Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Évora


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Arraiolos
  1. Adaptação das instalações escolares com vista a satisfazer as necessidades de todos os alunos.
  2. Criação de uma disciplina de transição para a vida ativa.
  3. Organização de eventos com vista a promover a diversidade cultural e os valores democráticos.
2 Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora
  1. Reforço do direito à educação pública de qualidade como um verdadeiro processo que permita alcançar a igualdade baseada na meritocracia onde a escola continuar a ser um elevador social que corrige desigualdades contribuindo para uma sociedade mais justa.
  2. Criação de uma Assembleia de Alunos, aberta à participação de todos, que identifique problemas e aponte soluções.
  3. Criação de um Clube / Projeto, frequentado de forma voluntária, com o objetivo de disponibilizar aos alunos literacia política, financeira e da informação.
3 Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
  1. Apostar na formação de professores e no incentivo para a educação.
  2. Criação de um currículo cívico
  3. Inclusão do ensino de LGP no currículo escolar.
4 Agrupamento de Escolas de Redondo
  1. Currículo flexível e interdisciplinar: propõe-se um currículo mais flexível, permitindo que os alunos escolham disciplinas com base nos seus interesses e aptidões. Promovendo uma educação mais alinhada com as preferências individuais, incentivando a participação ativa dos alunos no processo educacional inspirado em práticas inovadoras já adotadas globalmente. Estas abordagens, centradas no aluno, adaptam-se aos seus interesses, promovendo uma educação mais significativa e personalizada.
  2. Programa nacional de acolhimento a novos professores: este seria um programa abrangente de acolhimento para novos professores, oferecendo formação contínua (garantindo que os professores estejam atualizados com as melhores práticas educacionais, contribuindo para a qualidade do ensino), apoio mentor e recursos para facilitar a adaptação ao ambiente escolar (apoio psicológico, apoio financeiro, etc…). Contribuindo para a fixação de professores e melhoria na qualidade do ensino.
  3. Educação para a diversidade: implementar políticas rigorosas e ações educativas para combater o bullying e discriminação. Incluindo medidas específicas para tratar casos relacionados a origem étnica, deficiência, género, religião, orientação sexual e outras características culturais. Uma delas podendo ser a criação grupos de apoio e sensibilização dentro da escola para discutir e abordar questões relacionadas à diversidade, envolvendo alunos, professores, pais e profissionais externos.
5 Centro de Formação Profissional de Évora
  1. Redução da carga horária letiva semanal
  2. Melhoria da rede de transportes
  3. Inclusão no currículo de momentos para abordagem de temas transversais, do interesse dos aluno
6 Colégio Salesianos - Évora
  1. Tornar a carreira de professor mais atrativa, promovendo a sua estabilidade.
  2. Adaptar o processo de ensino/aprendizagem à realidade do século XXI, à era digital.
  3. Revisão do estatuto do aluno, promovendo maior participação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem.
7 Agrupamento de Escolas Severim de Faria
  1. Eleição de representantes de alunos ao Conselho Pedagógico;
  2. Criação de workshops sobre associativismo nas escolas;
  3. Criação de um meio de comunicação entre a Assembleia da República e alunos.
8 Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz
  1. Dar voz efetiva aos jovens.
  2. Criação de uma semana Cívica e Política.
  3. Implementação de programas de mentoria intercultural.
9 Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  1. Criação de um ano propedêutico para todos os alunos estrangeiros de modo a integrá-los no ensino português a nível social e cultural.
  2. Reforço do orçamento de estado para o ensino especial promovendo maior acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades cognitivas.
  3. Reservar uma percentagem na fórmula de cálculo utilizada para a entrada no ensino superior, que fomente a participação dos estudantes em projetos de cidadania ativa.
10 Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo
  1. Criação de um clube de debate.
  2. Alteração dos temas a explorar em cidadania - problemas/ questões que preocupam os jovens - equilíbrio escola, família e comunidade.
  3. Interação entre alunos - criação de tutorias (alunos secundário - básico).
11 Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
  1. Obrigatoriedade, em todos os agrupamentos escolares, na constituição de núcleos formados por alunos, professores e funcionários para a elaboração de propostas, com vista a uma participação ativa no âmbito da cidadania e inclusão.
  2. Realização de uma semana temática, a nível nacional, com atividades desportivas e didáticas que contribuam para um ambiente salutar e que fomentem o espírito democrático e inclusivo.
  3. Obrigatoriedade, em todos os agrupamentos escolares, na elaboração de um documento orientador, por forma a proporcionar uma maior intervenção e participação dos alunos no processo de tomada de decisão a nível escolar.
12 Escola Profissional da Região Alentejo (Sede)
  1. Incentivo à Diversidade Curricular na escola
  2. Participação dos estudantes na Tomada de Decisões
  3. Criar Programas de Educação para a Cidadania
13 Escola Secundária de Montemor-o-Novo
  1. Criar um grupo de professores especializado em ajudar a integrar alunos com dificuldades de aprendizagem ou interação social, tanto nas turmas como na sociedade.
  2. Adoção de ações educativas e legislativas para combater a discriminação, seja por género, etnia, raça ou qualquer outra forma, visando promover uma sociedade mais inclusiva.
  3. Integrar na matriz curricular do ensino secundário, com carga horária própria, palestras e debates sobre temas escolhidos pelos alunos.
14 Escola Secundária de Vendas Novas
  1. Fórum Cidadania e Diversidade.
  2. Educação para a Cidadania Global e Participativa.
  3. + Bolsas de Estudo.