Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Aveiro


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento Escolas José Estêvão, Aveiro
  1. Criação e incentivo ao uso de um software com fins educativos, onde os alunos possam consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula, utilizando a inteligência artificial de forma responsável e respeitando limites éticos.
  2. Utilização da realidade virtual e realidade aumentada como método de ensino e pesquisa de forma a testar cenários hipotéticos com a mesma vivência de uma situação real.
  3. Oferta de incentivos fiscais e subsídios com o intuito de promover a criação e desenvolvimento de start-ups lideradas por jovens em áreas tecnológicas, fomentando a inovação, a criatividade e o espírito crítico.
2 Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo
  1. Melhorar as condições tecnológicas escolares.
  2. Promover a diversificação das atividades de sala de aula através do uso de diferentes programas tecnológicos.
  3. Promoção de uma saúde digital equilibrada.
3 Agrupamento de Escolas de Ílhavo
  1. App eHealth Escolar. Criação de uma aplicação onde alunos, docentes e não docentes consigam ter acesso a formas e estratégias para ajudar a comunidade escolar. Nesta App estariam incluídos problemas de saúde física e outros problemas.
  2. Fórum de desmistificação do acesso aos conteúdos digitais.Criar uma plataforma de acesso dos agentes educativos, onde se poderiam colocar questões com o uso dos meios digitais e criar uma bolsa de recursos/pessoas dentro da comunidade civil.
  3. Proposta de apadrinhamento local entre os jovens da comunidade escolar e as pequenas unidades económicas locais, comerciais e agrícolas. Ajuda às comunidades económicas locais e obtenção de experiências de vida com estes.
4 Escola Secundária de Arouca
  1. Criação de uma plataforma digital para esclarecimento de dúvidas e para a partilha de resumos e outros materiais entre alunos. Esta plataforma estaria dividida por anos de escolaridade, disciplinas e teria a supervisão de professores.
  2. Implementação de uma sessão mensal de cinema nas escolas.
  3. Organização de torneios de videojogos / competições entre turmas, com fins solidários.
5 Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro
  1. - Melhoria das condições digitais das escolas.
  2. - Reformulação do programa escolar para adaptar os jovens às necessidades do presente, tendo em conta a evolução tecnológica.
  3. - Substituição dos manuais físicos para manuais digitais para os alunos do secundário.
6 Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira
  1. Desenvolvimento de uma aplicação orientada por docentes, com acesso a recursos digitais, como jogos e vídeos e com um fórum de dúvidas, que tornem o processo de aprendizagem mais cativante.
  2. Organização de palestras com profissionais de áreas tecnológicas, trazendo as profissões do futuro aos jovens e motivando-os a segui-las.
  3. Criação de uma plataforma digital que ajude os jovens a tirar partido das novas tecnologias na sua vida prática.
7 Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar
  1. Monitorização anual da saúde mental dos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário, bem como do tempo dedicado por estes ao uso das tecnologias.
  2. Introdução de uma disciplina opcional no currículo escolar dos alunos, voltada para o desenvolvimento de projetos- turma, com foco na área tecnológica.
  3. Reestruturação dos programas da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, alargando-a também ao Ensino Secundário.
8 Escola Profissional ADJ - Academia de Desporto da Jobra
  1. Organização de sessões de sensibilização aos Encarregados de Educação, sobre temas como as redes sociais, os perigos da internet, comportamentos aditivos, entre outros, ajustados à faixa etária dos seus educandos.
  2. Promover formações extracurriculares certificadas sobre as tecnologias mais utilizadas no mercado de trabalho.
  3. Implementação e fortalecimento de medidas de apoio destinadas a alunos com deficiência, assegurando que, durante todo o seu percurso escolar, lhes sejam fornecidos materiais e dispositivos tecnológicos adaptados às suas necessidades específicas.
9 Escola Profissional de Aveiro
  1. Garantir a igualdade de acesso às novas tecnologias.
  2. Unidade de Inovação e Prevenção contra incêndios: tecnologia para prevenir, monitorizar e combater incêndios protegendo a vida e o ambiente.
  3. Idosos na Internet: Um projeto para ajudar idosos a utilizar a Internet (gestão de saúde, conexão social, acesso a conta bancária).
