Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Guarda


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso
  1. Criar um real percurso alternativo para a alunos com «dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que exigem recursos especializados de apoio à aprendizagem e à inclusão de modo a que os alunos abrangidos possam efetivamente adquirir uma verdadeira autonomia para o seu futuro.
  2. Garantir na nossa escola diversificada que todos os alunos, independentemente da sua área de residência e escola, tenham acesso às mesmas oportunidades no que diz respeito às escolhas de disciplinas, sem ficarem condicionados a um número mínimo de alunos para que a frequência seja permitida.
  3. Integrar na avaliação final dos alunos do ensino secundário uma percentagem (10%) para as capacidades e atitudes desenvolvidas no âmbito das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
2 Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira
  1. Criação de um canal de comunicação multímodo: uma plataforma online para recolher as propostas de melhoria, a disponibilização de FAQ’s sobre a Escola e outras informações não pessoais, às quais a comunidade escolar tenha acesso, e disponibilização de uma caixa física onde sejam depositadas sugestões anónimas p/ melhorar o funcionamento do AE. As sugestões seriam triadas por um grupo específico de alunos (por exemplo, a A. de Estudantes) e, depois, debatidas em C. Pedagógico e p/ Direção.
  2. Fomentar, nos alunos, o aumento da colaboração na realização de tarefas escolares de organização, higienização ou concretização de atividades (definidas pelo CP/DE em função do funcionamento de cada AE e da maturidade discente, monitorizadas p. Assistentes Operacionais), que potenciem a assimilação da noção de deveres cívicos e a consolidação de valores como o respeito p/ outros e p/ bens públicos e a interajuda, para transformar a Comunidade Educativa numa democracia de direitos e deveres.
  3. Introdução de uma medida que visa a representação proporcional da comunidade escolar na Associação de Estudantes dos AE/ENA: o número de alunos de cada lista candidata à Associação de Estudantes seria proporcional ao da comunidade escolar em sexo, grupos étnicos e alunos imigrantes / estrangeiros, tendo como objetivo supremo ajudar na integração dos discentes oriundos de outros países e/ou de outras culturas.
3 Agrupamento de Escolas de Gouveia
  1. A Associação de Estudantes deve ter um papel mais ativo, assumindo com responsabilidade os votos que recebe dos alunos e, por isso, conceber um Plano Anual de Atividades de natureza cultural, pedagógica e recreativa que motivem e envolvam toda a comunidade educativa.
  2. O reconhecimento e valorização dos membros da comunidade educativa (alunos, pessoal docente e não docente) com a criação de condições que lhes permitam o desenvolvimento de diversas atividades extracurriculares que promovam o envolvimento e participação de todos em regime de voluntariado.
  3. A criação de parcerias entre escola, Município e tecido empresarial, no sentido, por um lado, da partilha de conhecimentos e responsabilidades e, por outro, do aproveitamento dos recursos e possibilidades educativas que cada um possa oferecer.
4 Escola Secundária de Pinhel
  1. O financiamento das escolas deve ser feito de acordo com as necessidades específicas de cada instituição.
  2. Garantir uma efetiva inclusão de estudantes com necessidades, proporcionando os recursos adequados, nomeadamente professores e técnicos especializados.
  3. Implementação de uma semana para a promoção da diversidade cultural das diferentes nacionalidades e etnias, patentes nas nossas escolas.
5 Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda
  1. Implementação do ensino profissional a partir do 7.º ano.
  2. Alargamento da docência de literacia financeira no ensino secundário com carácter obrigatório.
  3. Criação de outras condições e integração de alunos estrangeiros no sistema de ensino português.
6 Escola Básica e Secundária de Manteigas
  1. Criação de um círculo "uninacional" onde fossem contabilizados os votos que não serviram para eleger deputados nos seus círculos eleitorais (sobretudo nas localidades menos populacionais), e, assim seriam contabilizados todos os votos.
  2. Ter direito a exercer o voto aos 16 anos de idade.
  3. Propor uma jornada cultural, proporcionada pela escola, que leve os alunos a locais históricos relacionados com 25 de Abril.
7 Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
  1. Instituir um novo órgão nas escolas denominado “Assembleia de Delegados”, para permitir que os alunos consigam discutir/analisar de forma mais direta e objetiva os problemas inerentes à vida escolar e eleger, no seio deste novo órgão, um delegado do ensino secundário para pertencer ao Conselho Pedagógico, com direito a voto de forma a defender os interesses dos alunos.
  2. Adaptar o currículo de português e inglês, tornando os seus conteúdos /aprendizagens essenciais mais específicas e relacionados com cada curso.
  3. Diminuição da carga horária total no ensino secundário e evitar a existência de mais de dois tempos letivos (de 50 minutos) seguidos na mesma disciplina.
