Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Odemira
  1. Melhorar a Internet.
  2. Criar uma Rádio Escolar.
  3. Criar acordos com a Microsoft / Escola Virtual/ Leya.
2 Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba
  1. 1. Utilizar a inteligência artificial, da realidade aumentada e virtual nas escolas, de modo a criar experiências de aprendizagem imersivas e personalizadas para os alunos.
  2. 2. Capacitar Professores: Oferecer formação contínua aos docentes para que possam integrar novas tecnologias no ensino.
  3. Criar campanhas nacionais sobre segurança online, criar canais de denúncia e oferta de suporte psicológico para os jovens vitimas de crimes digitais.
3 Agrupamento de Escolas de São Teotónio
  1. Instalar um Laboratório de Novas Tecnologias nas escolas para incentivar as aprendizagens.
  2. Melhorar a capacidade e qualidade da Internet e equipamentos nas escolas.
  3. Substituir a disciplina de TIC por outra, com maior carga horária, nomeada “Novas Tecnologias”.
4 Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura
  1. Aumentar o sinal de rede nas regiões do interior do país, para que deste modo essa população esteja ao mesmo nível tecnológico das regiões do litoral.
  2. Formar professores em ferramentas digitais mais atrativas para um ensino mais inovador.
  3. Destinar no orçamento geral do estado uma verba para melhorar a literacia digital de jovens e adultos
5 Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo
  1. Desenvolver questionários digitais para avaliar a saúde mental de crianças e jovens no início do ciclo escolar.
  2. Formar (professores e alunos) na utilização da Inteligência Artificial em contexto educativo.
  3. Criar mecanismos de deteção e penalização da divulgação de notícias falsas ("fake news"), sobretudo em períodos eleitorais.
6 Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira
  1. Criar uma aplicação digital que possibilite aos alunos estrangeiros a tradução simultânea de aulas e manuais escolares.
  2. Criar o prémio “Empreendedor Digital” para jovens que desenvolvam projetos inovadores na área das novas tecnologias.
  3. Garantir acesso a internet de qualidade e a equipamentos tecnológicos para todas as escolas e jovens, especialmente nas zonas rurais e desfavorecidas.
7 Escola Básica e Secundária de Ourique
  1. Promover a utilização de óculos de realidade virtual nas aulas, com imagens e vídeos interativos sobre conteúdos das várias disciplinas, para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico.
  2. Implementar programas de formação contínua para professores sobre o uso eficaz da tecnologia nas aulas, incluindo novas ferramentas educacionais e metodologias inovadoras e criativas.
  3. Instalar nas escolas um Balcão Virtual que permita aceder ao GIAE (ou outro programa do género consoante a realidade de cada escola), que possibilite a aquisição autónoma das senhas, consultar a ementa, carregar cartão, consultar o horário, etc.
8 Escola Secundária de Serpa
  1. Melhorar, por parte do Governo, a rede de internet para assegurar um acesso de qualidade aos cidadãos em todo território nacional.
  2. Reforçar, por parte do Governo, a sua rede de cibersegurança nacional com meios técnicos e humanos para melhorar a segurança nas redes dos seus cidadãos.
  3. Incluir, por parte do Governo, no currículo das disciplinas obrigatórias, conteúdos relacionados com segurança e privacidade online, IA e novas tecnologias.
9 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Fomentar o uso de tablets nas escolas.
  2. Garantir a sustentabilidade digital.
  3. Promover o acesso a consultas digitais de forma gratuita.
10 Escola Básica Dr. Manuel Brito Camacho, Aljustrel
  1. Criar plataformas de apoio, online e gratuitas, para combater o impacto do uso das tecnologias, na saúde mental e isolamento digital.
  2. Criar iniciativas que fomentem a inovação e o empreendedorismo tecnológico, entre os jovens.
  3. Incluir conteúdos de literacia digital nos currículos escolares.
11 Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa
  1. Criar um Clube de Tecnologias e Comunicação Digital.
  2. Melhorar e atualizar as tecnologias e equipamentos da escola.
  3. Promover workshops sobre tecnologias e comunicação digital na escola para a comunidade.
12 Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho, Almodôvar
  1. Melhorar as condições tecnológicas da escola, estabelecendo protocolos de cooperação com entidades locais.
  2. Expandir a literacia digital na comunidade escolar (realização pelos alunos de sessões de literacia digital para comunidade sénior e infantil).
  3. Sensibilizar a comunidade escolar acerca do uso e perigos das novas tecnologias com recurso a equipamentos do Projeto LED (Laboratórios de Educação Digital).
13 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. Promover nas escolas palestras e workshops, envolvendo toda a comunidade educativa sobre os efeitos do uso excessivo das tecnologias, na saúde mental dos jovens, tornando-as ferramentas úteis e não prejudiciais.
  2. Criar conteúdos de educação digital, tratando temas como cidadania digital, cyberbullying, privacidade, desinformação e desenvolvimento de competências tecnológicas, a serem lecionados de forma transversal, envolvendo todas as disciplinas.
  3. Criar concursos/prémios, ao nível escolar, que incentivem os jovens a desenvolver boas práticas do uso das tecnologias, sendo exemplo de partilha para outros jovens.
14 Escola Secundária de Moura
  1. Criar Bibliotecas Digitais.
  2. Implementar uma aplicação informática com um sinal de bloqueio de aparelhos móveis dentro das salas de aulas.
  3. Criar uma aplicação que detete, com ajuda da IA, os problemas de cada aluno ao nível das aprendizagens, e desta forma, elaborar, planos personalizados de ensino.