Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Leiria


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça
  1. Estabelecer um programa que integre no currículo escolar mais competências, como: tradutores automáticos com IA ligados a headphones, programação, robótica e cibersegurança. Parcerias tecnológicas, estágios alinhados na procura no mercado de trabalho.
  2. Criar centros tecnológicos, distritais, para dignificar o Empreendedorismo, proporcionando o acesso à tecnologia de ponta, com mentoria técnica para criar startups focadas em soluções digitais, financiadas para resolver problemas sociais e ambientais.
  3. Proporcionar o acesso a equipamentos e a bibliotecas tecnológicas com fins educativos e criativos, a alunos de famílias carenciadas, para proporcionar iguais oportunidades no acesso à tecnologia de ponta e internet de alta velocidade na educação.
2 Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande
  1. Incluir nos computadores escolares, bem como em todos os computadores disponibilizados nas escolas, os programas de simulação das calculadoras gráficas.
  2. Regulamentar o uso de Inteligência Artificial no contexto laboral e pedagógico, através de uma Carta Portuguesa Reguladora de Inteligência Artificial.
  3. Inclusão de conteúdos sobre Inteligência Artificial no Programa Nacional de Educação para a Cidadania.
3 Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
  1. Criação de uma plataforma online para partilha de informação entre alunos.
  2. Todas as escolas devem estar equipadas com material tecnológico adequado e atualizado para proveito dos alunos.
  3. Adaptações curriculares face ao desenvolvimento tecnológico.
4 Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião
  1. Criação de uma plataforma de recursos educativos nacionais gratuitos.
  2. Criação do Programa: "Preparação Digital para o Futuro".
  3. Criação de um programa de literacia digital obrigatório nas escolas, com o objetivo de capacitar os jovens para esta realidade.
5 Escola Secundária de Porto de Mós
  1. Estudo da Inteligência Artificial na cidadania- perigos relativos à desinformação gerada pelo algoritmo.
  2. Integração de um excerto de uma pesquisa realizada por IA nos exames nacionais, em formato de questão, de forma a trabalhar a capacidade de filtrar a informação fornecida e rigor científico.
  3. Integrar o uso de IA e da Realidade Virtual nas aprendizagens essenciais a partir do 1.º Ciclo e ceder às escolas o equipamento necessário a estas práticas.
6 Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria
  1. AMÁLIA NA ESCOLA - Desenvolvimento de um programa/suporte subjacente à inteligência artificial: Amália, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro na Web Summit 2024, uma ferramenta inteligente capaz de ajudar na resolução dos exames nacionais.
  2. FORMAÇÃO PARA O FUTURO - Criação de disciplinas alusivas à IA e integração de tecnologias imersivas (realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outras tecnologias avançadas no currículo e no ambiente escolar.
  3. INCENTIVO CRIATIVO - Criação de um espaço de debate que oferece uma alternativa ao uso excessivo do mundo digital e que convida os alunos a explorar e partilhar as suas ideias de forma livre, criativa e colaborativa.
7 Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos
  1. Abolição da realização de Exames Nacionais e Provas ModA em formato digital
  2. Projeto de intercâmbio regional no âmbito da disciplina de TIC
  3. Melhoria do acesso de alunos com necessidades educativas especiais a dispositivos equipados com programas lúdicos adaptados à sua condição, bem como criação de mais CRTIC para a Educação Especial no Alentejo interior.
8 Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria
  1. Promoção de um concurso escolar dedicado às novas tecnologias digitais onde os alunos são desafiados a criar e apresentar soluções tecnológicas inovadoras para a resolução de problemas do quotidiano na escola e/ou na comunidade.
  2. Criação de um espaço “Partilha-te sem rede” nas escolas, de desconexão digital, onde o uso de equipamentos eletrónicos seria desaconselhado e onde através de iniciativas diversas se incentivaria o contacto pessoal e a criação de laços interpessoais.
  3. Introdução de uma disciplina opcional ou área disciplinar/temática destinada à literacia digital, no 12º ano, focada em promover competências transversais essenciais, como o pensamento crítico e a responsabilidade digital.
9 Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
  1. Promover uma rede de bibliotecas digitais escolares.
  2. Promover atividades didáticas digitais.
  3. Promover palestras sobre a cidadania digital.
10 Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça
  1. Implementação de uma disciplina de TIC obrigatória para o Ensino Secundário sobre Inteligência Artificial e Cibersegurança.
  2. Implementação de formação obrigatória para professores sobre Inteligência Artificial e Cibersegurança.
  3. -
11 Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande
  1. Adoção de manuais digitais com o objetivo de proporcionar aos alunos, acesso completo e gratuito a todo material de suporte educativo.
  2. Garantir a Qualidade das Redes Wifi e atualizar os laboratórios com recursos tecnológicos avançados para facilitar uma aprendizagem prática. Implementar nas escolas redes distintas , para serviços administrativos e pedagógicos, outra para alunos
  3. Intervenção nos suportes digitais dos sites oficiais do estado que oferecem serviços, particularmente aos jovens, ( ex: portal das matriculas e exames) de modo a que se tornem mais funcionais, intuitivos e acessíveis a todos.
