Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Criação de legislação para a proibição de uso de meios tecnológicos pessoais em contexto escolar.
  2. Utilização de meios tecnológicos em contexto escolar só deveriam ser utilizados com supervisão dos docentes e com fins didático-pedagógicos e com equipamentos da escola.
  3. Criação de mais salas de convívio para promover atividades que não façam uso dos meios tecnológicos.
2 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Instalação de internet rápida e eficiente para pesquisas, facilitando o trabalho e estudo.
  2. Organizar e produzir - com agendas digitais e ferramentas como o Google Drive, para organização do estudo, horários, avaliações e trabalhos com desenvolvimento de competências tecnológicas.
  3. Estabelecer uma ligação com o mundo - aprender sobre outras culturas, fazer cursos on-line e conhecer pessoas de diferentes partes do mundo.
3 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Melhoria do acesso e velocidade da internet na escola.
  2. Atualização de equipamentos e software informático na escola.
  3. Implementar tablets que substituam os manuais escolares.
4 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Garantir o acesso generalizado a atividades lúdico-pedagógicas e de pensamento crítico/criativo de forma a promover a capacitação para avaliar as informações disponibilizadas online.
  2. Promover sessões de sensibilização e consultas com psicólogos, nas escolas, com o objetivo de incentivar um uso saudável e equilibrado das tecnologias.
  3. Promover o convívio e conversas entre gerações sem recorrer constantemente às tecnologias.
5 Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Transformar salas de aula em ambientes gamificados de acesso igualitário, com tablets sincronizados e jogos educativos alinhados com o currículo, garantindo formação docente, parcerias tecnológicas e monitorização do progresso.
  2. Implementar robots com IA para administrar medicamentos em casos de morte medicamente assistida, garantindo supervisão médica, critérios éticos rigorosos, transparência no processo e regulação robusta da tecnologia.
  3. Criar o Dia Nacional da Tecnologia - inspirado no Dia da Defesa Nacional -, para apresentar aos jovens carreiras tecnológicas, através de workshops práticos, palestras de especialistas, visitas a empresas de inovação e acesso a programas de formação.
6 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Criação de formações dentro e fora da escola para ajudar os alunos e EE a usar a tecnologia e alertar para os seus problemas, promovendo a segurança e o bem estar.
  2. Alteração dos conteúdos de aprendizagem na disciplina de TIC e a melhoria dos equipamentos utilizados nas escolas, promovendo essencialmente o conhecimento na robótica e programação.
  3. Criação de campanhas de mobilização sobre a desinformação tecnológica e combate à mesma.
7 Agrupamento de Escolas de Murça
  1. Criar jogos saudáveis para melhorar a saúde.
  2. Promover campanhas de consciencialização sobre saúde mental utilizando a Inteligência Artificial.
  3. Limitar o uso das tecnologias de informação e comunicação.
8 Escola Básica de Cerva, Ribeira de Pena
  1. Criar espaços de consciencialização para pais e encarregados de educação sobre as consequências do uso excessivo dos telemóveis por parte das crianças.
  2. Proibição do uso dos telemóveis até ao 2.º Ciclo.
  3. Utilização de manuais e cadernos digitais por todos os alunos.
9 Escola Básica Nadir Afonso, Chaves
  1. Criação de um clube de literacia digital para capacitar todos os elementos da comunidade.
  2. Criar aulas ramificadas, que permitisse promover uma maior interação entre alunos e trabalho colaborativo.
  3. Investir na acessibilidade digital para potenciar recursos técnicos e apoios especializados.
10 Escola Básica de Vidago, Chaves
  1. Disponibilizar rede e pontos de internet acessíveis e gratuitos em todas as aldeias, vilas e cidades.
  2. Disponibilizar os recursos da Escola Virtual ou de outras plataformas equivalentes gratuitamente a todos os alunos.
  3. Todas as disciplinas devem ter, pelo menos uma aula por mês, na sala TIC / Laboratório digital.
11 Escola Básica de Santa Marta de Penaguião
  1. Criar um Fundo Nacional de Acesso a Tecnologias, capaz de garantir um acesso universal a Internet de alta qualidade e a preços acessíveis.
  2. Criar uma Inteligência Artificial que utilize uma base de dados, na área da educação, à qual os alunos, pais/encarregados de educação e professores possam aceder gratuitamente.
  3. Constituir a 15ª Comissão Permanente da Assembleia da República, a Comissão de Ética para a Inovação e Tecnologias Emergentes.
12 Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
  1. Criação de cursos opcionais nas escolas, ligados à programação, robótica e inteligência artificial.
  2. Organização de eventos e de workshops para a apresentação/divulgação de inovações tecnológicas.
  3. Implementação de tecnologias como: software de leitura de ecrã, teclados adaptados e aplicações de IA para alunos invisuais.
13 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
  1. Utilização orientada de smartphones como ferramenta pedagógica.
  2. Implementar um programa de educação tecnológica multidisciplinar.
  3. Capacitar os professores.
14 Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves
  1. Investir em métodos de ensino mais interativos que mantenham os alunos focados para reduzir a tentação de usar o telemóvel.
  2. Promover a educação digital dos alunos, consciencializando-os para a utilização responsável da tecnologia e dos efeitos do uso excessivo do telemóvel.
  3. Envolver os alunos na discussão sobre o uso do telemóvel e na procura de sugestões que possam ajudá-los a comprometerem-se com a redução da sua utilização.
15 Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre
  1. Contratualizar (o Estado) com as operadoras de telecomunicações uma cobertura de rede de internet (Wifi) uniforme em todo o território nacional
  2. Aumentar, no âmbito do currículo nacional, a carga horária de disciplinas ligadas às tecnologias digitais de informação e comunicação.
  3. ----