10 Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
  1. Criar conselhos de jovens para promover boas práticas online e discutir questões de cidadania digital.
  2. Realização de workshops em parceria com empresas da área das novas tecnologias, de modo a desenvolver e capacitar a comunidade escolar para os benefícios e constrangimentos da Inteligência Artificial.
  3. Reestruturação da disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no âmbito da literacia digital, adequando-a aos desafios da atualidade.
11 Escola Secundária Júlio Dinis, Ovar
  1. Reativação de Kit digital a todos os alunos.
  2. Considerar crime público a exposição sem consentimento, de imagens e vídeos, principalmente de foro intimo.
  3. Existência de uma disciplina opcional em todos os níveis de ensino relativamente às Novas Tecnologias.
12 Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira
  1. Estabelecimento de protocolos com empresas de serviços de rede digital que, através de isenção fiscal, forneçam à população acesso à Internet gratuita e de qualidade, bem como aos kits digitais dos alunos.
  2. Criação de um projeto-piloto de implementação de plataformas digitais e jogos interativos, com integração de realidade aumentada e inteligência artificial, que promovam o uso responsável das novas tecnologias e a inclusão dos alunos no ambiente escolar.
  3. Criação de um Plano Nacional de Literacia Digital que promova esta literacia no currículo, bem como o financiamento de ações de capacitação contínua de docentes e alunos, visando tornar mais acessíveis os conhecimentos associados à novas tecnologias.
13 Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
  1. Garantir a oferta de tecnologias assistidas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades no meio educativo.
  2. Implementação de laboratórios tecnológicos itinerantes, para a promoção de competências digitais, em escolas localizadas em zonas rurais ou outras geograficamente desfavorecidas, de forma a reduzir as desigualdades no acesso às Novas Tecnologias.
  3. Estabelecimento de parcerias entre o Ensino Secundário, as empresas tecnológicas e a comunidade escolar, com estágios e workshops orientados por profissionais, promovendo a literacia digital e preparando os alunos para os desafios tecnológicos.
14 Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
  1. Melhorar as competências digitais através da promoção da utilização de equipamentos tecnológicos em ambiente escolar;
  2. Palestras interativas com recurso a inquéritos digitais sobre a utilização benéfica de equipamentos digitais em contexto de sala de aula;
  3. Promover alternativas ao uso dos telemóveis, incentivando a realização de atividades lúdicas nos intervalos de maior duração.
15 Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira
  1. Instituir um plano de capacitação tecnológica de forma a desenvolver várias ferramentas que capacitem os jovens em diferentes áreas.
  2. Implementar um programa nacional no currículo escolar que integre o ensino de programação coding for all e desenvolva competências digitais através de uma abordagem modular com progressão por níveis de dificuldade e integração de projetos práticos.
  3. Criar centros comunitários que promovam a capacitação digital.
16 Escola Secundária de Estarreja
  1. Integrar a questão do “uso das redes sociais “no currículo dos alunos do ensino básico e secundário, no âmbito da cidadania digital de modo a promover um uso lúcido, esclarecido e humanizante deste poderoso instrumento.
  2. Treinar, alunos e professores, com orientação de profissionais, para o uso dos modelos de linguagem de inteligência artificial de modo a que possam ser utilizados de forma lícita e enriquecedora no processo de aprendizagem. (transversal )
  3. Criar um sistema/plataforma de currículos digitais formados ao longo do caminho académico dos estudantes. Os currículos seriam preenchidos pelos professores responsáveis. Assim, todos os alunos teriam acesso a um currículo completo do seu "saber".
17 Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis
  1. Reforçar a Educação Digital Avançada: Introduzir programas de educação digital mais avançados nas escolas, incluindo cursos de programação, cibersegurança e inteligência artificial.
  2. Aumentar o Apoio ao Empreendedorismo Tecnológico: Criar incubadoras e aceleradoras de startups tecnológicas vocacionadas, especificamente, para jovens empreendedores.
  3. Promover Parcerias com Empresas Tecnológicas: Estabelecer parcerias entre escolas, universidades e empresas tecnológicas para oferecer estágios, programas de formação e oportunidades de emprego para os jovens.
18 Instituto Profissional da Bairrada
  1. Formação continua para professores, especifica sobre Inteligência Artificial, de forma a tirar melhor proveito das ferramentas existentes para a sala de aula, utilizando-as para tornar a aula mais próxima da realidade dos alunos e motivando-os.
