Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica n.º 1 de Montargil, Ponte de Sor
  1. Criar um período de transição/ carência para recuperar aprendizagens visando o bom desenvolvimento do módulo Literacia Financeira e Empreendedorismo na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
  2. Ministrar/ proporcionar formação específica aos professores relativamente à renovada disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
  3. Ser independente por um semestre: criação de um ordenado mínimo virtual que cada aluno deve gerir de acordo com as despesas correntes e pontuais que cabem a cada cidadão/ contribuinte (alimentação, habitação, transportes, impostos...)
2 Escola Básica João Pedro de Andrade, Ponte de Sor
  1. «Cofre da Escola – Poupança Solidária» Criar o Cofre da Escola como instrumento de promoção da literacia financeira e da responsabilidade social, com apoio de ações de sensibilização por especialistas de literacia financeira.
  2. «Mercado Escolar» Promover feiras solidárias escolares, através da venda de artigos produzidos nas aulas de ET e EV e da reutilização de bens em bom estado, incentivando o consumo responsável, o empreendedorismo jovem e a solidariedade social.
  3. «Poupar, brincando!» Criar um espaço educativo de literacia financeira, onde os alunos aprendem a poupar, gerir orçamentos e compreender o valor do investimento através de jogos pedagógicos e simulações económicas.
3 Agrupamento de Escolas de Sousel
  1. Introduzir a educação financeira como conteúdo/módulo obrigatório em determinadas disciplinas.
  2. Dicas/conselhos de poupança nos placards da escola
  3. Troca inteligente
4 Agrupamento de Escolas de Gavião
  1. Criação do programa “Cartão Jovem Financeiro”, através do desenvolvimento de uma aplicação digital destinada aos jovens, como primeiro contacto de gestão de um orçamento.
  2. Implementação de ações de sensibilização para a literacia financeira no contexto escolar, dirigidas aos alunos, à comunidade educativa e às famílias.
  3. Criação do “Dia da Literacia Financeira na Escola”, com a dinamização de atividades pelos alunos.
5 Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre
  1. Iniciativas em contexto escolar para a promoção do Empreendedorismo Jovem.
  2. Workshops: Consumo Responsável
  3. Palestras no âmbito da Literacia Financeira.
6 Agrupamento de Escolas de Marvão
  1. Simulações de vida real: "Escolhas que contam!"
  2. Aprender a gerir: a literacia financeira em jogo!
  3. Finanças na Vida Real!
7 Escola Secundária de Ponte de Sor
  1. Criação e disponibilização de vídeos interativos sobre literacia financeira, adaptados às diferentes faixas etárias, para utilização em contexto escolar.
  2. Implementação regular, de simulações de situações da vida real relacionadas com a gestão financeira, como elaboração de orçamentos, gestão de despesas e poupança, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Criação de Clubes de Literacia Financeira, com foco na criação de um jogo a implementar ao longo de todo o ano letivo, que permita aos alunos acumular pontos, passíveis de troca em contexto escolar, como no bar, refeitório ou papelaria.
8 Agrupamento de Escolas do Bonfim, Portalegre
  1. Promover a utilização de aplicações de Gestão Financeira.
  2. Estabelecer parcerias com bancos e associações.
  3. Promover a criação da disciplina de literacia financeira.
9 Escola Básica de Vila Boim, Elvas
  1. Bolsa Jovem Mais – Aprende a gerir, cria impacto, ganha reconhecimento. Clubes financeiros nas escolas onde os alunos assumem o papel de verdadeiros gestores, aplicam fundos em projetos reais e são premiados pelas melhores ideias, ética e inovação.
  2. Jogos para a vida real – Criação de jogos, digitais e de tabuleiro, onde os jovens aprendem, de forma prática, a gerir o primeiro salário, o orçamento da família e a criar pequenos negócios, com o apoio de bancos e instituições locais.
  3. Festas solidárias na escola – Realização de festas escolares abertas à comunidade para angariar fundos, geridos diretamente pelos alunos, destinados a apoiar causas solidárias locais como lares de idosos, bombeiros e outras instituições da comunidade
10 Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Elvas
  1. Criação de uma aplicação, regulamentada e dirigida pelo Ministério da Educação e supervisionada pela escola, destinada a alunos do 2º e do 3º ciclos, com concursos, entre escolas, sobre Literacia Financeira.
  2. Desenvolvimento de atividades sobre gestão de dinheiro, tendo em conta as necessidades domésticas e estudantis dos alunos.
  3. Integração de um programa de sessões práticas, de Literacia Financeira, dinamizadas por técnicos credenciados, extensível a todos os alunos do 2º e do 3º ciclos, em todas as escolas do país.
11 Agrupamento de Escolas de Arronches
  1. Promover a literacia financeira através da criação de um quadro mensal com a “Dica Financeira da Semana”
  2. Implementar desafios mensais de literacia financeira dirigidos aos alunos do 1º e 2ºciclos, envolvendo jogos, problemas de matemática e atividades lúdicas
  3. Promover estágios para os alunos do 9ºano em Departamentos importantes da Câmara Municipal, em articulação com o SPO – Orientação vocacional
12 Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira
  1. Fazer um estudo sobre os hábitos de consumo dos alunos e desenvolver uma campanha contra o consumismo (compras por impulso, entre outros aspetos), apresentando propostas de melhoria.
  2. Promover propostas práticas sobre como fazer um orçamento pessoal.
  3. Promover debates sobre desigualdade económica e o papel da educação financeira.
13 Escola Básica e Secundária Mestre de Avis, Avis
  1. Obrigatoriedade de inclusão de conteúdos informativos sobre literacia financeira em todos os meios de comunicação social nacionais, para dotar os cidadãos de competências essenciais para a gestão pessoal e profissional dos seus recursos financeiros.
  2. Obrigatoriedade de ciclos de formação em literacia financeira para trabalhadores do setor público e privado. As instituições públicas e privadas, devem proporcionar à população, sessões de formação
  3. Obrigatoriedade de as aplicações dos bancos, disponibilizarem um guia com informação sobre educação financeira.
14 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Implementação, na escola, de um projeto de simulação multi-cenários da vida real adulta, contemplando escolha de atividade profissional e perspetiva de receitas, despesas, empréstimos, impostos, entre outros indicadores financeiros.
  2. Criação, na escola, de um programa de poupança coletiva, capaz de envolver alunos e formas financeiras responsáveis de angariação de verbas para visitas de estudo e atividades de enriquecimento curricular e desenvolvimento pessoal e social.
  3. Procura de envolvimento e concertação com a autarquia e parceiros empresariais e/ou institucionais de desenvolvimento de planos de auxílio a famílias carenciadas e projetos de economia circular a integrar em contexto escolar,
15 Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, Elvas
  1. Criação de palestras todos os semestres ( 2 palestras por semestre) sobre Literacia Financeira.
  2. Implementação de temas sobre Literacia Financeira dentro do horário de aulas (por exemplo em Cidadania).
  3. Inclusão financeira- para que nenhum jovem fique para trás por falta de recurso.