12 Instituto Educativo do Juncal
  1. Alteração dos conteúdos pedagógicos da disciplina de TIC, com a inclusão do ensino da utilização segura das diversas ferramentas de Inteligência Artificial e Educação Digital, fact-checking entre outras ferramentas
  2. Programa ecológico de disponibilização aos alunos de manuais digitais em dispositivos eletrónicos (sem acesso à internet), atualizados anualmente nas escolas, com conteúdos pedagógicos de algumas disciplinas (exceto Português e Matemática).
  3. .
13 Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande
  1. Criação de uma disciplina de preparação para o futuro-gestão pessoal e economia digital e reformular o programa de tecnologias da informação e comunicação (tic)
  2. Melhoria da internet da minedu e o financiamento de equipamentos digitais, manutenção dos cabos e tomadas necessárias para o desempenho dos equipamentos digitais.
  3. Desenvolvimento de uma aplicação onde através da inteligência artificial possamos ter acesso aos programas de voluntariado ou intercâmbio espalhados pelo país para melhoria do nosso currículo
14 Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Delegação Alvaiázere
  1. Maior equidade no acesso às novas tecnologias.
  2. Reduzir a dependência digital.
  3. Melhorar a privacidade e segurança online dos jovens
15 Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
  1. Substituição de manuais escolares por e-books. Essa distribuição realizar-se-ia com caráter anual e substituiria apenas os manuais escolares. Os cadernos diários manteriam a sua configuração física.
  2. Criar uma plataforma de inteligência artificial, para fazer orientação vocacional. Essa plataforma teria como objetivo fazer um levantamento e tratamento de dados, no sentido de auxiliar e não substituir os psicólogos.
  3. Atualização e melhoria do equipamento informático e digital nas escolas. Este plano teria como ponto de partida um levantamento do equipamento já existente, com o objetivo de dar prioridade às escolas mais carenciadas.
16 Escola Técnica Empresarial do Oeste
  1. Criação de uma "Plataforma Nacional de Desenvolvimento de Competências para Jovens - PNDCJ)"
  2. Apenas foi aprovado uma medida
  3. Apenas foi aprovado uma medida
17 Colégio "João de Barros"
  1. Implementação do Tema "Literacia Financeira e o Mundo Digital" nos temas de Cidadania e Desenvolvimento da Estratégia Nacional para a Cidadania.
  2. Adoção de um sistema de comprovação de idade, obrigatório a todos os utilizadores, no momento de criação de contas nas redes sociais, filtrando conteúdos inadequados a menores de 12 anos.
  3. Criação de Cadernos de Educação de Literacia Tecnológica por parte do Ministério da Educação
18 Escola Secundária de Peniche
  1. Criação de um projeto de intercâmbio entre Escolas Secundárias e Universidades. Este projeto terá várias fases, iniciando com visitas virtuais em contexto escolar e terminando num intercâmbio presencial.
  2. Promover a Literacia Digital com recurso a atividades práticas em contexto escolar, com a organização de Workshops e/ou outras modalidades.
  3. Não existe uma terceira medida.
19 Agrupamento de Escolas de Fernão do Pó, Bombarral
  1. “Fomento de Tecnologias para Inclusão e Acessibilidade”: Aquisição de equipamentos tecnológicos nas escolas para jovens portadores de deficiência e promoção da aprendizagem de habilidades digitais de modo a garantir a equidade no ensino.
  2. Criação de espaços auto suficientes, direcionados ao estudo e ao convívio entre jovens, onde a tecnologia e a ecologia estejam em comunhão, privilegiando o uso de energias renováveis.
  3. Organização de um concurso, no ensino secundário, para o tema das novas tecnologias e inteligência artificial, de nome “Incentivo à Inovação Responsável”.
20 Escola Básica e Secundária de Guia, Pombal
  1. Fortalecimento da formação continuada dos professores em tecnologias educacionais e em palestras de IA.
  2. Proporcionar aos jovens palestras e workshops intuitivos que tenham como objetivo formá-los a nível da literacia digital e cidadania digital, integrado no horário escolar.
  3. Fornecer aos alunos, de forma equiparada, kits de equipamento, tais como computadores, ratos, auriculares e cartões de acesso à internet.
21 Externato Cooperativo da Benedita
  1. Proporcionar ações de informação e sensibilização com vista à implementação de IA no ensino e na aprendizagem.
  2. Promover a Educação Digital e o Pensamento Crítico.
  3. Garantir infraestruturas tecnológicas adequadas nas Escolas.
22 Agrupamento de Escolas de Batalha
  1. Criação de um dia anual dedicado à desconexão das tecnologias, no qual seriam priorizadas atividades físicas e outras que promovam a interação humana e a saúde mental.
  2. Introdução da temática da IA no programa da disciplina de TIC, dando, assim, a conhecer aos alunos o funcionamento da mesma, de forma a promover o seu uso correto e equilibrado.
