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Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal |
- Plataforma Nacional para o Desenvolvimento Juvenil.
- Seminário sobre Ética e Tecnologia.
- Programa Nacional “Jovem Inovador”.
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Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Melhoria do Wi-Fi dos estabelecimentos escolares.
- Implementação das aulas remotas uma vez por semana no ensino secundário.
- Equipar as salas de aulas com alguns computadores fixos.
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Saint Peters International School |
- Promoção da formação e investimento em equipamento tecnológico no setor agrícola, adotando tecnologias digitais que ajudem a mitigar problemas, tornando mais eficazes técnicas de produção, enfrentando os desafios de uma agricultura mais sustentável.
- Instalação de plataformas e sistemas de localização de paragens com som, na rede de transportes públicos do país, que acedam a informações inerentes ao seu uso, por todos os que apresentem uma condição restrita de acesso regular aos transportes.
- Criação de um algoritmo para aliviar a pressão do SNS24 e minimizar tempos de espera. Através de uma triagem digital, pretende-se atenuar a sobrecarga dos operadores, determinando objetivamente os casos que implicam encaminhamento hospitalar.
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Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada |
- Reforma da capacitação digital de docentes.
- Promoção da literacia digital através dos media nacionais.
- Distribuição de materiais digitais para promover a inclusão.
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Agrupamento de Escolas João de Barros, Seixal |
- Investimento na implementação da realidade virtual e inteligência artificial com incentivo para a formação de aluno e professores para uma melhoria do ensino, para uma utilização positiva das tecnologias.
- Construção/alargamento de uma plataforma educativa gratuita para os alunos, com o objetivo de partilha e disponibilização de conteúdo didático.
- Para o Ensino Básico entre o 1º e o 7º, proibir o uso de qualquer tipo de equipamentos tecnológicos, designadamente, nos espaços escolares, exceto em atividades letivas específicas ou em situações de emergência.
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Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada |
- Plataforma digital de apoio aos alunos.
- Integrar o ensino e o debate sobre a IA no currículo da disciplina de Cidadania.
- Integrar a utilização das tecnologias de forma faseada na sala de aula.
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Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal |
- Criação de uma recomendação global para tornar, efetivamente, o ensino mais digital.
- Definição de uma estratégia nacional de combate à exclusão digital.
- Criação/implementação de uma instituição digital para alunos que não possam estar presentes na escola.
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Escola Secundária de Alcochete |
- Criar o "Passe Digital Estudante", garantindo acesso universal a plataformas de ensino online (Coursera, Khan Academy, Escola Virtual), licenças para softwares educacionais (Office, Matlab, design) e cursos certificados em competências digitais.
- Lançar o Hackaton Nacional Jovem: competição anual, que envolve clubes tecnológicos e debates, para jovens criarem soluções tecnológicas inovadoras em sustentabilidade, serviços públicos digitais e apoio social.
- Instituir o "Selo de Confiança Digital" obrigatório em todos os sites da União Europeia, exibido na página inicial, para promover a transparência e combater a desinformação.
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Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento |
- Promoção de métodos de trabalho mais eficientes.
Adotar um sistema inspirado no método Scrum na escola, onde os alunos desenvolvem projetos ou trabalhos de forma colaborativa.
- Criação de uma biblioteca digital.
Desenvolver uma aplicação digital onde os alunos possam compartilhar trabalhos, testes antigos e outros materiais educativos.
- Constituição de uma plataforma digital de orientação vocacional para jovens adultos.
Desenvolver uma aplicação que auxilia os alunos na transição após o ensino secundário, fornecendo informações detalhadas sobre opções de cursos.
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Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Educação: Implementar um currículo escolar inovador que integre tecnologia em todas as áreas do conhecimento, acompanhado de investimentos na formação contínua e no reconhecimento dos professores, capacitando-os no uso de novas tecnologias.
- Inclusão: Promover a inclusão educacional de jovens estrangeiros por meio do acesso a recursos digitais, como e-books e tutores digitais, além de incentivar parcerias entre escolas e startups para desenvolver soluções tecnológicas inclusivas.
- Transformar Portugal num polo de inovação tecnológica, incentivando a criação de cursos em áreas como inteligência artificial, promovendo a aprendizagem contínua para todos. Posicionar o país como destino atrativo para nómadas e talentos digitais.
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Escola Secundária de Palmela |
- Aulas personalizadas.
- Preparação para o futuro.
- Acessibilidade.
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Escola Profissional da Moita |
- Estação de tratamento de águas.
- Melhoria da Internet.
- Quadros interativos nas escolas.
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Agrupamento de Escolas da Caparica, Almada |
- Uso responsável da IA na Educação. Estabelecer diretrizes claras para o uso ético e responsável da IA nas escolas, garantindo a sua aplicação como ferramenta educativa e de suporte ao aprendizado.
- Como a IA pode vir a influenciar o comportamento humano. Consciencializar nas aulas de TIC ou cidadania o que o uso da IA pode vir a influenciar na vida de um ser humano, como por exemplo os problemas que traz.
- Vantagens e desvantagens do uso da IA. Formação e trabalhos em conjunto para todos o grupo escolar, workshops e palestras.
