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Agrupamento de Escolas Gil Paes, Torres Novas |
- Incentivar a integração das IA no apoio a alunos com necessidades educativas especiais.
- Promover cursos sobre segurança online nas escolas.
- Implementar programas digitais nas escolas para fomentar a inovação e o desenvolvimento de competências tecnológicas.
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Agrupamento de Escolas de Alcanena |
- Criação de uma aplicação interativa gratuita com recurso a ferramentas, que permitam criar versões adaptadas do currículo escolar, facilitadoras das aprendizagens essenciais, destinadas a todos os alunos e, em particular, a alunos NEE.
- Promoção da equidade no acesso às tecnologias, com a criação de programas de empréstimo de dispositivos e respetiva manutenção, otimização da infraestrutura digital das escolas, assim como o acesso a recursos digitais gratuitos reduzindo a lacuna digital.
- Dinamização de palestras e workshops, de periodicidade semestral, com o objetivo de promover uma rede de suporte que fomente uma cultura positiva em relação ao uso das tecnologias e um envolvimento seguro, inclusivo e sustentável no mundo digital.
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Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes |
- Disponibilização de e-books e audiobooks nas bibliotecas escolares e sites das escolas.
- Visitas de estudo a instituições e universidades tecnológicas no 10ºano.
- Criação de uma plataforma nacional onde os alunos possam ter acesso a conteúdos de disciplinas compartilhadas pelos professores à medida que são lecionados, correção automática de exercícios via IA, bem como consulta automática da média dos alunos.
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Agrupamento de Escolas do Sardoal |
- Disponibilizar um site para o ensino e melhoria do acesso aos jovens a ferramentas / plataformas de Inteligência Artificial.
- Contemplar no horário escolar de 11º e 12º anos, tempo letivo para a preparação / ambientação aos exames nacionais online.
- Atribuir um orçamento às escolas exclusivo para aquisição de material e equipamento tecnológico (computadores, etc).
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Escola Secundária do Cartaxo |
- Garantir que todas as empresas tenham um maior nível de desenvolvimento tecnológico de forma a existir uma maior produtividade e competitividade.
- Dotar os estabelecimentos escolares de equipamentos de realidade virtual de forma a criar simulações de primeiros socorros e atendimento em caso de emergência incluindo estes meios na aprendizagem.
- Desenvolver um programa prático para ensinar literacia financeira na escolas usando tecnologias digitais.
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Agrupamento de Escolas de Almeirim |
- Promover o uso da inteligência artificial de forma integrada no ensino, aprendendo a trabalhar com ela e aceitando-a como meio de suporte pedagógico, através de projetos e trabalhos em diversas disciplinas e adequados a todos os anos escolares.
- Fortalecimento da legislação portuguesa e europeia sobre proteção de dados pessoais e cyberbullying, garantindo a privacidade dos cidadãos e protegendo-os contra abusos e crimes.
- Criação de incentivos fiscais e de financiamento para projetos inovadores realizados por jovens (18 aos 35 anos) que estudam em escolas/universidades.
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Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos |
- Integração de Inteligência artificial na Educação.
- Apoio a projetos tecnológicos juvenis.
- Uso saudável e equilibrado da tecnologia nas escolas.
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Escola Básica e Secundária D. Maria II, Vila Nova da Barquinha |
- Maior investimento, pela tutela, em equipamentos tecnológicos para os estabelecimentos de ensino.
- Workshops intergeracionais que visam alertar a população idosa para os perigos inerentes à utilização das novas tecnologias, dinamizados por jovens.
- Criação de uma plataforma digital de voluntariado para desenvolver ações solicitadas de assistência à comunidade como brigadas de intervenção, campanhas de donativos, entre outras.
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Colégio de São Miguel de Fátima |
- Ampliação da rede de Clusters e Businers Incubators, no ramo das novas tecnologias, aproveitando as zonas industriais dos municípios, promovendo visitas para os alunos do Secundário, de forma a dar visibilidade a estas empresas e ao seu trabalho.
- Criação de uma plataforma online (Marketplace) onde os jovens dos 16 aos 25 anos possam comercializar produtos, serviços ou projetos, como os desenvolvidos em ambiente escolar nas PAPs, ou outros negócios inovadores.
- Criação de uma aplicação com inteligência artificial e um chatbot pedagógico, sendo a sua base os conteúdos programáticos das disciplinas e os princípios da neurociência, de forma a serem criados planos de estudo personalizados.
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Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar |
- Integração de 2/4 horas, no decorrer do ano letivo, a cada turma, para abordar o assunto do impacto das tecnologias na nossa vida.
