Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Setúbal


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal
  1. Plataforma Nacional para o Desenvolvimento Juvenil.
  2. Seminário sobre Ética e Tecnologia.
  3. Programa Nacional “Jovem Inovador”.
2 Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal
  1. Melhoria do Wi-Fi dos estabelecimentos escolares.
  2. Implementação das aulas remotas uma vez por semana no ensino secundário.
  3. Equipar as salas de aulas com alguns computadores fixos.
3 Saint Peters International School
  1. Promoção da formação e investimento em equipamento tecnológico no setor agrícola, adotando tecnologias digitais que ajudem a mitigar problemas, tornando mais eficazes técnicas de produção, enfrentando os desafios de uma agricultura mais sustentável.
  2. Instalação de plataformas e sistemas de localização de paragens com som, na rede de transportes públicos do país, que acedam a informações inerentes ao seu uso, por todos os que apresentem uma condição restrita de acesso regular aos transportes.
  3. Criação de um algoritmo para aliviar a pressão do SNS24 e minimizar tempos de espera. Através de uma triagem digital, pretende-se atenuar a sobrecarga dos operadores, determinando objetivamente os casos que implicam encaminhamento hospitalar.
4 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada
  1. Reforma da capacitação digital de docentes.
  2. Promoção da literacia digital através dos media nacionais.
  3. Distribuição de materiais digitais para promover a inclusão.
5 Agrupamento de Escolas João de Barros, Seixal
  1. Investimento na implementação da realidade virtual e inteligência artificial com incentivo para a formação de aluno e professores para uma melhoria do ensino, para uma utilização positiva das tecnologias.
  2. Construção/alargamento de uma plataforma educativa gratuita para os alunos, com o objetivo de partilha e disponibilização de conteúdo didático.
  3. Para o Ensino Básico entre o 1º e o 7º, proibir o uso de qualquer tipo de equipamentos tecnológicos, designadamente, nos espaços escolares, exceto em atividades letivas específicas ou em situações de emergência.
6 Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada
  1. Plataforma digital de apoio aos alunos.
  2. Integrar o ensino e o debate sobre a IA no currículo da disciplina de Cidadania.
  3. Integrar a utilização das tecnologias de forma faseada na sala de aula.
7 Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal
  1. Criação de uma recomendação global para tornar, efetivamente, o ensino mais digital.
  2. Definição de uma estratégia nacional de combate à exclusão digital.
  3. Criação/implementação de uma instituição digital para alunos que não possam estar presentes na escola.
8 Escola Secundária de Alcochete
  1. Criar o "Passe Digital Estudante", garantindo acesso universal a plataformas de ensino online (Coursera, Khan Academy, Escola Virtual), licenças para softwares educacionais (Office, Matlab, design) e cursos certificados em competências digitais.
  2. Lançar o Hackaton Nacional Jovem: competição anual, que envolve clubes tecnológicos e debates, para jovens criarem soluções tecnológicas inovadoras em sustentabilidade, serviços públicos digitais e apoio social.
  3. Instituir o "Selo de Confiança Digital" obrigatório em todos os sites da União Europeia, exibido na página inicial, para promover a transparência e combater a desinformação.
9 Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento
  1. Promoção de métodos de trabalho mais eficientes. Adotar um sistema inspirado no método Scrum na escola, onde os alunos desenvolvem projetos ou trabalhos de forma colaborativa.
  2. Criação de uma biblioteca digital. Desenvolver uma aplicação digital onde os alunos possam compartilhar trabalhos, testes antigos e outros materiais educativos.
  3. Constituição de uma plataforma digital de orientação vocacional para jovens adultos. Desenvolver uma aplicação que auxilia os alunos na transição após o ensino secundário, fornecendo informações detalhadas sobre opções de cursos.
10 Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada
  1. Educação: Implementar um currículo escolar inovador que integre tecnologia em todas as áreas do conhecimento, acompanhado de investimentos na formação contínua e no reconhecimento dos professores, capacitando-os no uso de novas tecnologias.
  2. Inclusão: Promover a inclusão educacional de jovens estrangeiros por meio do acesso a recursos digitais, como e-books e tutores digitais, além de incentivar parcerias entre escolas e startups para desenvolver soluções tecnológicas inclusivas.
  3. Transformar Portugal num polo de inovação tecnológica, incentivando a criação de cursos em áreas como inteligência artificial, promovendo a aprendizagem contínua para todos. Posicionar o país como destino atrativo para nómadas e talentos digitais.
11 Escola Secundária de Palmela
  1. Aulas personalizadas.
  2. Preparação para o futuro.
  3. Acessibilidade.
12 Escola Profissional da Moita
  1. Estação de tratamento de águas.
  2. Melhoria da Internet.
  3. Quadros interativos nas escolas.
13 Agrupamento de Escolas da Caparica, Almada
  1. Uso responsável da IA na Educação. Estabelecer diretrizes claras para o uso ético e responsável da IA nas escolas, garantindo a sua aplicação como ferramenta educativa e de suporte ao aprendizado.
  2. Como a IA pode vir a influenciar o comportamento humano. Consciencializar nas aulas de TIC ou cidadania o que o uso da IA pode vir a influenciar na vida de um ser humano, como por exemplo os problemas que traz.
  3. Vantagens e desvantagens do uso da IA. Formação e trabalhos em conjunto para todos o grupo escolar, workshops e palestras.
