Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Criação de um Programa de Mentoria Financeira entre pares.
  2. Criação de uma aplicação didática para promover a literacia financeira entre crianças e jovens.
  3. Promoção de um clube escolar, com exemplos práticos do dia a dia, relativamente à literacia financeira.
2 Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja
  1. Utilização da inteligência artificial para criar simulações de situações financeiras reais.
  2. Criação de uma atividade extracurricular dedicada à literacia financeira, abordando temas essenciais nesta área
  3. Desenvolvimento de podcasts educativos, produzidos pelos alunos, com histórias reais relacionadas com a literacia financeira.
3 Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira
  1. Criar o " Abono Estudante", uma conta poupança para aplicar no ensino superior.
  2. Fazer com que os alunos percebam o que sustenta as suas localidades, através da valorização do Património e das atividades promotoras do desenvolvimento, sobretudo económico, que lhe estão associadas.
  3. Criar o projeto "Estudantes conseguem!", fornecendo um orçamento aos alunos gerido e aplicado pelos mesmos, garantindo um maior poder de intervenção.
4 Escola Básica Aviador Brito Paes, Colos, Odemira
  1. Criar cursos para as pessoas conhecerem maneiras de investirem o seu dinheiro para terem mais lucros e poupanças.
  2. Criação de uma App gratuita sobre literacia financeira.
  3. Existência de uma disciplina nas escolas sobre literacia financeira, desde o 2º ciclo de escolaridade.
5 Agrupamento de Escolas de Barrancos
  1. Criação de um clube de Literacia Financeira na escola.
  2. Promoção de reuniões com membros da Direção / Autarquia para perceber de que forma o dinheiro é gerido para garantir através de um orçamento sustentável de bens essenciais, ( ar condicionados, tostadeiras...)
  3. Promoção de visitas de estudo ao museu do dinheiro e a instalações bancárias para perceber que instrumentos bancários /financeiros ou aplicações que estão disponíveis para os jovens.
6 Agrupamento de Escolas de São Teotónio
  1. Todas as empresas com atividade comercial em Portugal devem pagar impostos em Portugal.
  2. Um cidadão, até aos 30 anos, que queira formar uma empresa está isento do pagamento de qualquer imposto nos três primeiros anos de atividade comercial.
  3. A renda por uma habitação não poderá ser superior a 30% do rendimento do agregado familiar até à idade média, do casal, de 30 anos.
7 Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho, Almodôvar
  1. Institucionalizar a Feira Anual de Trocas nos agrupamentos, integrada em Cidadania e Desenvolvimento, com apoio da autarquia.
  2. Criar programa municipal de estágios remunerados/pagos de 2 semanas em julho, para alunos do 10º-12º ano, com 50 vagas em comércio local e bancos, articulando com Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Criar “Dia da Literacia Financeira” anual nos agrupamentos, com workshops, parcerias Banco Portugal/ entre outras instituições + autarquia.
8 Agrupamento de Escolas de Odemira
  1. Criação de uma "Ecomoeda" escolar, conciliando a importância da literacia financeira com a sustentabilidade, cujo valor efetivo é subsidiado pelas autarquias, através da dinamização de atividades ecológicas no espaço público de cada distrito.
  2. Criação, no âmbito nacional, de uma atividade extracurricular intitulada "Clube de Literacia Financeira", dinamizada por alunos, com estrutura de liderança responsável por propor atividades anuais adequadas a todos os níveis e ciclos de estudo.
  3. Não aplicável.
9 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. Implementar projetos que abordem a literacia financeira, como, por exemplo, o "Junior Achievement Portugal" (JAP), com parcerias com entidades locais e restante comunidade escolar.
  2. Promover palestras, debates e workshops práticos em diferentes disciplinas, para desenvolver competências nas áreas da literacia financeira.
  3. Participar na tomada de decisões financeiras, de forma prática e responsável na escola a partir de representante(s) dos alunos no conselho administrativo escolar.
10 Escola Secundária de Moura
  1. Dinamização de podcasts/programas sobre literacia financeira.
  2. Criar um organismo oficial de monitorização e fiscalização de potenciais burlas .
  3. Workshops sobre literacia financeira .
11 Escola Secundária de Serpa
  1. Introduzir na disciplina de Matemática conteúdos que abordem a Literacia Financeira a partir do início do terceiro ciclo. Realçar a forma como se pode preencher a declaração de IRS e qual a sua finalidade. O que é um PPR ?O que é um empréstimo?
  2. Implementar uma atividade facultativa duas vezes por semana para ensinar os jovens a lidar de forma estruturada com o dinheiro : à imagem de como decorrem as AEC no primeiro ciclo.
  3. Criar diversos projetos com o intuito de ganhar dinheiro ,no âmbito da escola,com micro-empresas de forma a que os jovens entendam o funcionamento/organização das mesmas. Dessa forma, os alunos ficariam mais elucidados acerca do dinheiro e permitiria
12 Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo
  1. Incentivar a economia circular através da criação de aplicações e eventos de venda ou troca de produtos usados em contexto escolar;
  2. Realizar palestras, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, sobre temas da área da literacia financeira;
  3. Criar uma linha de apoio que ajude na denúncia e resolução de problemas em caso de burla online.
13 Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa
  1. Criar um Clube de Cidadania onde se aborde a Literacia Financeira, com atividades que preparem os jovens para a vida adulta, como: ações de sensibilização sobre burlas e fraudes; salários e impostos; workshops de gestão de dinheiro e créditos.
  2. Visitas de estudo a Bancos, Instituições Financeiras e Empresas onde possamos assistir a palestra sobre literacia financeira e eventos educativos com especialistas que trabalham na área, para ensinar como gerir o dinheiro de forma inteligente.
  3. Criação do “Dia da Literacia Financeira para Jovens”, para promover nas escolas atividades com as famílias e receber especialistas da área para sessões de esclarecimento.
14 Escola Básica e Secundária de Ourique
  1. Plano de Poupança Jovem com incentivos fiscais.
  2. Campanha nacional de consciencialização sobre fraudes financeiras.
  3. Simulador realista da vida adulta: gestão de um orçamento mensal.
15 Agrupamento de Escolas de Cuba
  1. Criação de um departamento subsidiário de literacia financeira para jovens.
  2. Criação da "Conta Futura".
  3. Custos de Vida: Campanhas de sensibilização e informação com recurso ao digital.
16 Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura
  1. Capacitar os alunos para a gestão de um orçamento pessoal, incluindo despesas, poupanças e imprevistos como preparação para a vida adulta sabendo os riscos e os benefícios das decisões financeiras.
  2. Criar a Lei da Educação Financeira nas Escolas tornando obrigatório que todas as escolas ensinem aos alunos como lidar com o dinheiro de forma responsável.
  3. Desenvolver um sistema de debate e voto nas escolas sobre temas ligados ás finanças e empreendedorismo. Os resultados seriam partilhados com os grupos parlamentares, reforçando a ligação entre os jovens e a Assembleia da República.