Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
  1. Adicionar a temática “Inteligência Artificial” ao programa de TIC e outras disciplinas afins, no decurso da escolaridade obrigatória.
  2. Aplicar um maior investimento estatal na Cibersegurança, a nível nacional.
  3. Instalar painéis solares, em regiões de elevado potencial fotovoltaico, com o propósito de alimentar Data Centers.
2 Escola Secundária Jaime Moniz
  1. Implementar, nas escolas, formas de certificação das competências digitais, com vista a melhores oportunidades no mercado de trabalho.
  2. Proporcionar aos jovens formação na área da segurança e ética online.
  3. Promover a integração da Inteligência Artificial em plataformas de aprendizagem, como forma de promoção de um ensino autónomo e inclusivo.
3 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Aplicar, na educação, tecnologias imersivas com realidade aumentada, que adotem conteúdos de acordo com o estilo de aprendizagem de cada aluno.
  2. Criar um programa piloto de renda básica, financiado por impostos, de modo a apoiar jovens em transição para a economia digital.
  3. Oferecer iniciativas públicas que incentivem pausas digitais.
4 Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Carmo
  1. Criação de zonas livres, nas escolas, sem tecnologias.
  2. Apoio à saúde mental para os jovens com dependência digital.
  3. Criação de projetos que incentivem os jovens para uma cidadania participativa mais ativa.
5 Escola Secundária Francisco Franco
  1. Reformular o Programa da disciplina de TIC, através da integração de novos conteúdos, que tenham em consideração os novos desafios relacionados com a inovação tecnológica.
  2. Criar um fundo governamental, destinado à criação de startups com projetos inovadores na área das novas tecnologias, para jovens até aos trinta anos.
  3. Garantir o acesso gratuito a plataformas digitais educativas para todos os níveis de ensino, a partir do terceiro ciclo.
6 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. Estabelecer parcerias com empresas de tecnologias para promover workshops e estágios práticos.
  2. Reforçar o apoio à saúde mental no contexto digital, através da criação de uma plataforma constituída por uma equipa multidisciplinar.
  3. Promover o trabalho colaborativo entre professores e alunos na aprendizagem e na utilização mútua das novas tecnologias.
7 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Assegurar, através das novas tecnologias, a implementação da legislação europeia, de modo a garantir mais transparência entre as instituições e maior segurança no espaço digital.
  2. Garantir, com mais investimento público-privado, o acesso equitativo de todos às novas tecnologias e, assim, assegurar a igualdade de oportunidades tecnológicas.
  3. Promover uma maior oferta formativa sobre os meios digitais, facultadas pelos órgãos de proximidade ao poder local, de modo a fomentar o empreendedorismo jovem, através da nova realidade tecnológica.
8 Conservatório – Escola das Artes da Madeira – Eng.º Luiz Peter Clode
  1. Implementar modelos de aprendizagem híbridos em sala de aula, combinando o uso de recursos digitais, como computadores e plataformas online, com materiais tradicionais, como livros.
  2. Incentivar as empresas a integrar as tecnologias de forma ética e responsável, com o foco na criação de novas oportunidades de trabalho e programas de reconversão profissional, de modo a preparar os trabalhadores.
  3. Promover a introdução da aprendizagem sobre a Inteligência Artificial no currículo escolar, com aulas práticas e teóricas que ensinem o uso de ferramentas, o seu impacto na sociedade e a sua aplicação prática no quotidiano.
9 Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco
  1. Incentivar ao controlo das tecnologias em contexto escolar, devido à sua má utilização.
  2. Disponibilizar formação em literacia digital, de modo a facilitar a inclusão dos alunos estrangeiros nas escolas do nosso país.
  3. Facilitar o acesso a ferramentas de Inteligência Artificial que potenciam o trabalho, assim como educação, formação online e certificados profissionais.
10 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Implementar políticas de incentivos fiscais para as empresas que invistam em projetos na área da tecnologia, liderados por jovens.
  2. Apostar na inovação tecnológica, acessibilidade e inclusão digital.
  3. Promover a educação para a cidadania digital e o desenvolvimento de habilidades sociais.
11 Escola da Apel
  1. Implementar uma Plataforma Nacional de Literacia Tecnológica.
  2. Aprofundar a IA no currículo escolar e na formação contínua de professores em IA.
  3. Estabelecer uma Certificação Nacional de Competências Digitais.
12 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
  1. Educação digital para todos. Todos os jovens devem ter acesso a ferramentas digitais e recursos tecnológicos. Inclui o desenvolvimento de competências digitais e o acesso a equipamentos adequados, independentemente da sua localização ou origem.
  2. Proteção da privacidade e direitos no mundo digital, garantindo que as empresas cumpram rigorosamente as regras sobre o tratamento de dados.
  3. Regulação das plataformas digitais e proteção contra fake news, através da criação de um sistema de regulação mais rigoroso.