14 Colégio Atlântico
  1. Criação de um site que utilize Inteligência Artificial para apoiar os alunos na preparação para provas nacionais gerido pelo IAVE, que inclua provas-modelo e exercícios, esclarecimento de dúvidas e apoio psicológico durante 24 horas.
  2. Formação de literacia digital, no que diz respeito ao uso das redes sociais, inteligência artificial, serviços essencais online, entre outros, a serem disponibilizados nos serviços sociais para idosos (residências, centros de dia, universidades).
  3. A expansão do projeto da DGE "Academia digital para pais" a toda a comunidade escolar, oferecendo formação sobre benefícios e limites do uso da Inteligência Artificial na educação para alunos e docentes dos ensinos básico, secundário e superior.
15 Escola Secundária de Santo André, Barreiro
  1. Consideramos que deve haver a integração de um programa de educação para a cidadania digital, nos currículos escolares dos alunos do ensino secundário que não tenham informática como disciplina, sem que esta conte para a média da CIF.
  2. Propomos o projeto "Caravanas Tecnológicas", isto na criação de unidades móveis equipadas com tecnologia, que percorrem regiões desfavorecidas oferecendo formação em competências digitais e acesso à internet às zonas isoladas e carenciadas.
  3. Incentivar a que haja, ao longo do ano letivo, vários momentos sem uso de tecnologia, como "dias desconectados", para promover o equilíbrio educativo.
16 Escola Secundária de Alcácer do Sal
  1. Implementar uma disciplina no 2.º ciclo e até ao final do 3.º ciclo: Literacia Digital (aprender a navegar na internet, gerir uma caixa de correio eletrónica, interagir através de plataformas, proteger a identidade, privacidade e os dados pessoais).
  2. Criação de um Plano Nacional de implementação das tecnologias no ensino, de forma a criar consenso nacional e interdisciplinar, e com medidas inclusivas para jovens com NEE.
  3. Implementar, a nível nacional, restrições ao uso dos telemóveis em ambiente escolar e promover atividades alternativas - dança, música, jogos de tabuleiro, pintura - ao uso das tecnologias enquanto ferramenta que promove o isolamento social.
17 Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal
  1. Criação de plataformas para a adaptação de alunos estrangeiros (vários idiomas) ao sistema português de ensino .
  2. "IA gora?" Criação de um site e workshop nacional, recorrendo à inteligência artificial com finalidade de preparar os jovens para a vida adulta.
  3. Acelerar a aplicação da disciplina “Literacia Financeira” a maior nível de escolas a nível nacional.
18 Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago, Setúbal
  1. Criação de uma plataforma digital interativa que ofereça apoio contínuo aos alunos dos cursos profissionais, com ferramentas de apoio ao percurso académico e de monitorização do progresso com indicadores de desempenho.
  2. Implementação de um programa que colmate as limitações da Escola Digital e assegure a distribuição equitativa dos equipamentos tecnológicos nas escolas de meios vulneráveis, garantindo a formação dos alunos em literacia digital e segurança online.
  3. Criação de uma App sobre Saúde Mental dos Jovens, gratuita, cuja subscrição seja garantida pelas escolas para aprofundar temas nesse âmbito, facilitando a comunicação com enfermeiros e psicólogos das diferentes áreas, como clínicos e de desporto.
19 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola
  1. Aumentar o acesso e a qualidade de rede de internet no país.
  2. Substituir os computadores por tablets, nas escolas.
  3. Criar e desenvolver sistemas identificativos de Fake News.
20 Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
  1. "Safe place": Cofre Digital - Criação de uma plataforma, espaço de expressão e de afirmação de identidade, para a partilha anónima de preocupações ou colocação de questões, que contribuirá para a inclusão e apoio psicológico dos alunos.
  2. Convergência e otimização das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Tecnologia da Informação e Comunicação.
  3. Rentabilização dos Cursos Profissionais de Informática para um melhor desempenho tecnológico
das escolas.
21 Colégio Campo de Flores
  1. Campanhas de sensibilização escolar que alertem para os perigos eminentes da utilização desmedida da Inteligência Artificial e para a necessidade dos jovens manterem equilíbrio quanto à utilização destas ferramentas.
  2. Criação de plataforma digital que permita aos jovens monitorizar a sua saúde mental, apresentando-lhes soluções para o fortalecimento da sua estabilidade emocional, exemplo, através de ajuda profissional.
  3. Criação de políticas públicas que incentivem as plataformas a aumentar o seu grau transparência e de responsabilidade perante a moderação de conteúdos.
22 Agrupamento de Escolas da Moita
  1. Criação de uma aplicação, com todos os recursos (manuais, cadernos de atividades, etc.) totalmente gratuitos.
  2. Realização de workshops nas escolas com o propósito de se debaterem temas importantes.
  3. Melhorar o WI-Fi das escolas para um melhor acesso e alcance.
23 Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada
  1. Exigir que redes sociais implementem mecanismos de verificação de informações, sobretudo nos conteúdos direcionados a jovens, e instituir programas educativos sobre pensamento crítico e identificação de notícias falsas.
  2. Implementar campanhas nacionais de consciencialização do impacto do sedentarismo causado pela tecnologia e restringir o uso excessivo de atividades digitais em escolas, garantindo um equilíbrio com atividades físicas / presenciais.
  3. Exigir que as plataformas digitais reforcem filtros e verificações de controlo de idade para impedir que menores tenham acesso a conteúdos violentos ou inadequados.