Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral dos Açores


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional do Nordeste
  1. Reformular o programa curricular da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) (particularmente, nos cursos profissionais), por forma a torná-lo mais atrativo e capaz de responder adequadamente às novas exigências educacionais e de mercado.
  2. Criar comunidades virtuais que permitam, tendo em conta os interesses dos formandos, promover o desenvolvimento de competências técnicas e sociais, bem como o diálogo intercultural.
  3. Desenvolver projetos de empreendedorismo, usando as tecnologias digitais como suporte, criando oportunidades para um futuro profissional.
2 EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira
  1. Criar um repositório digital que inclua as obras digitalizadas presentes no Plano Nacional de Leitura e outras obras específicas de cada disciplina escolar.
  2. Criar um gabinete de apoio ao cyberbullying e às relações online de caráter público e anónimo para todas as escolas.
  3. Selecionar os conteúdos visualizados pelos jovens em idade escolar nas redes sociais com o fim de influenciar positivamente a sua aprendizagem pedagógica.
3 EB2,3/S do Nordeste
  1. Implementar aulas, workshops e formações para o desenvolvimento de capacidades e aprendizagens relacionadas com o uso de tecnologias emergentes e da respetiva literacia digital.
  2. Criar ambientes virtuais de aprendizagem através da integração da realidade virtual no ensino.
  3. Desenvolver uma aplicação através da qual, por meio da integração de inteligência artificial (IA), os alunos tenham acesso a materiais de apoio ao estudo (fichas de trabalho, exercícios) personalizados conforme as dificuldades de cada aluno em formato de níveis.
4 EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros
  1. Criar o projeto “Liberta-te das tecnologias”.
  2. Criar maiores redes de apoio aos jovens.
  3. Criar uma aplicação/website para esclarecimento de dúvidas.
5 EB2,3/S Cardeal Costa Nunes
  1. Retomar os manuais em papel e manter os manuais digitais para todos os alunos.
  2. Promover a literacia digital e cidadania online.
  3. Desenvolver uma plataforma digital, gerida pelo Ministério da Educação, que disponibilize conteúdos educativos gratuitos para todos os alunos.
6 INETESE - Instituto de Educação Técnica - Escola Profissional de Lagoa
  1. Adquirir material de realidade virtual para serviços pediátricos em unidades hospitalares e centros de saúde.
  2. Apoiar a literacia digital dos pais em contextos rurais ou isolados.
  3. Integrar psicólogos digitais nas escolas.
7 Escola Profissional da Horta
  1. Criar um canal digital composto por jornalistas e jovens das várias regiões de Portugal para que, semanalmente, possam verificar as notícias que circulam pela comunidade estudantil (FactCheck), estimulando o empoderamento digital entre os jovens, de forma gratuita.
  2. Criar a HoraOff (1 hora por semana sem tecnologia) em que seriam realizadas atividades intergeracionais, agendadas mensalmente entre entidades públicas e privadas em prol da comunidade.
  3. Criar um podcast literário, gerido por associações escolares e em parceria, em que seria explorado um livro por mês de forma criativa, para estimular o gosto pela literatura e leitura entre os jovens.
8 Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo
  1. Assistir a aulas ou formações online, a partir de qualquer lugar do mundo.
  2. Proporcionar aos alunos mais carenciados material escolar e portáteis que permitam estar em pé de igualdade com os restantes alunos.
  3. --
9 EBS 2,3 /S Bento Rodrigues
  1. Celebrar o Dia Nacional das Tecnologias, através da organização de workshops, concursos, palestras, entre outras atividades.
  2. Reforçar aptidões e competências digitais, através de ações de formação dirigidas a professores e alunos, com o intuito de promover a literacia digital.
  3. Criar um fórum online, anónimo, entre alunos e psicólogos, capaz de estabelecer um maior acompanhamento da saúde mental dos alunos.
10 EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico
  1. Promover a formação contínua de professores, em todas as escolas do país, no âmbito da utilização das novas tecnologias.
  2. Integrar as novas tecnologias como domínio a trabalhar na área de Cidadania e Desenvolvimento, em todos os níveis de ensino das escolas portuguesas.
  3. --
11 EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba
  1. Promover e subsidiar diversas iniciativas tendentes a uma utilização mais equilibrada das novas tecnologias (através de, por exemplo, ações de sensibilização; reforço da abordagem dessa temática nos programas escolares; imposição de restrições à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no primeiro ciclo).