  2. Alteração do currículo da disciplina de TIC para que seja incluída e obrigatória a lecionação de Cibersegurança e aprendizagem sobre o uso correto das ferramentas de Inteligência Artificial.
  3. Maior Investimento por parte da tutela responsável em atividades lúdico-recreativas nas escolas, para que se tente abandonar o uso excessivo do telemóvel nos intervalos e horas de almoço, principalmente até ao 7.º ano e/ ou até ao 14 anos de idade.
19 Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira de Azeméis
  1. Desenvolvimento de um site online que forneça respostas a problemas de saúde simples recorrendo à IA, dando aos cidadãos informações fiáveis, reduzindo, assim, a sobrecarga sobre a linha SNS 24 e até podendo substituí-la com soluções idênticas.
  2. Implementação de um sistema de segurança inovador nas zonas mais movimentadas de áreas urbanas que, através de câmaras de vigilância e tecnologia IA, permita a deteção de transgressões e a identificação dos intervenientes.
  3. Realização de exames e provas escolares em tablets com caneta, fornecidos pelo ministério de educação, evitando a perda da escrita manual e permitindo a sua correção recorrendo a IA.
20 Agrupamento de Escolas Águeda Sul
  1. Inclusão da inteligência artificial no ensino
  2. Disponibilização gratuita de plataformas educativas
  3. Introdução de tecnologias nos serviços de psicologia e orientação escolar
21 Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação
  1. Competição tecnológica entre escolas da região de Aveiro.
  2. Reciclagem tecnológica.
  3. Palestra sobre a utilização das tecnologias nas escolas.
22 Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada
  1. Criação de um sistema que impeça a fuga de dados pessoais nas plataformas.
  2. Dinamização de ações coletivas que sensibilizem os jovens para o ciberbullying e a violência online.
  3. Implementação de sistemas de controlo nas plataformas digitais que bloqueiem o acesso e a exposição a conteúdos inapropriados.
23 Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
  1. Organizar palestras e debates, no âmbito escolar, relativas ao tema “Novas tecnologias, Oportunidades e Desafios para os Jovens”, com o objetivo de proporcionar aos alunos diferentes perspetivas acerca do assunto.
  2. Transmitir podcasts, nas aulas de direção de turma e de Cidadania e Desenvolvimento, de modo a captar a atenção dos alunos para a temática.
  3. Utilizar os laboratórios de Educação Digital (LED) para garantir que todos os alunos tenham acesso a ferramentas digitais, promovendo a inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho.
24 Agrupamento de Escolas de Murtosa
  1. “Criação de um espaço digital seguro” Promoção e desenvolvimento de estratégias para o uso responsável e consciente da inteligência artificial nas escolas, que sirvam de orientação e educação sobre segurança digital e comportamentos responsáveis.
  2. Criação de espaços para experiências tecnológicas” Criação de espaços equipados com recursos tecnológicos como computadores, kits de robótica, etc., onde os alunos possam desenvolver projetos e experiências utilizando esses meios
  3. "Inclusão dos jovens na definição de políticas digitais a nível escolar” Grupos de jovens vão formular, rever e implementar políticas de uso digital dentro da escola.
25 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  1. Implementação de novas ferramentas de ensino (Realidade Virtual, Realidade Aumentada, e Crescer+, projeto já existente) adaptadas aos progressos tecnológicos.
  2. Implementação de programas de sensibilização e formação de toda a comunidade para o uso descontrolado das tecnologias. (Tempo Ativo Tecnológico e “Para além dos Ecrãs”)
  3. Integração de novos recursos e reformulação da existente Biblioteca Nacional Digital de Portugal.
26 Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
  1. Criação de uma plataforma online, Safespace, de apoio escolar, destinada a pedidos de ajuda ou denúncia de casos de violência e/ou abuso, garantindo o anonimato, sob gestão e orientação dos serviços de psicologia escolar.
  2. Criar uma aplicação, Jovem Ativo +, com informações acerca de ações políticas, em que se desafiem os jovens a propor soluções para problemas locais, nacionais e de âmbito europeu.
