Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Setúbal


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Setúbal
  1. Instalar painéis solares no edifício da escola.
  2. Disponibilizar, na cantina, um menu de pequeno-almoço para os alunos como alternativa à compra de alimentos à unidade.
  3. Incluir, no PCT das turmas do 2.º e 3.º ciclos, atividades periódicas de literacia financeira e também no ensino secundário na modalidade de atividades transversais.
2 Saint Peters International School
  1. Criar um jogo educativo nacional de simulação financeira, desenvolvido por entidades públicas, que permita aos alunos experimentar diferentes situações financeiras do dia a dia em contexto de sala de aula.
  2. Criar o concurso “Literacia +”, dirigido a alunos de vários níveis de ensino, estruturado em várias etapas: fases escolares, regionais e final nacional, envolvendo quizzes, desafios e projetos sobre literacia financeira, com premiação dos melhores pa
  3. Implementar a “Semana da Literacia Financeira”, com workshops, palestras, jogos e exposições interativas nas escolas e centros educativos, permitindo aos alunos explorar temas de finanças pessoais de forma prática e participativa.
3 Agrupamento de Escolas de Azeitão, Setúbal
  1. Criar uma disciplina de Literacia Financeira do 1º ao 12º ano, com Aprendizagens Essenciais adaptadas a cada ciclo.
  2. Criar clubes de finanças nas escolas, onde os alunos realizam atividades de tomada de decisões financeiras, planeamento de pequenos projetos económicos fictícios e simulações de mini-empresas.
  3. Criar um podcast para jovens, com o objetivo de simplificar e explicar conceitos de literacia financeira de forma clara e acessível.
4 Agrupamento de Escolas de Torrão
  1. Dia da Literacia Financeira, onde devem estar planificadas atividades lúdicas, jogos e desafios. Por exemplo, “profissão às cegas”, um simulador de gestão de negócios de forma a melhor saber gerir e controlar as despesas.
  2. Criar espaço para a organização, por parte dos alunos, de palestras dedicadas ao tema da Literacia Financeira, pelo menos uma vez por ano letivo, onde se convide(m) personalidade(s) de reconhecido mérito por forma a cativar o universo discente.
  3. Adaptar o ensino da Literacia Financeira ao gosto de cada aluno, através da aplicação de inquéritos e questionários para auscultar os alunos e aferir as melhores estratégias de ensino adequadas às suas vontades.
5 Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Moita
  1. Implementação, nas escolas da Semana “Literacia Financeira”, com a dinamização de: Debates, Jogos, Simulações, Concursos e Palestras com especialistas na área.
  2. Criação de Kits Digitais com base pedagógica em sites ou em links dirigido aos jovens, com jogos, vídeos e simuladores que permitam o cálculo de juros, escolha de seguros, gestão de risco e formas de poupar e gerir o dinheiro/rendimento.
  3. Criação de bolsas monetárias a atribuir aos jovens, até aos 18 anos, para incentivar o investimento financeiro dos jovens.
6 Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, Sesimbra
  1. Criação por especialistas educativos e financeiros de um conjunto de Kahoots de Literacia Financeira criativos e estimulantes, para serem trabalhados por todos os alunos portugueses nas aulas de Cidadania.
  2. Uma maior participação e transparência dos alunos na gestão financeira da sua escola: participar na gestão financeira da escola para desenvolver competências de literacia financeira.
  3. Implementação de um Website Educativo por especialistas financeiros e por especialistas da área da educação para capacitação financeira dos alunos do 2º ciclo ao ensino secundárioe difusão do mesmo todas as escolas do públicas e privadas portuguesas
7 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada
  1. Integrar a Literacia Financeira como conteúdo obrigatório para além disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, do 2.º ciclo ao ensino secundário, de acordo com as Aprendizagens Essenciais definidas pelo Ministério da Educação, por exemplo introdução
  2. Tornar obrigatória a realização de atividades práticas anuais sobre literacia financeira, integradas no Projeto de Cidadania de Turma/escola.
  3. Criar programas de formação contínua acreditada para professores, em parceria com o Banco de Portugal, a Direção-Geral da Educação (DGE) e instituições de ensino superior.
8 Escola Básica de Pegões, Canha e Santo Isidro, Montijo
  1. Criação de uma app interativa e inclusiva que ajude os jovens a poupar e a gerir o dinheiro.
  2. Comemoração do Dia da Literacia Financeira através da dinamização de atividades lúdico-pedagógicas.
  3. Realização de sessões mensais ou semanais sobre Literacia Financeira dinamizadas por profissionais/especialistas da área.
9 Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete
  1. Introduzir a Literacia Financeira na matriz curricular do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário como disciplina obrigatória, sendo que, no 3.º ciclo, a disciplina terá caráter semestral.
  2. Criar uma plataforma digital de âmbito nacional de Literacia Financeira, dirigida a alunos do 1.º ao 12.º ano com conteúdos adequados a cada faixa etária, incluindo recursos informativos interativos, simulações, gestão e poupança, jogos e desafios.
  3. Promover, em todas as escolas, a realização de uma Feira Financeira Escolar, envolvendo alunos de todos os graus de ensino, onde sejam dinamizados stands interativos, oficinas práticas, jogos educativos, simulações de gestão financeira,palestras, etc
10 Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém
  1. 1 - Realização, na localidade, de um “Mercado Jovem” que consiste na organização de uma pequena feira de troca ou venda de objetos como: • Livros usados; • Objetos feitos a mão; • Materiais reciclados transformados.
  2. 2 - Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, devemos aprender a protegermo-nos de fraudes envolvendo dinheiro online.
  3. 3 - Criar um “Cofre de turma” (poupança coletiva) .
