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Escola Profissional do Nordeste |
- Reformular o programa curricular da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) (particularmente, nos cursos profissionais), por forma a torná-lo mais atrativo e capaz de responder adequadamente às novas exigências educacionais e de mercado.
- Criar comunidades virtuais que permitam, tendo em conta os interesses dos formandos, promover o desenvolvimento de competências técnicas e sociais, bem como o diálogo intercultural.
- Desenvolver projetos de empreendedorismo, usando as tecnologias digitais como suporte, criando oportunidades para um futuro profissional.
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EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira |
- Criar um repositório digital que inclua as obras digitalizadas presentes no Plano Nacional de Leitura e outras obras específicas de cada disciplina escolar.
- Criar um gabinete de apoio ao cyberbullying e às relações online de caráter público e anónimo para todas as escolas.
- Selecionar os conteúdos visualizados pelos jovens em idade escolar nas redes sociais com o fim de influenciar positivamente a sua aprendizagem pedagógica.
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EB2,3/S do Nordeste |
- Implementar aulas, workshops e formações para o desenvolvimento de capacidades e aprendizagens relacionadas com o uso de tecnologias emergentes e da respetiva literacia digital.
- Criar ambientes virtuais de aprendizagem através da integração da realidade virtual no ensino.
- Desenvolver uma aplicação através da qual, por meio da integração de inteligência artificial (IA), os alunos tenham acesso a materiais de apoio ao estudo (fichas de trabalho, exercícios) personalizados conforme as dificuldades de cada aluno em formato de níveis.
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EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros |
- Criar o projeto “Liberta-te das tecnologias”.
- Criar maiores redes de apoio aos jovens.
- Criar uma aplicação/website para esclarecimento de dúvidas.
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EB2,3/S Cardeal Costa Nunes |
- Retomar os manuais em papel e manter os manuais digitais para todos os alunos.
- Promover a literacia digital e cidadania online.
- Desenvolver uma plataforma digital, gerida pelo Ministério da Educação, que disponibilize conteúdos educativos gratuitos para todos os alunos.
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INETESE - Instituto de Educação Técnica - Escola Profissional de Lagoa |
- Adquirir material de realidade virtual para serviços pediátricos em unidades hospitalares e centros de saúde.
- Apoiar a literacia digital dos pais em contextos rurais ou isolados.
- Integrar psicólogos digitais nas escolas.
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Escola Profissional da Horta |
- Criar um canal digital composto por jornalistas e jovens das várias regiões de Portugal para que, semanalmente, possam verificar as notícias que circulam pela comunidade estudantil (FactCheck), estimulando o empoderamento digital entre os jovens, de forma gratuita.
- Criar a HoraOff (1 hora por semana sem tecnologia) em que seriam realizadas atividades intergeracionais, agendadas mensalmente entre entidades públicas e privadas em prol da comunidade.
- Criar um podcast literário, gerido por associações escolares e em parceria, em que seria explorado um livro por mês de forma criativa, para estimular o gosto pela literatura e leitura entre os jovens.
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Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo |
- Assistir a aulas ou formações online, a partir de qualquer lugar do mundo.
- Proporcionar aos alunos mais carenciados material escolar e portáteis que permitam estar em pé de igualdade com os restantes alunos.
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EBS 2,3 /S Bento Rodrigues |
- Celebrar o Dia Nacional das Tecnologias, através da organização de workshops, concursos, palestras, entre outras atividades.
- Reforçar aptidões e competências digitais, através de ações de formação dirigidas a professores e alunos, com o intuito de promover a literacia digital.
- Criar um fórum online, anónimo, entre alunos e psicólogos, capaz de estabelecer um maior acompanhamento da saúde mental dos alunos.
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EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico |
- Promover a formação contínua de professores, em todas as escolas do país, no âmbito da utilização das novas tecnologias.
- Integrar as novas tecnologias como domínio a trabalhar na área de Cidadania e Desenvolvimento, em todos os níveis de ensino das escolas portuguesas.
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EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba |
- Promover e subsidiar diversas iniciativas tendentes a uma utilização mais equilibrada das novas tecnologias (através de, por exemplo, ações de sensibilização; reforço da abordagem dessa temática nos programas escolares; imposição de restrições à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no primeiro ciclo).
- Instituir múltiplas competições e prémios relativos à inovação tecnológica.