  3. Programas de mentoria digital que conectem jovens a mentores experientes em diversos setores tecnológicos.
27 Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro
  1. Aumentar a eficácia dos processos burocráticos e da produtividade através da IA e Machine Learning, promovendo o investimento em (I&D) nessas tecnologias e fomentando a sua aplicação em setores estratégicos da economia e da administração pública.
  2. Desenvolver competências, no conteúdo escolar, para avaliar informação (ex: Inteligência Artificial) e identificar e combater a disseminação de fakes news, utilizando as ferramentas digitais, de forma ética e responsável.
  3. Implementar a modernização e otimização da infraestrutura digital nas escolas de todo o país e aumentar as competências digitais aos professores, de modo a promover um ambiente educativo mais inclusivo e digitalmente preparado.
28 Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Mealhada
  1. Criação de uma aplicação escolar, com um dispositivo de inteligência artificial, capaz de adequar um método de estudo específico adequado às necessidades de cada aluno/a.
  2. Criação de uma cota solidária de equipamentos digitais para alunos carenciados, com o acrescento de uma bolsa de equipamentos eletrónicos para uso no exterior das escolas.
  3. Criação de um biblioteca digital, sobretudo com livros de apoio e complemento ao estudo, com o acrescento de um acervo de materiais de estudo, de acesso livre e gratuito.
29 Escola Básica e Secundária de Anadia
  1. Introdução de um modelo educacional personalizado e interativo.
  2. Criação de mecanismos avançados de denúncia e verificação em plataformas digitais e a respetiva promoção de palestras para utilizadores.
  3. Desenvolvimento de um programa educativo que una a diversidade de interesses de toda a comunidade escolar.
30 Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis
  1. Atribuição de benefícios/incentivos fiscais a pequenas e médias empresas e a escolas pelo poder local/central e/ou entidades patronais, que, de modo cooperativo/colaborativo, fomentem a literacia digital através de projetos e programas.
  2. Promoção de Laboratórios de Inovação Tecnológica nas Empresas e Escolas, articulando os dois espaços, de modo a incentivarem-se e apoiarem-se mutuamente, satisfazendo as necessidades de ambos os setores.
  3. Implementação e promoção de um sistema de certificação de qualidade para Apps e Jogos Educacionais.
31 Escola Secundária de Vagos
  1. “Cheque-Imprensa”, que possibilite a qualquer jovem a subscrição digital de um jornal nacional, assegurando o acesso a um jornalismo isento, rigoroso e de qualidade e procurando reduzir a disseminação de fake news.
  2. Aplicação de Português Língua Não Materna que, por meio de diferentes recursos digitais, como vídeos, áudios, eBooks e quizzes, estimule o apropriamento da língua portuguesa por parte dos jovens estrangeiros que estudam no nosso País.
  3. Desenvolver um site no qual os jovens possam colocar as suas dúvidas, deixar as suas sugestões e fazer simulações no âmbito da Literacia Financeira, preparando-os, assim, para os desafios do futuro.
32 Instituto Duarte Lemos
  1. Criação de apoios para o desenvolvimento de aplicações para ensino personalizado que incluam o acesso a experiências educativas a partir da Realidade Virtual e Inteligência Artificial.
  2. Implementação de dias de “Desintoxicação Digital” como parte da organização do Calendário Escolar a definir pelas escolas.
  3. Criação de uma plataforma online de apoio emocional e partilha entre estudantes com orientação técnica especializada de psicólogos.
33 Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
  1. Aplicação da Inteligência Artificial no diagnóstico vocacional e na certificação de websites fidedignos para uso educacional.
  2. Implementação de um sistema digital e de reconhecimento (identificação biométrica lofoscópica).
  3. Criação de uma aplicação facilitadora de integração na comunidade escolar e de acesso e auxílio a trâmites burocráticos.
34 Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
  1. Plataforma Nacional Digital para Informação Escolar - criação de uma plataforma digital nacional centralizada, que reúna todas as informações escolares essenciais, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente do percurso académico dos alunos.
  2. Realidade Virtual e Aumentada na Educação - integração de tecnologia de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) no ensino, proporcionando experiências educativas inovadoras e interativas.
  3. Inclusão Digital e Acesso Universal à Tecnologia - garantir que a digitalização do ensino beneficie todos os alunos, promovendo a equidade no acesso à tecnologia.