11 Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Seixal
  1. Feira de Trocas
  2. Workshops de Literacia Financeira com entidades locais/parceiros/convidados
  3. Criação de um site/App para gestão do dinheiro dos alunos (mesada)
12 Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, Almada
  1. Organização de feiras de empreendedorismo abertas à comunidade escolar.
  2. Criação de um Kit Bancário de apoio à literacia financeira.
  3. Realização de workshops de gestão financeira dirigidos aos alunos e aos encarregados de educação.
13 Agrupamento de Escolas D. João I, Moita
  1. Dinamização de Seminários Temáticos sobre Literacia Financeira
  2. Criação de Podcast com pequenas dicas financeiras.
  3. Criação de um Blogue para partilha de experiências.
14 Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote
  1. 1.ª Promover sessões / workshops com profissionais, para sensibilizar os jovens, sobre decisões financeiras conscientes, criando o projeto "Falar de dinheiro", respeitando a diferenciação pedagógica.
  2. 2.ª Criar um jogo “Real life challenge - Ultrapassa desafios da vida real", para as escolas, permitindo a cada utilizador ter um salário fictício, para durante 30 dias ultrapassar vários desafios de simulação da vida adulta.
  3. 3.ª Criar uma App que concentre todas as informações necessárias, para os jovens, sobre o tema Literacia financeira, a partir de inteligência artificial e promova a integração linguística dos jovens migrantes.
15 Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Palmela
  1. Promover a reflexão entre a relação entre literacia financeira, saúde mental e controlo da impulsividade nas decisões de consumo, de forma articulada com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
  2. Criar momentos de aprendizagem prática sobre planeamento financeiro simples, incluindo poupança e definição de prioridades.
  3. Implementar práticas pedagógicas que estimulem a gestão responsável do dinheiro, adequadas à faixa etária dos alunos do ensino básico de modo transversal às diferentes disciplinas.
16 Escola Básica e Secundária José Afonso, Alhos Vedros, Moita
  1. Criação de projetos permanentes de educação financeira.
  2. Parcerias com instituições financeiras e comunitárias.
  3. Debates e role-play sobre escolhas financeiras, publicidade dirigida a jovens e consumo digital.
17 Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal
  1. Criação de um curso completo online, com jogos e desafios nacionais, que ensine os jovens sobre Literacia financeira, com prémios e rankings.
  2. Visitas de estudo relacionadas com Literacia financeira.
  3. Dar formação em Literacia financeira aos professores para que possam integrar o tema nas suas aulas.
18 Escola Básica da Costa da Caparica, Almada
  1. Criação de uma aplicação informativa, interativa e “gamificada” sobre finanças. Funciona como um jogo de percurso, com perguntas diárias e/ou visualização de vídeos que valem pontos (dinheiro do jogo) e permitem o jogador avançar.
  2. Semana de aprendizagem anual a decorrer em todas as escolas. Durante esta semana seriam desenvolvidas palestras lúdicas e jogos interativos sobre finanças, adaptados aos diferentes níveis/anos escolares.
  3. Lecionação de conteúdos de Economia aplicada, a partir do 3º ciclo, em várias disciplinas (História, CD, Matemática, etc.). Esses conteúdos teriam como objetivo desenvolver um “Portefólio do Dinheiro” (portefólio financeiro). Não existiriam testes.
19 Agrupamento de Escolas Boa Água, Sesimbra
  1. Implementar um Programa Nacional de Literacia Financeira Digital e Consumo Sustentável, articulado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que promova a capacitação dos alunos para uma utilização crítica, segura e responsável
  2. Criação de um Clube de Literacia Financeira e organização de uma Semana da Literacia Financeira e Consumo Responsável.
  3. Criar um Programa de Inclusão e Educação Financeira para Jovens, que assegure simultaneamente o acesso universal à alimentação escolar e a promoção de hábitos de poupança desde cedo
20 Escola Secundária de Palmela
  1. Ensinar-se na disciplina de cidadania como funcionam os impostos(IRS, IRS Jovem, IVA, etc...) e como os calcular e onde os entregar.
  2. Todos os alunos do 9.º ano deverão realizar um trabalho na disciplina de Cidadania. Esse trabalho consistiria em organizar um orçamento mensal com todas as despesas detalhadas.
  3. Ser disponibilizado pelo Governo um manual digital sobre como gerir o dinheiro. Este manual seria gratuito e atualizado sempre que necessário, de forma a acompanhar as mudanças na economia.
21 Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Setúbal
  1. Implementação de aulas semestrais de literacia financeira
  2. Organização financeira para uma viagem
  3. Workshops e palestras
22 Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago, Setúbal
  1. Um programa do governo, para ajudar as famílias e principalmente as que estão no início da vida familiar, a fazer um consumo consciente, optar por energias renováveis e contribuir para a sustentabilidade.
  2. Formas interativas, como jogos, vídeos e questionários, para os alunos entenderem melhor o tema.
  3. Formação sobre literacia financeira e como gerir o orçamento familiar, nas empresas onde trabalham esta formação poderia ser a semelhança daquele que já acontecem em algumas empresas com a formação básica em primeiros socorros.
23 Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro
  1. Dia F - Dia da Literacia Financeira
  2. Integração Obrigatória da Literacia Financeira no Ensino Básico e Secundário
  3. Programas de Literacia Financeira ao Longo da Vida com Recurso a Workshops e Aplicações Educativas
24 Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
  1. Criação do projeto escolar "Desafio Nacional de Poupança Criativa" através da utilização de "cofres inteligentes", que será apoiado por uma aplicação para monitorizar os progressos
  2. Simulação da abertura de contas bancárias escolares, tendo como parceiras instituições bancárias
  3. Criação do clube "Laboratório de Literacia Financeira e Empreendedorismo Jovem"