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Colégio Atlântico |
- Criação de um site que utilize Inteligência Artificial para apoiar os alunos na preparação para provas nacionais gerido pelo IAVE, que inclua provas-modelo e exercícios, esclarecimento de dúvidas e apoio psicológico durante 24 horas.
- Formação de literacia digital, no que diz respeito ao uso das redes sociais, inteligência artificial, serviços essencais online, entre outros, a serem disponibilizados nos serviços sociais para idosos (residências, centros de dia, universidades).
- A expansão do projeto da DGE "Academia digital para pais" a toda a comunidade escolar, oferecendo formação sobre benefícios e limites do uso da Inteligência Artificial na educação para alunos e docentes dos ensinos básico, secundário e superior.
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Escola Secundária de Santo André, Barreiro |
- Consideramos que deve haver a integração de um programa de educação para a cidadania digital, nos currículos escolares dos alunos do ensino secundário que não tenham informática como disciplina, sem que esta conte para a média da CIF.
- Propomos o projeto "Caravanas Tecnológicas", isto na criação de unidades móveis equipadas com tecnologia, que percorrem regiões desfavorecidas oferecendo formação em competências digitais e acesso à internet às zonas isoladas e carenciadas.
- Incentivar a que haja, ao longo do ano letivo, vários momentos sem uso de tecnologia, como "dias desconectados", para promover o equilíbrio educativo.
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Escola Secundária de Alcácer do Sal |
- Implementar uma disciplina no 2.º ciclo e até ao final do 3.º ciclo: Literacia Digital (aprender a navegar na internet, gerir uma caixa de correio eletrónica, interagir através de plataformas, proteger a identidade, privacidade e os dados pessoais).
- Criação de um Plano Nacional de implementação das tecnologias no ensino, de forma a criar consenso nacional e interdisciplinar, e com medidas inclusivas para jovens com NEE.
- Implementar, a nível nacional, restrições ao uso dos telemóveis em ambiente escolar e promover atividades alternativas - dança, música, jogos de tabuleiro, pintura - ao uso das tecnologias enquanto ferramenta que promove o isolamento social.
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Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Criação de plataformas para a adaptação de alunos estrangeiros (vários idiomas) ao sistema português de ensino .
- "IA gora?" Criação de um site e workshop nacional, recorrendo à inteligência artificial com finalidade de preparar os jovens para a vida adulta.
- Acelerar a aplicação da disciplina “Literacia Financeira” a maior nível de escolas a nível nacional.
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Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago, Setúbal |
- Criação de uma plataforma digital interativa que ofereça apoio contínuo aos alunos dos cursos profissionais, com ferramentas de apoio ao percurso académico e de monitorização do progresso com indicadores de desempenho.
- Implementação de um programa que colmate as limitações da Escola Digital e assegure a distribuição equitativa dos equipamentos tecnológicos nas escolas de meios vulneráveis, garantindo a formação dos alunos em literacia digital e segurança online.
- Criação de uma App sobre Saúde Mental dos Jovens, gratuita, cuja subscrição seja garantida pelas escolas para aprofundar temas nesse âmbito, facilitando a comunicação com enfermeiros e psicólogos das diferentes áreas, como clínicos e de desporto.
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Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola |
- Aumentar o acesso e a qualidade de rede de internet no país.
- Substituir os computadores por tablets, nas escolas.
- Criar e desenvolver sistemas identificativos de Fake News.
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Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- "Safe place": Cofre Digital - Criação de uma plataforma, espaço de expressão e de afirmação de identidade, para a partilha anónima de preocupações ou colocação de questões, que contribuirá para a inclusão e apoio psicológico dos alunos.
- Convergência e otimização das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Tecnologia da Informação e Comunicação.
- Rentabilização dos Cursos Profissionais de Informática para um melhor desempenho tecnológico
das escolas.
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Colégio Campo de Flores |
- Campanhas de sensibilização escolar que alertem para os perigos eminentes da utilização desmedida da Inteligência Artificial e para a necessidade dos jovens manterem equilíbrio quanto à utilização destas ferramentas.
- Criação de plataforma digital que permita aos jovens monitorizar a sua saúde mental, apresentando-lhes soluções para o fortalecimento da sua estabilidade emocional, exemplo, através de ajuda profissional.
- Criação de políticas públicas que incentivem as plataformas a aumentar o seu grau transparência e de responsabilidade perante a moderação de conteúdos.
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Agrupamento de Escolas da Moita |
- Criação de uma aplicação, com todos os recursos (manuais, cadernos de atividades, etc.) totalmente gratuitos.
- Realização de workshops nas escolas com o propósito de se debaterem temas importantes.
- Melhorar o WI-Fi das escolas para um melhor acesso e alcance.
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Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada |
- Exigir que redes sociais implementem mecanismos de verificação de informações, sobretudo nos conteúdos direcionados a jovens, e instituir programas educativos sobre pensamento crítico e identificação de notícias falsas.
- Implementar campanhas nacionais de consciencialização do impacto do sedentarismo causado pela tecnologia e restringir o uso excessivo de atividades digitais em escolas, garantindo um equilíbrio com atividades físicas / presenciais.
- Exigir que as plataformas digitais reforcem filtros e verificações de controlo de idade para impedir que menores tenham acesso a conteúdos violentos ou inadequados.
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