Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Criar no 3º Ciclo, um módulo obrigatório, autónomo e avaliado de literacia financeira.
  2. Criação de uma "Conta Poupança escolar" simulada, onde os alunos aprendam a poupar e a gerir dinheiro através de atividades realizadas na escola.
  3. Planeamento e elaboração de planos de negócio, com o objetivo de ensinar os alunos a criar um plano de negócio simples.
2 Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, Chaves
  1. Dinamização de mais formação nas escolas sobre Literacia Financeira.
  2. Realização de campanhas de consciencialização nas redes sociais sobre Literacia Financeira.
  3. Promoção de estudos e pesquisas sobre o comportamento financeiro nos jovens.
3 Escola Básica de Vidago, Chaves
  1. Campeonato nacional interescolas de literacia financeira.
  2. Programa anual de mininegócios, por turma.
  3. Projeto Nacional imersivo de simulação financeira.
4 Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Criar uma simulação nacional de vida financeira escolar, onde os alunos gerem rendimentos, despesas e poupança ao longo do ano letivo.
  2. Implementar um cartão financeiro educativo virtual, utilizado em contexto escolar, para ensinar gestão de gastos e poupança sem recurso a dinheiro real.
  3. Desenvolver jogos, séries digitais e desafios em plataformas digitais sobre literacia financeira, validados pelo Ministério da Educação e integrados nas aulas.
5 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Elaboração de um plano aprofundado de Literacia Financeira.
  2. Criação de novas normas de acesso aos jogos de fortuna ou de azar.
  3. Sensibilização sobre como os gastos de vícios supérfluos levam a uma má gestão financeira e o impacto Social e Ambiental.
6 Escola Básica Nadir Afonso, Chaves
  1. Desenvolver várias ações que envolvam os alunos em interação com a comunidade educativa, como elaborar uma proposta para o Orçamento Participativo, no sentido de angariar fundos que contribuam para substituir o campo sintético da escola.
  2. Criação de um Mealheiro Escolar destinado a angariar os fundos necessários a melhoramentos na escola e a auxiliar alunos carenciados.
  3. Apoiar mostras de projetos empreendedores , que têm como protagonistas os alunos, apoiados pela comunidade escolar no desenvolvimento de diferentes acções e atividades que permitissem criar um fundo para apoiar projetos e investimentos
7 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Implementação de módulos de formação anual de literacia financeira, adequados aos diferentes níveis etários com a colaboração coordenada pelo Ministério da Educação Ciência e Inovação em parceria com o Banco de Portugal e a CMVM e outros
  2. Criação de APP escolar de literacia financeira (Quizz, jogos, desafios semanais, …) que permita o desenvolvimento de competências na área e o crescimento dos jovens através de diferentes níveis de desempenho individual, em colaboração com o MECI, ...
  3. Realização de Feira(s) de empreendedorismo para sensibilizar os alunos ao desenvolvimento da educação financeira e a contribuir para a reutilização / reciclagem de bens de consumo.
8 Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
  1. “Conta-poupança” para crianças e jovens até aos 18 anos.
  2. Programa de Formação Financeira com Workshops práticos
  3. Linha de apoio, em especial, para os jovens consumidores
9 Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre
  1. Estabelecer parcerias entre escolas e entidades/instituições financeiras no sentido de explorar e compreender o funcionamento do sistema financeiro.
  2. Criar uma plataforma digital de apoio à aprendizagem sobre literacia financeira no Ensino Básico.
  3. Criar um sistema de diagnóstico online do nível de literacia dos alunos, que permita avaliar e comparar a sua evolução ao longo de um determinado período de tempo.
10 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
  1. Programa "Finanças com Valor": integração transversal e prática da literacia financeira no currículo escolar.
  2. Carta de Condução Financeira: certificação obrigatória de Literacia Económica no final do Ensino Básico. A obtenção da Carta de Condução Financeira daria acesso a benefícios simbólicos, como descontos em livrarias parceiras ou acesso a contas jovens.
  3. Campeonato Nacional de Gestão Orçamental nas Escolas, organizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco de Portugal.
11 Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
  1. Implementação, a nível nacional, de sessões mensais que relacionem a literacia financeira com conteúdos das diferentes disciplinas, promovendo uma aprendizagem integrada.
  2. Criação de uma plataforma digital nacional com jogos e simulações onde os jovens possam experimentar decisões financeiras reais, sem riscos.
  3. Criação de conteúdos publicitários dirigidos a jovens, informando de forma clara sobre riscos financeiros.