Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Limitação e Supervisão do número de horas das crianças e jovens nas plataformas digitais.
  2. Alterações Legislativas que responsabilizem os prestadores de serviços de comunicação digital pelos conteúdos publicados e disponibilizados nas plataformas.
  3. Ações de sensibilização dirigidas aos Encarregados de Educação sobre a utilização das novas tecnologias pelas crianças e jovens.
2 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Criar um espaço individual para colocação dos telemóveis dentro da sala de aula. Estes, apenas serão usados como ferramentas nas aulas, com autorização e monitorização dos docentes.
  2. Adotar um cartão digital, em detrimento do cartão escolar físico, com funções acrescidas.
  3. Dar autonomia aos estabelecimentos de ensino, de modo a aumentar a largura da banda.
3 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Acreditamos que o programa da disciplina de TIC deva ser atualizado para que os alunos, desde o 7º ano, aprendam a usar as Novas Tecnologias e outras ferramentas digitais de forma ética e consciente tendo em conta as consequências da sua utilização.
  2. Defendemos que é necessário garantir que os jovens tenham acesso a serviços de saúde mental, como aconselhamento psicológico e grupos de apoio para poderem aprender a equilibrar a vida online e offline;
  3. Defendemos que a fiscalização do cumprimento das normas legislativas relacionadas com utilização da IA seja mais rigorosa, garantindo o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos.
4 Agrupamento de Escolas de Valpaços
  1. O Programa Nacional de Transformação Educacional com Inteligência Artificial (PNTE-IA) é uma iniciativa integrada nas disciplinas do currículo nacional, promovendo uma abordagem interdisciplinar que visa modernizar o sistema educativo português.
  2. A implementação de tecnologias digitais pode reforçar a comunicação e participação ativa na comunidade escolar. Uma app de sugestões e feedback permitiria que alunos, professores e pais compartilhassem ideias.
  3. O uso de Ciência de Dados na educação pode transformar a forma como as escolas monitorizam o desempenho dos alunos. Através da análise de dados educacionais, é possível identificar padrões de aprendizagem e prever resultados académicos.
5 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Criar um Universo de Ensino Digital que promova o aumento da literacia digital, financeira e política e acesso a informação fidedigna.
  2. Implementar um Passaporte Jovem que garanta uma licença de acesso gratuito a ferramentas digitais necessárias à aprendizagem.
  3. Criar um programa de pontos de fidelidade como recompensa pelos hábitos saudáveis.
6 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Desenvolvimento de áreas de formação tecnológica sobre cybersegurança, programação, inteligência artificial e empreendedorismo digital, assim como o desenvolvimento de parcerias para integrar jovens em estágios, palestras e projetos práticos.
  2. Criação de linhas de apoio psicológico específicas nas zonas de educação, com profissionais aptos para ajudar em questões relacionadas ao uso excessivo da tecnologia e os problemas associados ao mesmo.
  3. Expansão da infraestrutura de internet de alta velocidade acessível nas escolas e universidades, assim como a oferta de workshops gratuitos e on line sobre alfabetização digital, programação e navegação no mundo digital.
7 Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Produção de um tablet português com ecrã e-ink, para leitura prolongada. O dispositivo incluiria acesso a manuais digitais, ao programa “Estudo Autónomo” e a materiais educativos das editoras ou criados por docentes, promovendo a inclusão digital.
  2. Melhoria do programa “Estudo Autónomo” com ferramentas baseadas em inteligência artificial assistida, criando extensões alinhadas com as aprendizagens essenciais e com um banco de dados fidedigno adaptado ao ensino português.
  3. Não se aplica
8 Agrupamento de Escolas de Murça
  1. Criação de uma plataforma de educação digital e privacidade.
  2. Desenvolvimento de uma aplicação de segurança para comunicações privadas.
  3. Desenvolvimento de uma aplicação para verificação de identidade digital em processos eleitorais.
9 Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves
  1. Criar um clube nas escolas dedicado à Inteligência Artificial.
  2. Elaborar uma plataforma online onde os alunos possam partilhar e consultar projetos tecnológicos.
  3. Desenvolver um programa de formação para jovens em parceria com empresas e instituições do ensino superior.
10 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
  1. Implementação de uma linha direta de apoio dedicada a jovens e adultos afetados pela dependência tecnológica e pelos crimes digitais que daí advenham, oferecendo assistência psicológica e a devida orientação.
  2. Introdução de uma campanha nacional obrigatória em todas as escolas nacionais, para toda a comunidade educativa com workshops anuais sobre cibersegurança, privacidade online e o combate ao ciberbullying.
  3. Cobertura total com sinal 5G em todo o país, sobretudo nas zonas mais afetadas do interior do pais.
11 Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre
  1. Estruturar programas educativos focados em literacia mediática, pensamento crítico e responsabilidade digital para capacitar os jovens a combater a desinformação e as fake news.
  2. Estabelecer a obrigatoriedade de cooperação nacional entre instituições na promoção da educação e da alfabetização mediática, garantindo uma sociedade mais informada e crítica.
  3. Implementar sistemas obrigatórios para monitorizar doentes remotamente, utilizando dispositivos conectados a smartphones que enviem alertas diretamente para os médicos.
12 Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre
  1. Fornecimento de dispositivos digitais disponíveis em sala de aula de modo a auxiliar as aulas com acesso a conteúdos e aplicações iguais ou similares às facultadas pelo IAVE e acesso gratuito às plataformas digitais de ensino.
  2. Criação, pelo ministério da educação, de um site de IA com informações fidedignas sobre as disciplinas lecionadas de forma a facilitar o esclarecimento de dúvidas, como se fosse um explicador pessoal.
  3. Aulas interativas com realidade virtual. Propor o uso de óculos para visitas virtuais de museus, monumentos históricos, países e para realizar experiências.
13 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua
  1. Reforçar as escolas com equipamentos e acesso à Internet e possibilitar a atualização frequente do software.
  2. Alterar os currículos de algumas disciplinas, de modo a introduzir temas relacionados com a educação digital.
  3. Reforçar a prática desportiva (educação física e desporto escolar) e a educação artística.