| 1 |
Escola Secundária de Ponte de Sor |
- Criação de um novo domínio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento denominado de “Novas Tecnologias”.
- Regulamentação do uso das Inteligências Artificiais nos espaços de ensino.
- --
|
| 2 |
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel |
- Promover a Educação em Competências Digitais, Segurança Online e Formação Profissional.
- Criação de Espaços Públicos Tecnológicos no âmbito do apoio ao Empreendedorismo Jovem e Orientação para Carreiras Tecnológicas.
- Aplicação de questionário sobre competências digitais e tecnológicas e posterior promoção de ações de sensibilização.
|
| 3 |
Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre |
- Criação de Programas de Literacia Digital na Escola.
- Campanhas de Sensibilização sobre o uso excessivo de tecnologias.
- Regulamentação do Uso Ético da Inteligência Artificial.
|
| 4 |
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre |
- Promover uma maior sensibilização nas escolas, através de palestras ou de conteúdos propostos para as aulas de cidadania, contra os perigos que os jovens correm todos os dias na internet e com as tecnologias.
- Preparar os jovens para o futuro das tecnologias, melhorando as suas capacidades com as mesmas.
- Lutar pela preservação do modo físico e pessoal de relacionamento interpessoal e comunicacional da educação, assim como lutar pela preservação da justiça e meritocracia na educação.
|
| 5 |
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão |
- Oferecer incentivos fiscais para produtores que invistam em tecnologias como drones, sensores, irrigação inteligente, agricultura de precisão, investigação genética para melhoramento das raças animais.
- Criar um programa de financiamento e colaboração entre as “novas empresas tecnológicas” que estão a surgir no mercado e agricultores tendo em vista a criação de novos produtos tecnológicos no mercado que potenciem a produção agrícola.
- Melhorar a cobertura da rede móvel e conetividade nas zonas rurais por forma a garantir a equidade no acesso às novas tecnologias.
|
| 6 |
Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa |
- Melhoria de acesso à Educação Digital.
- Atribuição de apoios financeiros para a utilização de tecnologias emergentes destinadas a pessoas com condicionantes físicas e neurológicas.
- Promoção de iniciativas de impulso digital para o futuro.
|
| 7 |
Agrupamento de Escolas de Gavião |
- Exigência, aquando do registo nas redes sociais, do uso do cartão de cidadão para comprovar a idade dos utilizadores.
- Aplicação de punições, consoante a gravidade, quando as notícias são falsas no mundo digital.
- Implementação do uso da aplicação Duolingo for Schools nas disciplinas de língua estrangeira.
|
| 8 |
Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas |
- Aquisição de material robótico e de inteligência artificial para participação em novos projetos nacionais.
- Mais recursos humanos especializados na área, para manutenção dos equipamentos informáticos.
- Educação e Preparação para o Mercado de Trabalho Digital: criação de programas curriculares e extracurriculares focados em competências digitais e tecnologia. Estes programas devem incluir tópicos como programação, inteligência artificial...
|
| 9 |
Agrupamento de Escolas de Alter do Chão |
- Criação de uma APP através da IA para definir planos de poupança/investimentos/propostas de emprego para os jovens da região.
- Criação de um site destinado à organização de grupos de voluntariado para ajuda a jovens e alunos com necessidades.
- Criação de um site no agrupamento de escolas onde os alunos sugerem e votam visitas de estudo a nível distrital promovendo o conhecimento regional, a inclusão e a socialização dos jovens.
|
| 10 |
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre |
- Criação de um portal "aluno" genérico, controlado pelo ME, dinâmico, de fácil acesso, interativo, onde sejam acessíveis: manuais, regulamentos, oportunidades, etc.
- Criação de aulas com conteúdos digitais de cariz social: portal das finanças, segurança social direta, utilização de IA, utilização app quotidianas, Portal Saúde.
- Promoção de escolas mais ecológicas e sustentáveis com recurso aos meios digitais, com substituição de papel, de manuais e de melhor promoção das plataformas disponíveis.
|