  3. Implementação de um programa de formação contínua no âmbito do uso das tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, com foco nos Encarregados de Educação, Professores, Educadores e Pessoal Não Docente.
23 Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça
  1. Incentivo à inovação tecnológica, onde através de trabalhos de pesquisa postos em prática, utilizando ferramentas tecnológicas, os alunos desenvolvam projetos com base na sua área de aprendizagem, que possam ser apresentados em feiras escolares.
  2. Regulamentação e penalização legal do uso de Deepfakes não consentido, considerando o aumento de Deepporns, uma vez que a legislação portuguesa não abrange a penalização legal da manipulação de imagens por Inteligência Artificial.
  3. Implementação de salas de Snoezelen gratuitas nas bibliotecas municipais, promovendo relaxamento por estímulos sensoriais. Equipadas com IA e sensores biométricos, adaptar-se-iam às necessidades individuais, promovendo acessibilidade e inclusão.
24 Agrupamento de Escolas de Alvaiázere
  1. Melhorar a qualidade dos serviços de Internet de alta velocidade e infraestruturas wi-fi. De forma a rentabilizar os equipamentos e contribuir para a melhoria da aprendizagem é necessária eficácia e eficiência na qualidade da s redes de internet.
  2. Tecnologia acessível para crianças e jovens, tendo em conta a diversidade de necessidades dos alunos. Apoio a nível da segurança digital, software inclusivo e conteúdo multilingue a nível de serviços escolares (alunos migrantes).
  3. Formação de professores em competências digitais. Capacitar os professores a utilizar tecnologias de forma mais produtiva, apelativa e eficaz, com vista à melhoria da aprendizagem dos alunos.
25 Agrupamento de Escolas de Pombal
  1. Palestras sobre a Educação Digital
  2. Debates Escolares "O lado bom e o lado mau da Tecnologia"
  3. Concurso escolar "Inovação Tecnológica"
26 Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
  1. Apoio à investigação de Inteligência Artificial (IA) como forma de detetar desinformação, partindo do financiamento a universidades e centros de inovação para desenvolver algoritmos de IA que identifiquem padrões de “fakenews” em tempo real.
  2. Investimento em extensão de fibra ótica de modo que as zonas rurais tenham as mesmas oportunidades tecnológicas que as zonas urbanas.
  3. Digitalização de partes do Serviço Nacional de Saúde, como a doação de sangue e consultas de psicologia, de forma a tornar os processos mais ágeis e acessíveis, garantindo maior eficiência, redução de custos e melhor acompanhamento dos utentes.
27 Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal
  1. Realização de aulas e workshops alusivos à temática da segurança e privacidade online.
  2. Criação de uma aplicação de âmbito escolar integrada, que permita abordar diversos assuntos escolares, num só local, permitindo a desburocratização do sistema.
  3. Criação de experiências virtuais que permitam aos alunos conhecerem as diferentes ofertas de Escolas e Universidades.
28 Escola Básica e Secundária Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria
  1. Sensibilização de alunos e docentes para o uso da inteligência artificial, das compras online, das tecnologias (redes sociais, segurança, bullying), perigos da desinformação, e ajudar os jovens a desenvolver capacidades tecnológicas – salas, clubes
  2. Formação parental obrigatória e de pessoas que trabalham com crianças e jovens (assistentes operacionais, com vista a melhorarem competências relativas à educação para o uso das tecnologias e evitar crianças desde pequenas fiquem agarradas aos écrans
  3. Aprofundar o uso de tecnologias na educação, apetrechando escolas com acesso à internet com maior banda de rede para possibilitar o trabalho simultâneo de várias turmas, apetrechar ainda com mais esquipamentos, materiais e espaços para tempos livres
29 Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha
  1. Atualização das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Aplicações Informáticas B e de Oficina Multimédia B, destacando-se questões como a Inteligência Artificial e abordando-se temas como a literacia política e a sua presença no meio digital.
  2. Aumentar o financiamento dos clubes de atividades extracurriculares ligados às tecnologias, para os alunos participantes poderem aceder a equipamentos de qualidade e não terem custos financeiros relacionados com competições e encontros.
  3. Realizar nas escolas, a nível nacional, oficinas de curta duração sobre as novas tecnologias, dinamizadas por membros da comunidade escolar qualificados nesse domínio; tais oficinas serão dirigidas a toda a comunidade escolar.
30 Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Sede
  1. A utilização da realidade virtual (VR) como ferramenta pedagógica nas escolas, através de projeções interativas, com o objetivo de melhorar o envolvimento dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos.
  2. A Criação da Plataforma SchoolTok, inspirada no formato dinâmico do TikTok, pretende ser uma rede social educativa, que combina diversão e aprendizagem, onde alunos e professores poderão partilhar vídeos curtos de caracter pedagógico e criativo.
  3. Desenvolvimento de leis que regulem o uso e aplicação da inteligência artificial (IA), promovendo desta forma as suas potencialidades e diminuindo os seus riscos e perigos.