaridade.
  2. Criar uma conta poupança associada a cada criança cidadã portuguesa, com uma contribuição mensal do Estado, desde o nascimento até aos 18 anos.
  3. Reforçar o número de vagas e a divulgação dos programas Jovens em Formação, bem como de outros programas de ocupação de tempos livres e estágios de verão para jovens.
4 Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros
  1. Garantir o acesso universal a cuidados de saúde infantil de qualidade implica assegurar que todas as crianças, independentemente da sua condição social, económica ou local de residência, tenham acompanhamento regular e adequado desde o nascimento.
  2. Assegurar creches e educação pré-escolar acessíveis a todas as famílias significa garantir vagas suficientes, custos comportáveis e qualidade pedagógica em todo o território.
  3. Disponibilizar refeições escolares saudáveis e gratuitas para crianças em situação de vulnerabilidade garante o acesso regular a uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades nutricionais da infância.
5 Escola Básica com Pré-escolar e Creche do Caniçal
  1. Aprender a elaborar e a gerir um orçamento semanal/mensal;
  2. (Aprender a) Construir um fundo de emergência;
  3. Subscrever e reforçar, no mínimo, anualmente, um plano de poupança – Educação.
6 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Desenvolver um projeto de literacia financeira por turma, centrado na definição de um objetivo financeiro (visita de estudo, doação coletiva ou outro…), que permita aprender a gerir o orçamento pessoal.
  2. Introduzir, na oferta extracurricular das escolas, o projeto ou clube “Lab Finanças”, com o objetivo de trabalhar competências de gestão do dinheiro, consumo sustentável, estratégias de publicidade, bem como divulgar concursos de literacia financeira
  3. Incluir alguns conteúdos dos “Modelos Matemáticos para a Cidadania” nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática dos 2º e 3º ciclos.
7 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Integração da educação financeira no currículo escolar de forma obrigatória e adaptada à idade dos alunos.
  2. Desenvolver campanhas de consciencialização sobre a literacia financeira nas redes sociais, através da utilização de plataformas digitais populares entre os jovens.
  3. Reforçar programas de parcerias com instituições financeiras e escolas.
8 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. Criação de uma plataforma digital interativa para jovens: Desenvolver uma aplicação ou site oficial com conteúdos simples e jogos educativos sobre gestão financeira, simulação de orçamento e cálculo de juros.
  2. Parcerias com instituições financeiras para workshops: Organizar sessões práticas nas escolas com especialistas, para explicar como funcionam contas bancárias, cartões, empréstimos e riscos do endividamento.
  3. Incentivo à poupança através de contas jovens: Criar programas nacionais que promovam contas bancárias para jovens com benefícios, como taxas reduzidas e prémios por poupança, para criar hábitos financeiros saudáveis desde cedo.
9 Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia
  1. Promover um Crédito à Habitação para Jovens muito mais vantajoso do que o atual crédito bonificado, indexando uma taxa de referência de 1% e um spread de 0,125%, baixando o seguro de vida e o multiriscos em 50%, diminuindo a prestação do seu crédito.
  2. Elevar o rendimento das famílias, direcionando o abono de família para uma Conta Poupança Jovem.
  3. Dar condições mais vantajosas aos Jovens Empreendedores, isentando-os do imposto sobre o investimento, canalizando essa receita para a aplicarem num PPR (Plano de Poupança Reforma).
10 Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
  1. Dinamizar a literacia financeira nas escolas.
  2. Aumentar a oferta formativa em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a correta utilização das várias ferramentas digitais.
  3. Maior responsabilização das instituições financeiras, no que concerne às fraudes Financeiras.
11 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
  1. Criar clubes extracurriculares geridos por alunos, com o apoio de professores, para realizar oficinas de gestão de mesadas e pequenos orçamentos.
  2. Implementação de uma campanha de propaganda digital e social media criada pelos alunos ,para influenciar os colegas a registar rendimentos e despesas.
  3. Criação de um concurso anual inter-escolas sobre poupança, integrado no domínio do Desenvolvimento Sustentável de Cidadania e Desenvolvimento, premiando o melhor projeto de poupança coletiva.
12 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Promover a educação relativa ao dinheiro, investimentos e riscos das operações financeiras.
  2. Incentivar a realização de palestras sobre a temática, com exemplos reais e atividades práticas de gestão financeira.
  3. Reforçar as aulas acerca da educação financeira nas disciplinas de Formação Pessoal e Social e/ou Cidadania e Desenvolvimento.