Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral dos Açores


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional do Nordeste
  1. Reformular os programas curriculares da disciplina de TIC (particularmente nos cursos profissionais), por forma a torná-lo mais atrativo e responder adequadamente às novas exigências educacionais e de mercado.
  2. Criar comunidades virtuais que permitam, tendo em conta os interesses dos formandos, promover o desenvolvimento de competências técnicas e sociais, bem como o diálogo intercultural.
  3. Desenvolver projetos de empreendedorismo, usando as tecnologias digitais como suporte, criando oportunidades para um futuro profissional.
2 EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira
  1. Criação de um repositório digital que inclua as obras digitalizadas presentes no Plano Nacional de Leitura e outras obras específicas de cada disciplina escolar.
  2. Criação de um gabinete de apoio ao cyberbullying e às relações online para todas as escolas de caráter público e anónimo.
  3. Selecionar os conteúdos visualizados pelos jovens em idade escolar nas redes sociais com o fim de influenciar positivamente a sua aprendizagem pedagógica.
3 EB2,3/S do Nordeste
  1. Implementação de aulas, workshops e formações para o desenvolvimento de capacidades e aprendizagens relacionadas com o uso de tecnologias emergentes e da respetiva literacia digital.
  2. Criação de ambientes virtuais de aprendizagem através da integração da realidade virtual no ensino.
  3. Desenvolver uma App através da qual, por meio da integração de IA, os alunos têm acesso de apoios ao estudo (fichas de trabalho, exercícios). Após a sua realização, seriam personalizados conforme as dificuldades de cada aluno em formato de níveis.
4 EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros
  1. Criação de um projeto: “Liberta-te das tecnologias”.
  2. Criação de maiores redes de apoio aos jovens.
  3. Criação de uma aplicação/site para esclarecimento de dúvidas.