  2. Instituir múltiplas competições e prémios relativos à inovação tecnológica.
  3. Facultar internet de alta qualidade aos jovens das regiões menos desenvolvidas do país.
12 EB2,3/S de Velas
  1. Implementar formação para os docentes no uso, na área da educação, das novas tecnologias.
  2. Realizar palestras para os alunos sobre o uso responsável das redes sociais, combate à desinformação e segurança online.
  3. Fomentar parecerias entre as escolas e o sector privado nas áreas do digital e das novas tecnologias.
13 Colégio do Castanheiro
  1. Promover a educação tecnológica de modo a facilitar a aprendizagem e garantir o uso seguro e consciente dos meios digitais como uma ferramenta do futuro.
  2. Implementar mecanismos que promovam a igualdade no acesso à literacia digital.
  3. Reconhecer e compreender o impacto do uso excessivo das tecnologias na saúde física e mental.
14 ES Vitorino Nemésio
  1. Criar um banco de equipamentos tecnológicos, organizado por região, para disponibilização às escolas.
  2. Criar o programa “IAct – Inovar, Agir e Criar” como resposta estratégica para empoderar jovens portugueses e prepará-los para liderar na era digital.
  3. Criar a plataforma governamental “Click4change: um click por uma vida” onde jovens de todo o país possam colaborar virtualmente de forma interativa em projetos humanitários e sociais.
15 Escola Profissional da Ribeira Grande
  1. Garantir que as tecnologias possam chegar a toda a população.
  2. Reforçar as escolas do ensino profissional com equipamento tecnológico.
  3. Reforçar as escolas com medidas de utilização segura da internet, em especial, nos casos do cyberbulling.
16 EB 1, 2, 3/S/JI Manuel Azevedo da Cunha
  1. Controlar o uso de telemóveis no recinto escolar, de modo a evitar problemas como exclusão social e dependências várias.
  2. Proteger contra o cyberbullying.
  3. Aumentar a literacia digital dos membros da comunidade escolar, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e seguros no uso das tecnologias no futuro.
17 EB2,3/S da Graciosa
  1. Criar um programa nacional de educação para o uso responsável da tecnologia.
  2. Regular o tempo de ecrã nas escolas e promover alternativas offline.
  3. Apoiar os jovens no desenvolvimento de aplicações tecnológicas.
18 Escola Profissional da Praia da Vitória
  1. Implementar programas educativos gratuitos e acessíveis nas escolas.
  2. Criar incubadoras e programas de mentoria específicos para jovens empreendedores no setor tecnológico.
  3. Criar e aplicar regulamentações mais rigorosas sobre o uso de dados pessoais de jovens em plataformas digitais.
19 Escola Profissional do Pico
  1. Realizar workshops nas escolas com os pais das crianças com necessidades educativas especiais para que, através das novas tecnologias, possam melhorar e ajustar os seus métodos de acordo com as necessidades educativas.
  2. Assegurar que os jovens tenham conhecimento acerca dos perigos da internet para que consigam navegar em segurança.
  3. Atualizar o plano curricular da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para que vá ao encontro das reais necessidades dos/as alunos/as.
20 Escola Secundária Manuel de Arriaga
  1. Promover a literacia digital e segurança cibernética nas escolas.
  2. Criar plataformas de estágios e empregabilidade nas áreas tecnológicas.
  3. Incentivar a inovação e empreendedorismo tecnológico entre os jovens.
21 Centro de Qualificação dos Açores
  1. Implementar uma disciplina curricular obrigatória, desde o primeiro ciclo até ao secundário, direcionada para o ensino de competências digitais, nomeadamente, programação, segurança online e pensamento critico sobre o uso de tecnologia.
  2. Criar programas financeiros, com vista a incentivar os jovens a desenvolverem plataformas e-commerce que liguem os pequenos negócios locais ao mercado global, divulgando, desta forma, os produtos regionais, produtos agrícolas e turismo cultural.
  3. Implementar políticas que garantam a disponibilidade, nas escolas, de equipamentos digitais para serem facultados aos alunos na realização de trabalhos escolares dentro e fora da escola.
22 EB2,3/S das Lajes do Pico
  1. Adicionar o tema «literacia mediática» ao programa de Cidadania.
  2. Utilizar as tecnologias para a educação de crianças e jovens com dificuldades no acesso ao currículo.
  3. Garantir a coexistência dos manuais digitais e manuais físicos de forma gratuita.
23 EB2,3/S Armando Côrtes-Rodrigues
  1. Utilizar os manuais digitais como um suporte e não como principal meio de ensino.
  2. Regulamentar mais eficazmente o uso de dispositivos eletrónicos nas escolas.
  3. Introduzir a inteligência artificial (IA) como tema a abordar em disciplinas como Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento ou Educação Moral e Religiosa Católica.