8 Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida
  1. Aumentar o investimento nas escolas, direcionando-o à renovação de instalações escolares e à aquisição de mais materiais tecnológicos, de mais qualidade, proporcionando de forma equitativa a distribuição dos mesmos.
  2. Criar um espaço físico, com vista a promover reuniões/encontros com os alunos e respetivas famílias, sobre a discriminação em contexto escolar, com atividades práticas e reflexivas.
  3. Proporcionar workshops/debates sobre Democracia, disponíveis em podcasts com o objectivo de desenvolver o espírito crítico dos alunos.
9 Escola Básica e Secundária de Mêda
  1. Maior investimento na escola pública.
  2. Revisão das carreiras de pessoal docente e não docente.
  3. Criação/promoção de parcerias entre a escola e outras instituições.
10 Escola Básica e Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
  1. Aumentar o financiamento na escola pública: é necessário investir em melhores infraestruturas, mais professores, mais psicólogos e turmas com menos alunos.
  2. Existe uma necessidade das aulas serem mais práticas, pois na linha histórica da educação, vemos que os alunos estão cada vez mais desmotivados nas aulas muito teóricas.
  3. Diminuir a carga horária (de algumas disciplinas) e criar uma disciplina de Ciências Políticas onde se abordem temas de literacia financeira e economia.
11 Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca/Aguiar da Beira
  1. Promover o processo de eleição de um parlamento escolar. Um parlamento escolar funciona como uma estrutura democrática dentro de um estabelecimento de ensino. Os alunos elegem os seus representantes, participando ativamente na gestão escolar.
  2. Realização de eventos culturais e temáticos nas escolas. Realização de eventos que celebrem a diversidade cultural, promovendo a participação de diferentes grupos na sua respetiva organização e concretização, constituindo um incentivo à integração de todos os alunos.
  3. Realização de um debate entre alunos do ensino secundário por período ou semestre. O tema do debate deve ser selecionado pelos alunos do ensino secundário, com vista a discutir assuntos do seu interesse. Todos os alunos da escola podem assistir ao debate numa sala previamente designada para a sua respetiva realização. O debate deve contribuir para o desenvolvimento de um espírito crítico e participativo nos alunos.
12 Escola Profissional de Trancoso
  1. Criar em cada escola/agrupamento um gabinete escolar específico e direcionado para identificar, denunciar e gerir todas as situações de discriminação que ocorram dentro do universo escolar.
  2. Reservar, nas Assembleias Municipais de cada Município, um espaço obrigatório para intervenção e participação das escolas/agrupamentos, enquanto agentes que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e económico de cada Município.
  3. Diminuir o número de alunos por turma para mais facilmente permitir a total integração dos imigrantes.
13 Instituto de Gouveia - Escola Profissional - Lda
  1. Que se implementem, revejam e melhorem as acessibilidades nos espaços escolares, em ordem a possibilitar uma melhoria na mobilidade das pessoas (Alunos, Funcionários e Professores) portadoras de deficiência física;
  2. Que se providencie a existência, em cada Escola, de um gabinete permanente de psicologia com um número de profissionais que consiga responder às necessidades de cada comunidade escolar;
  3. Que se garanta uma maior segurança nos estabelecimentos de ensino sustentada num corpo adequado de auxiliares de ação educativa.
14 Escola Secundária de Seia
  1. Eleição do(a) Diretor(a) dos agrupamento de escolas por uma assembleia eleitoral composta por todos os docentes, não docentes e alunos do Ensino Secundário e por dois representantes dos pais/EE de cada turma.
  2. Nos Ensinos Básico e Secundário, nas disciplinas de Português, Desenvolvimento e Cidadania e Filosofia/Área de Integração, tratamento do tema 'Cidadania e Informação Digital', promovendo a informação, o espírito crítico e a liberdade de expressão consciente e responsável em ambiente digital.
  3. (Re)introduzir os representantes dos alunos e dos pais nos Conselhos Pedagógicos dos agrupamentos de escolas visto que é um órgão com poder deliberativo onde se tomam muitas decisões importantes.
15 Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
  1. Atualização de aprendizagens essenciais - adaptação dos currículos e critérios de avaliação às novas necessidades do mercado de trabalho a fim de diminuir o desfasamento entre a teoria e a prática;
  2. Escola de “economia circular” - criação de mais espaços verdes e hortas biológicas (produtos que seriam confecionados na cantina da escola) de forma que todos desfrutem do ar livre e de refeições mais saudáveis.
  3. Inclusão no Projeto Educativo de cada escola de estratégias que permitam acolher/integrar todos os alunos, quer através de apadrinhamento, mentorias e arte cénica e performativa (teatro, dança, música) pela de forma a promover a socialização.