- Facultar internet de alta qualidade aos jovens das regiões menos desenvolvidas do país.
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EB2,3/S de Velas |
- Implementar formação para os docentes no uso, na área da educação, das novas tecnologias.
- Realizar palestras para os alunos sobre o uso responsável das redes sociais, combate à desinformação e segurança online.
- Fomentar parecerias entre as escolas e o sector privado nas áreas do digital e das novas tecnologias.
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Colégio do Castanheiro |
- Promover a educação tecnológica de modo a facilitar a aprendizagem e garantir o uso seguro e consciente dos meios digitais como uma ferramenta do futuro.
- Implementar mecanismos que promovam a igualdade no acesso à literacia digital.
- Reconhecer e compreender o impacto do uso excessivo das tecnologias na saúde física e mental.
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ES Vitorino Nemésio |
- Criar um banco de equipamentos tecnológicos, organizado por região, para disponibilização às escolas.
- Criar o programa “IAct – Inovar, Agir e Criar” como resposta estratégica para empoderar jovens portugueses e prepará-los para liderar na era digital.
- Criar a plataforma governamental “Click4change: um click por uma vida” onde jovens de todo o país possam colaborar virtualmente de forma interativa em projetos humanitários e sociais.
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Escola Profissional da Ribeira Grande |
- Garantir que as tecnologias possam chegar a toda a população.
- Reforçar as escolas do ensino profissional com equipamento tecnológico.
- Reforçar as escolas com medidas de utilização segura da internet, em especial, nos casos do cyberbulling.
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EB 1, 2, 3/S/JI Manuel Azevedo da Cunha |
- Controlar o uso de telemóveis no recinto escolar, de modo a evitar problemas como exclusão social e dependências várias.
- Proteger contra o cyberbullying.
- Aumentar a literacia digital dos membros da comunidade escolar, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e seguros no uso das tecnologias no futuro.
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EB2,3/S da Graciosa |
- Criar um programa nacional de educação para o uso responsável da tecnologia.
- Regular o tempo de ecrã nas escolas e promover alternativas offline.
- Apoiar os jovens no desenvolvimento de aplicações tecnológicas.
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Escola Profissional da Praia da Vitória |
- Implementar programas educativos gratuitos e acessíveis nas escolas.
- Criar incubadoras e programas de mentoria específicos para jovens empreendedores no setor tecnológico.
- Criar e aplicar regulamentações mais rigorosas sobre o uso de dados pessoais de jovens em plataformas digitais.
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Escola Profissional do Pico |
- Realizar workshops nas escolas com os pais das crianças com necessidades educativas especiais para que, através das novas tecnologias, possam melhorar e ajustar os seus métodos de acordo com as necessidades educativas.
- Assegurar que os jovens tenham conhecimento acerca dos perigos da internet para que consigam navegar em segurança.
- Atualizar o plano curricular da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para que vá ao encontro das reais necessidades dos/as alunos/as.
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Escola Secundária Manuel de Arriaga |
- Promover a literacia digital e segurança cibernética nas escolas.
- Criar plataformas de estágios e empregabilidade nas áreas tecnológicas.
- Incentivar a inovação e empreendedorismo tecnológico entre os jovens.
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Centro de Qualificação dos Açores |
- Implementar uma disciplina curricular obrigatória, desde o primeiro ciclo até ao secundário, direcionada para o ensino de competências digitais, nomeadamente, programação, segurança online e pensamento critico sobre o uso de tecnologia.
- Criar programas financeiros, com vista a incentivar os jovens a desenvolverem plataformas e-commerce que liguem os pequenos negócios locais ao mercado global, divulgando, desta forma, os produtos regionais, produtos agrícolas e turismo cultural.
- Implementar políticas que garantam a disponibilidade, nas escolas, de equipamentos digitais para serem facultados aos alunos na realização de trabalhos escolares dentro e fora da escola.
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EB2,3/S das Lajes do Pico |
- Adicionar o tema «literacia mediática» ao programa de Cidadania.
- Utilizar as tecnologias para a educação de crianças e jovens com dificuldades no acesso ao currículo.
- Garantir a coexistência dos manuais digitais e manuais físicos de forma gratuita.
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EB2,3/S Armando Côrtes-Rodrigues |
- Utilizar os manuais digitais como um suporte e não como principal meio de ensino.