- Promoção de campanhas sobre a utilização dos dispositivos tecnológicos e o impacto do “time screen”.
- Dinamização de workshops com os pais e crianças para passar a informação sobre a forma correta de utilização das tecnologias.
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Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém |
- Implementação, em todas as escolas, de soluções tecnológicas para inclusão de jovens com necessidades educativas especiais (NEE).
- Colocar em vigor nas escolas programas de proficiência digital, com o objetivo de combater a desinformação e fomentar o pensamento crítico.
- Proporcionar, nos municípios, cursos de literacia digital lecionados em gabinetes de formação criados para o efeito.
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Escola Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente |
- Revogação da realização das provas finais online.
- Modernização da rede digital das escolas.
- Revogação do projeto “Manuais digitais”.
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Centro de Estudos de Fátima |
- Atualização da Lei de Bases do Sistema Educativo.
- Atualização do programa da disciplina das TIC.
- Introdução da disciplina de tecnologia e inteligência artificial nos cursos de formação inicial dos professores.
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Agrupamento de Escolas de Ourém |
- Implementação de um projeto online que promova a partilha da experiência académica dos estudantes universitários e de profissionais qualificados de modo a permitir uma escolha de percurso mais consciente por parte dos alunos do ensino secundário.
- Criação e disponibilização de um curso online sobre saúde mental e inteligência emocional, com profissionais na área, focado na adaptação ao secundário por parte dos adolescentes, que lidam com uma nova realidade emocional.
- Criação da Lei de Formação Digital e Modernização do Acesso aos Serviços Públicos, atribuindo às autarquias a incumbência e os meios materiais para promover programas de formação em literacia digital.
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Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Mação |
- Criação de contentores de reciclagem inteligentes.
- Conceção de uma plataforma de propostas cívicas.
- Implementação do projeto “Jovens Líderes Nacionais da tecnologia Escolar”.
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Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Torres Novas |
- Criar um Concurso de Tecnologias que estimule e desafie os jovens a usar a IA, como fonte confiável, na resolução dos problemas reais. Será importante a colaboração de uma equipa multidisciplinar garantindo maior abrangência nas diferentes áreas.
- Promover ações sobre o uso da IA e o combate à desinformação, capacitando os alunos a usarem ferramentas de IA de forma ética e produtiva, ganhando competências digitais essenciais para enfrentar os riscos em diferentes áreas da sociedade.
- Criar uma ponte efetiva (protocolos) entre o ensino e as necessidades tecnológicas do mercado de trabalho. Parcerias com startups e empresas locais, facilitando aos alunos o contacto com o mundo do trabalho e o seu conhecimento em IA.
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Escola Secundária de Benavente |
- Criação de uma sala Inclusiva equipada com novas tecnologias digitais a fim de potenciar os estímulos sensoriais dos alunos com Necessidades Educativas Específicas.
- Implementação de uma Plataforma designada “Biblioteca digital", gratuita e que facilite a consulta de livros e vários artigos escolares existentes na Biblioteca Escola.
- Criação de uma Sala Imersiva Digital destinada à lecionação de várias disciplinas através do uso de óculos de realidade virtual e aumentada, bem como a possibilidade de realizar visitas de estudo virtuais.
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Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, Mouriscas, Abrantes |
- Fomento ao empreendedorismo digital. Criação de programas de apoio ao empreendedorismo jovem na área digital, com foco em startups tecnológicas e inovação e desenvolvimento.
- Apoio à saúde mental digital.
Desenvolvimento de políticas públicas que integrem o uso de tecnologias na promoção da saúde mental nos jovens
- Promoção de inovação tecnológica sustentável.
Incentivar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias verdes e sustentáveis, com foco na educação ambiental para os jovens.
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Agrupamento de Escolas de Constância |
- Laboratório de aprendizagem: Criação de espaço dedicado ao ensino de TIC, professores e assistentes com softwares de design, impressoras 3D e ferramentas de programação, promovendo o desenvolvimento de competências e segurança online. Alerta à desinformação.
- Promover o desenvolvimento de tecnologias inclusivas como softwares adaptados e dispositivos de acessibilidade: Criação de parcerias com empresas tecnológicas e/ou organizações sociais, de modo a garantir soluções acessíveis para todos.
- Criação de Espaços de Conexão Offline: Organizar eventos regulares como clubes de leitura, desporto, backathens e concursos tecnológicos presenciais, além de equipar espaços comunitários para atividades offline, reduzindo o tempo frente a telas.
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