24 Escola de Formação Turística dos Açores
  1. Criar um Portal do aluno, um app/site com toda a informação referente ao aluno, em que o mesmo possa ter acesso. Por exemplo faltas, horário, material escolar, subsídios, escalão, datas das avaliações.
  2. Aplicar estudo "Megamind" para auxiliar o aluno num horário de estudo e em que o professor não esteja disponível/ presente.
  3. Criar uma disciplina sobre educação digital.
25 ES Domingos Rebelo
  1. Integrar a inteligência artificial (IA) na comunidade escolar, adicionando-a ao programa de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e promovendo-a em ações de formação para professores, focando a sua implementação pedagógica e consciente em sala de aula.
  2. Conceder subsídios às empresas para que possam investir na aquisição de novas tecnologias e na formação dos seus trabalhadores acerca das mesmas.
  3. Implementar sistemas de inteligência artificial (IA) nas instalações, a fim de automatizar tarefas burocráticas repetitivas, através da concessão de benefícios fiscais às empresas para tal.
26 Escola Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada
  1. Utilizar a inteligência artificial (IA) como ferramenta de simplificação de tarefas administrativas, automatizando e uniformizando diversas funções nos serviços da administração pública.
  2. Incentivar a Inovação tecnológica sustentável como forma de prevenir os impactos do vício tecnológico, através de atividades com a utilização de dispositivos móveis, desenvolvidas em plena natureza.
  3. Implementar o uso de óculos de realidade virtual, nas escolas de ensino regular e profissional, utilizados nas disciplinas mais teóricas, a fim provocar mais interesse pela aprendizagem de conteúdos diversos.
27 Escola Secundária das Laranjeiras
  1. Dinamizar workshops digitais intergeracionais.
  2. Criar um arquivo digital interativo.
  3. Desenvolver projetos de empreendedorismo digital, através da criação de microempresas e/ou negócios digitais.
28 ES Antero de Quental
  1. Promover a igualdade de oportunidades no acesso dos jovens às novas tecnologias.
  2. Proporcionar uma escola potencializadora do sucesso escolar, que respeite o equilíbrio no uso de tecnologias e dos livros.
  3. Criar uma plataforma digital, com disponibilidade offline, que permita o acesso a recursos e a tutoriais, de modo a auxiliar o uso das novas tecnologias, tanto para professores como para os alunos.
29 EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas
  1. Criar uma tutoria digital com recurso a inteligência artificial (IA) na educação.
  2. Promover o uso consciente e equilibrado da tecnologia em contexto escolar.
  3. Combater a desinformação e defender a democracia nas plataformas tecnológicas.
30 Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores
  1. Promover a formação tecnológica de professores e alunos.
  2. Criar programas de literacia digital.
  3. Estabelecer parcerias entre escolas e start-ups.
31 ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores
  1. Incluir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no currículo escolar desde o primeiro ciclo até ao secundário, sendo de caráter obrigatório.
  2. Integrar a realidade virtual no ensino em sala de aula.
  3. Disponibilizar informação virtual interativa nos aeroportos dos Açores ou postos de turismo para a promoção turística e sustentabilidade.
32 ES da Ribeira Grande
  1. Criar um Project-Based Learning, onde se inclua no currículo aspetos que envolvam o uso de tecnologias para resolver problemas reais.
  2. Propor a criação de inquéritos semestrais sobre o uso dos manuais digitais.
  3. Organizar um programa de voluntariado digital.
33 Escola Profissional de Atividade Lúdica e Social da S.C.M. de Ponta Delgada
  1. Promover a literacia digital.
  2. Melhorar a legislação relativa a crimes informáticos.
  3. Instituir a possibilidade de implementação do ensino híbrido no sistema de ensino português.
34 Escola Profissional de Vila Franca do Campo
  1. Incentivar o empreendedorismo e a inovação digital.
  2. Promover o acesso online a jovens de outras culturas para nivelar a obtenção de oportunidades.
  3. Aumentar a oferta de cursos online com a tónica na dualidade baixo custo - alto benefício.
35 Escola Profissional Monsenhor João M. A. Ferreira
  1. Educar sobre inteligência artificial (IA) nas escolas.
  2. Melhorar a segurança na internet e na saúde mental.
  3. Avaliar o papel das redes sociais na política.