Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral do Porto


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Clara de Resende, Porto
  1. A avaliação do tema “Literacia Financeira” no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento deve eleger a construção de projetos práticos associados à Vida quotidiana, ética/boas práticas e tecnologia na implementação de campanhas, sites, entre outros.
  2. Criação de espaços/ Clubes de “Literacia Financeira” para aprofundamento deste tema, com parcerias externas à escola que financiassem e desenvolvessem as campanhas/concursos propostos pelos alunos.
  3. Criar campanhas elucidativas que ajudem a esclarecer o tema sobre as Propagandas Comerciais Enganosas, ajudando a combatê-las.
2 Colégio de Amorim
  1. Propõe-se a realização de formações práticas sobre utilização segura de serviços financeiros digitais, incluindo pagamentos eletrónicos e aplicações online.
  2. Propõe-se a realização de simulações de situações de fraude e risco digital, permitindo aos alunos identificar ameaças e boas práticas de cibersegurança.
  3. Propõe-se a realização de debates orientados sobre novos produtos financeiros digitais, promovendo pensamento crítico face às oportunidades e riscos.
3 Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Vila Nova de Gaia
  1. Atividades de simulação financeira - Atividades de Gestão de "salário fictício" para tomada de decisões sobre despesas, poupanças e investimentos.
  2. Sessões de sensibilização e partilha de experiências: Palestras e Workshops com convidados (bancários, economistas, contabilistas) que transmitam exemplos reais para uma consumo consciente, riscos do endividamento e estratégias de gestão financeira.
  3. .
4 Escola Básica Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia
  1. Criação de um guia informativo do “Consumidor Jovem”, focado na literacia para o consumo consciente dos jovens.
  2. Desenvolvimento de uma aplicação móvel institucional, para uso em contexto escolar, dedicada à micro-poupança e à gestão de objetivos financeiros.
  3. Criação de um guia informativo do “Consumidor Jovem”, focado na literacia para o consumo consciente dos jovens.