- Regulamentar mais eficazmente o uso de dispositivos eletrónicos nas escolas.
- Introduzir a inteligência artificial (IA) como tema a abordar em disciplinas como Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento ou Educação Moral e Religiosa Católica.
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Escola de Formação Turística dos Açores |
- Criar um Portal do aluno, um app/site com toda a informação referente ao aluno, em que o mesmo possa ter acesso. Por exemplo faltas, horário, material escolar, subsídios, escalão, datas das avaliações.
- Aplicar estudo "Megamind" para auxiliar o aluno num horário de estudo e em que o professor não esteja disponível/ presente.
- Criar uma disciplina sobre educação digital.
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ES Domingos Rebelo |
- Integrar a inteligência artificial (IA) na comunidade escolar, adicionando-a ao programa de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e promovendo-a em ações de formação para professores, focando a sua implementação pedagógica e consciente em sala de aula.
- Conceder subsídios às empresas para que possam investir na aquisição de novas tecnologias e na formação dos seus trabalhadores acerca das mesmas.
- Implementar sistemas de inteligência artificial (IA) nas instalações, a fim de automatizar tarefas burocráticas repetitivas, através da concessão de benefícios fiscais às empresas para tal.
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Escola Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada |
- Utilizar a inteligência artificial (IA) como ferramenta de simplificação de tarefas administrativas, automatizando e uniformizando diversas funções nos serviços da administração pública.
- Incentivar a Inovação tecnológica sustentável como forma de prevenir os impactos do vício tecnológico, através de atividades com a utilização de dispositivos móveis, desenvolvidas em plena natureza.
- Implementar o uso de óculos de realidade virtual, nas escolas de ensino regular e profissional, utilizados nas disciplinas mais teóricas, a fim provocar mais interesse pela aprendizagem de conteúdos diversos.
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Escola Secundária das Laranjeiras |
- Dinamizar workshops digitais intergeracionais.
- Criar um arquivo digital interativo.
- Desenvolver projetos de empreendedorismo digital, através da criação de microempresas e/ou negócios digitais.
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ES Antero de Quental |
- Promover a igualdade de oportunidades no acesso dos jovens às novas tecnologias.
- Proporcionar uma escola potencializadora do sucesso escolar, que respeite o equilíbrio no uso de tecnologias e dos livros.
- Criar uma plataforma digital, com disponibilidade offline, que permita o acesso a recursos e a tutoriais, de modo a auxiliar o uso das novas tecnologias, tanto para professores como para os alunos.
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EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas |
- Criar uma tutoria digital com recurso a inteligência artificial (IA) na educação.
- Promover o uso consciente e equilibrado da tecnologia em contexto escolar.
- Combater a desinformação e defender a democracia nas plataformas tecnológicas.
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Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores |
- Promover a formação tecnológica de professores e alunos.
- Criar programas de literacia digital.
- Estabelecer parcerias entre escolas e start-ups.
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ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores |
- Incluir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no currículo escolar desde o primeiro ciclo até ao secundário, sendo de caráter obrigatório.
- Integrar a realidade virtual no ensino em sala de aula.
- Disponibilizar informação virtual interativa nos aeroportos dos Açores ou postos de turismo para a promoção turística e sustentabilidade.
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ES da Ribeira Grande |
- Criar um Project-Based Learning, onde se inclua no currículo aspetos que envolvam o uso de tecnologias para resolver problemas reais.
- Propor a criação de inquéritos semestrais sobre o uso dos manuais digitais.
- Organizar um programa de voluntariado digital.
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Escola Profissional de Atividade Lúdica e Social da S.C.M. de Ponta Delgada |
- Promover a literacia digital.
- Melhorar a legislação relativa a crimes informáticos.
- Instituir a possibilidade de implementação do ensino híbrido no sistema de ensino português.
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Escola Profissional de Vila Franca do Campo |
- Incentivar o empreendedorismo e a inovação digital.
- Promover o acesso online a jovens de outras culturas para nivelar a obtenção de oportunidades.
- Aumentar a oferta de cursos online com a tónica na dualidade baixo custo - alto benefício.
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Escola Profissional Monsenhor João M. A. Ferreira |
- Educar sobre inteligência artificial (IA) nas escolas.
- Melhorar a segurança na internet e na saúde mental.
- Avaliar o papel das redes sociais na política.
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