Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Faro


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional Cândido Guerreiro - CIPRL
  1. Museu da Democracia - O museu vai relatar factos e períodos históricos, um espaço multimédia dotado de recursos tecnológicos de última geração e a par será desenvolvido um site com variada informação, nomeadamente: documentários, manuais, guiões de trabalho, Quiz, Fichas, etc, por ciclos de formação.
  2. Semana da Democracia - cada escola propõe um conjunto de atividades com o objetivo de mobilizar os alunos para o reforçar a democracia local, aumentando o seu conhecimento e envolvimento nas políticas locais. Esta semana poderá conter diversas atividades: conferências, seminários, workshops, teatro, atividades desportivas, exposições e outras atividades.
  3. A voz dos Alunos - Será constituído por três fases:1ª reunião de escolas por concelho por ciclos de formação (nomeadamente 3º ciclo e Secundária), onde seriam detetados três problemas e possíveis soluções. 2ª Reunião por distritos e seriam debatidos todos os problemas e seriam escolhidos três e levados a nível nacional. Na 3º Reunião nacional onde cada distrito levaria a debate os 3 problemas, desta reunião seriam realizado um documento que seria enviado para as entidade que tutela a Educação.
2 Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Quarteira, Loulé
  1. Propor a implementação de uma avaliação quantitativa para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no ensino secundário, visando a generalização dessa prática em todo o território nacional.
  2. A finalização do ensino secundário não deveria estar sujeita à obrigatoriedade de exames finais, estes deveriam apenas constituir requisitos para a admissão ao ensino superior.
  3. Padronizar o ensino de português para estudantes estrangeiros mediante a implementação de um projeto análogo ou equivalente ao programa "All Included".
3 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão
  1. Fomentar a literacia política.
  2. Transformar a escola num local inclusivo acessível e multicultural onde todos se sintam confortáveis para participar.
  3. Incentivar e apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico em todos os alunos.
4 Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
  1. Aumentar o número de professores e outros profissionais de educação necessários para garantir um ensino melhor e mais individualizado, possibilitando o aumento da variedade dos cursos profissionais e, igualmente, as vagas dos mesmos.
  2. Promover nas escolas palestras trimestrais com o intuito de mostrar aos alunos os vários partidos políticos existentes, através de representantes dos partidos que serão convidados para irem às escolas para o efeito.
  3. Implementar projetos de integração de alunos estrangeiros de modo que adquiram conhecimentos básicos de língua portuguesa, fomentando a partilha multicultural.
5 Nobel International School Algarve
  1. Aumento da percentagem de Orçamento de Estado na Educação, de 2,9 para 4%.
  2. Reformulação do Programa Escolar.
  3. Criação de uma assembleia escolar mensal em substituição do projeto de cidadania.
6 Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos
  1. Promover inquéritos à população escolar relativamente à realidade atual da escola e às aspirações para o seu desenvolvimento. Proceder ao tratamento de dados e promover iniciativas que vão ao encontro dos resultados apurados.
  2. Convidar militares que vivenciaram o 25 Abril a virem à Escola para poderem explicar a escola antes e depois desta data, promovendo lugares de debate abertos a toda população escolar e promover workshops de preparação para ingressão na vida ativa em temas como: política, economia, finanças, com especialistas nestas áreas.
  3. Implementar disciplinas com currículos diferentes de acordo com o prosseguimento de estudos: por exemplo disciplinas como português que poderia ser adaptada à semelhança do passado (Português A e B) e Cidadania (como disciplina autónoma no 12º ano) para reforçar a ingressão na vida ativa.
7 Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro
  1. Implementação no currículo das disciplinas de Português, História e Filosofia, de obras e conhecimentos promovidos por autores do mundo lusófono e por mulheres pensadoras ao longo da história, visando atingir uma representatividade mínima de 20%.
  2. O Estado deverá promover em todas as escolas condições para que os alunos-atletas de alta competição possam usufruir de unidades ao alto rendimento.
  3. Criação de um ano zero para alunos que não compreendem a língua portuguesa, com um horário de 20 horas semanais de Português e Cultura Portuguesa, complementado com Língua Estrangeira e Educação Física.
8 Escola Secundária João de Deus, Faro
  1. Alteração da composição do Conselho Nacional de Educação visando uma maior representatividade dos estudantes dos ensinos secundário e superior, através do aumento do número de membros jovens, devendo estes ser cooptados em iniciativas como o Parlamento dos Jovens, Nós Propomos, Cimeira das Democracias, Parlamento Europeu dos Jovens, etc.
  2. Criação de um mecanismo online e/ou presencial, em cada escola secundária, visando a participação dos/as alunos/as na escolha dos temas abordados nos projetos a desenvolver pelas turmas, assim como nos assuntos a abordar em palestras, workshops, ciclos de cinema, debates, exposições, visitas de estudo, etc.
  3. Implementação de um serviço de informação e aconselhamento destinado a intercâmbios e a voluntariado.
9 Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira
  1. Clube "A Vida em Sociedade"
  2. "Inclusão: mentoria, desporto adaptado e dissuasão do bullying"
  3. "Dar voz aos alunos"- ações consultivas para auscultação da opinião dos alunos
10 Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, Albufeira
  1. Submeter todos os alunos exteriores ao sistema de ensino português a provas para testar o seu nível de proficiência de português e de conhecimento dos conteúdos lecionados em Portugal. Para o ensino secundário as disciplinas a ser testadas iriam depender do curso escolhido para prosseguimento de estudos. Se o aluno não for proficiente na língua Portuguesa será submetido a um período de aprendizagem da língua, de 6 meses ou menos e só depois deverá realizar os testes referidos.
  2. Introdução de 3 novos temas de cariz obrigatório a abordar no programa de cidadania: Organização do Estado Português; Organização da União Europeia; Introdução às diferentes ideologias políticas.
  3. Maior representatividade dos alunos nos órgãos de decisão da escola: no caso do conselho geral, um aluno representante dos cursos cientifico-humanísticos, um aluno representante dos cursos profissionais e um outro aluno representante dos cursos noturnos.
11 Escola Básica e Secundária de Albufeira
  1. Criação de um projeto experimental, promovido pelo Estado, em que as universidades aderentes incluam a análise do perfil pessoal (ex.: projetos e/ou atividades extracurriculares) na candidatura a um curso superior.
  2. Desagregação de disciplinas específicas aos cursos, permitindo a escolha individual de cada aluno, para construir o seu próprio currículo escolar.
  3. Convocação de assembleias trimestrais pela Direção ou Associação de Estudantes, destinadas a tratar dos interesses dos alunos, funcionários e professores.
12 Escola Secundária José Belchior Viegas, São Brás de Alportel
  1. Implementação de uma disciplina no currículo de Introdução à Política de forma de forma a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, análise política e compreensão dos mecanismos democráticos.
  2. Implementação de um ano Zero com vista à integração dos alunos estrangeiros, recuperação de aprendizagens e facilitar a integração de alunos estrangeiros no sistema educacional português, de forma a colmatar as barreiras linguísticas, culturais e estruturais que podem surgir.
  3. Medida não aprovada.
13 Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
  1. Dar voz aos alunos: incentivar a liberdade de expressão na comunidade escolar.
  2. Espaço escolar mais inclusivo.
  3. Cidadania Ativa
14 Escola Secundária de Loulé
  1. Criação do ano 0 para os jovens estrangeiros que ingressam no ensino Português a partir do 2º Ciclo.
  2. Reuniões Gerais de Alunos Obrigatórias dinamizadas pelos representantes dos alunos no Conselho Geral.
  3. Congresso de Associações de Estudantes.