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Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães, Chaves |
- Limitação e Supervisão do número de horas das crianças e jovens nas plataformas digitais.
- Alterações Legislativas que responsabilizem os prestadores de serviços de comunicação digital pelos conteúdos publicados e disponibilizados nas plataformas.
- Ações de sensibilização dirigidas aos Encarregados de Educação sobre a utilização das novas tecnologias pelas crianças e jovens.
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Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Criar um espaço individual para colocação dos telemóveis dentro da sala de aula. Estes, apenas serão usados como ferramentas nas aulas, com autorização e monitorização dos docentes.
- Adotar um cartão digital, em detrimento do cartão escolar físico, com funções acrescidas.
- Dar autonomia aos estabelecimentos de ensino, de modo a aumentar a largura da banda.
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Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- Acreditamos que o programa da disciplina de TIC deva ser atualizado para que os alunos, desde o 7º ano, aprendam a usar as Novas Tecnologias e outras ferramentas digitais de forma ética e consciente tendo em conta as consequências da sua utilização.
- Defendemos que é necessário garantir que os jovens tenham acesso a serviços de saúde mental, como aconselhamento psicológico e grupos de apoio para poderem aprender a equilibrar a vida online e offline;
- Defendemos que a fiscalização do cumprimento das normas legislativas relacionadas com utilização da IA seja mais rigorosa, garantindo o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos.
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Agrupamento de Escolas de Valpaços |
- O Programa Nacional de Transformação Educacional com Inteligência Artificial (PNTE-IA) é uma iniciativa integrada nas disciplinas do currículo nacional, promovendo uma abordagem interdisciplinar que visa modernizar o sistema educativo português.
- A implementação de tecnologias digitais pode reforçar a comunicação e participação ativa na comunidade escolar. Uma app de sugestões e feedback permitiria que alunos, professores e pais compartilhassem ideias.
- O uso de Ciência de Dados na educação pode transformar a forma como as escolas monitorizam o desempenho dos alunos. Através da análise de dados educacionais, é possível identificar padrões de aprendizagem e prever resultados académicos.
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Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Criar um Universo de Ensino Digital que promova o aumento da literacia digital, financeira e política e acesso a informação fidedigna.
- Implementar um Passaporte Jovem que garanta uma licença de acesso gratuito a ferramentas digitais necessárias à aprendizagem.
- Criar um programa de pontos de fidelidade como recompensa pelos hábitos saudáveis.
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Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Desenvolvimento de áreas de formação tecnológica sobre cybersegurança, programação, inteligência artificial e empreendedorismo digital, assim como o desenvolvimento de parcerias para integrar jovens em estágios, palestras e projetos práticos.
- Criação de linhas de apoio psicológico específicas nas zonas de educação, com profissionais aptos para ajudar em questões relacionadas ao uso excessivo da tecnologia e os problemas associados ao mesmo.
- Expansão da infraestrutura de internet de alta velocidade acessível nas escolas e universidades, assim como a oferta de workshops gratuitos e on line sobre alfabetização digital, programação e navegação no mundo digital.
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Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul |
- Produção de um tablet português com ecrã e-ink, para leitura prolongada. O dispositivo incluiria acesso a manuais digitais, ao programa “Estudo Autónomo” e a materiais educativos das editoras ou criados por docentes, promovendo a inclusão digital.
- Melhoria do programa “Estudo Autónomo” com ferramentas baseadas em inteligência artificial assistida, criando extensões alinhadas com as aprendizagens essenciais e com um banco de dados fidedigno adaptado ao ensino português.
- Não se aplica
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Agrupamento de Escolas de Murça |
- Criação de uma plataforma de educação digital e privacidade.
- Desenvolvimento de uma aplicação de segurança para comunicações privadas.
- Desenvolvimento de uma aplicação para verificação de identidade digital em processos eleitorais.
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Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Criar um clube nas escolas dedicado à Inteligência Artificial.
- Elaborar uma plataforma online onde os alunos possam partilhar e consultar projetos tecnológicos.
- Desenvolver um programa de formação para jovens em parceria com empresas e instituições do ensino superior.
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Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa |
- Implementação de uma linha direta de apoio dedicada a jovens e adultos afetados pela dependência tecnológica e pelos crimes digitais que daí advenham, oferecendo assistência psicológica e a devida orientação.
- Introdução de uma campanha nacional obrigatória em todas as escolas nacionais, para toda a comunidade educativa com workshops anuais sobre cibersegurança, privacidade online e o combate ao ciberbullying.
- Cobertura total com sinal 5G em todo o país, sobretudo nas zonas mais afetadas do interior do pais.
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Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre |
- Estruturar programas educativos focados em literacia mediática, pensamento crítico e responsabilidade digital para capacitar os jovens a combater a desinformação e as fake news.
- Estabelecer a obrigatoriedade de cooperação nacional entre instituições na promoção da educação e da alfabetização mediática, garantindo uma sociedade mais informada e crítica.
- Implementar sistemas obrigatórios para monitorizar doentes remotamente, utilizando dispositivos conectados a smartphones que enviem alertas diretamente para os médicos.
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Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre |
- Fornecimento de dispositivos digitais disponíveis em sala de aula de modo a auxiliar as aulas com acesso a conteúdos e aplicações iguais ou similares às facultadas pelo IAVE e acesso gratuito às plataformas digitais de ensino.
- Criação, pelo ministério da educação, de um site de IA com informações fidedignas sobre as disciplinas lecionadas de forma a facilitar o esclarecimento de dúvidas, como se fosse um explicador pessoal.
- Aulas interativas com realidade virtual. Propor o uso de óculos para visitas virtuais de museus, monumentos históricos, países e para realizar experiências.
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Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua |
- Reforçar as escolas com equipamentos e acesso à Internet e possibilitar a atualização frequente do software.
- Alterar os currículos de algumas disciplinas, de modo a introduzir temas relacionados com a educação digital.
- Reforçar a prática desportiva (educação física e desporto escolar) e a educação artística.
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