1 |
Agrupamento de Escolas de Arraiolos |
- Adaptação das instalações escolares com vista a satisfazer as necessidades de todos os alunos.
- Criação de uma disciplina de transição para a vida ativa.
- Organização de eventos com vista a promover a diversidade cultural e os valores democráticos.
|
2 |
Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora |
- Reforço do direito à educação pública de qualidade como um verdadeiro processo que permita alcançar a igualdade baseada na meritocracia onde a escola continuar a ser um elevador social que corrige desigualdades contribuindo para uma sociedade mais justa.
- Criação de uma Assembleia de Alunos, aberta à participação de todos, que identifique problemas e aponte soluções.
- Criação de um Clube / Projeto, frequentado de forma voluntária, com o objetivo de disponibilizar aos alunos literacia política, financeira e da informação.
|
3 |
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz |
- Apostar na formação de professores e no incentivo para a educação.
- Criação de um currículo cívico
- Inclusão do ensino de LGP no currículo escolar.
|
4 |
Agrupamento de Escolas de Redondo |
- Currículo flexível e interdisciplinar: propõe-se um currículo mais flexível, permitindo que os alunos escolham disciplinas com base nos seus interesses e aptidões. Promovendo uma educação mais alinhada com as preferências individuais, incentivando a participação ativa dos alunos no processo educacional inspirado em práticas inovadoras já adotadas globalmente. Estas abordagens, centradas no aluno, adaptam-se aos seus interesses, promovendo uma educação mais significativa e personalizada.
- Programa nacional de acolhimento a novos professores: este seria um programa abrangente de acolhimento para novos professores, oferecendo formação contínua (garantindo que os professores estejam atualizados com as melhores práticas educacionais, contribuindo para a qualidade do ensino), apoio mentor e recursos para facilitar a adaptação ao ambiente escolar (apoio psicológico, apoio financeiro, etc…). Contribuindo para a fixação de professores e melhoria na qualidade do ensino.
- Educação para a diversidade: implementar políticas rigorosas e ações educativas para combater o bullying e discriminação. Incluindo medidas específicas para tratar casos relacionados a origem étnica, deficiência, género, religião, orientação sexual e outras características culturais. Uma delas podendo ser a criação grupos de apoio e sensibilização dentro da escola para discutir e abordar questões relacionadas à diversidade, envolvendo alunos, professores, pais e profissionais externos.
|
5 |
Centro de Formação Profissional de Évora |
- Redução da carga horária letiva semanal
- Melhoria da rede de transportes
- Inclusão no currículo de momentos para abordagem de temas transversais, do interesse dos aluno
|
6 |
Colégio Salesianos - Évora |
- Tornar a carreira de professor mais atrativa, promovendo a sua estabilidade.
- Adaptar o processo de ensino/aprendizagem à realidade do século XXI, à era digital.
- Revisão do estatuto do aluno, promovendo maior participação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem.
|
7 |
Agrupamento de Escolas Severim de Faria |
- Eleição de representantes de alunos ao Conselho Pedagógico;
- Criação de workshops sobre associativismo nas escolas;
- Criação de um meio de comunicação entre a Assembleia da República e alunos.
|
8 |
Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz |
- Dar voz efetiva aos jovens.
- Criação de uma semana Cívica e Política.
- Implementação de programas de mentoria intercultural.
|
9 |
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa |
- Criação de um ano propedêutico para todos os alunos estrangeiros de modo a integrá-los no ensino português a nível social e cultural.
- Reforço do orçamento de estado para o ensino especial promovendo maior acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades cognitivas.
- Reservar uma percentagem na fórmula de cálculo utilizada para a entrada no ensino superior, que fomente a participação dos estudantes em projetos de cidadania ativa.
|
10 |
Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo |
- Criação de um clube de debate.
- Alteração dos temas a explorar em cidadania - problemas/ questões que preocupam os jovens - equilíbrio escola, família e comunidade.
- Interação entre alunos - criação de tutorias (alunos secundário - básico).
|
11 |
Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora |
- Obrigatoriedade, em todos os agrupamentos escolares, na constituição de núcleos formados por alunos, professores e funcionários para a elaboração de propostas, com vista a uma participação ativa no âmbito da cidadania e inclusão.
- Realização de uma semana temática, a nível nacional, com atividades desportivas e didáticas que contribuam para um ambiente salutar e que fomentem o espírito democrático e inclusivo.
- Obrigatoriedade, em todos os agrupamentos escolares, na elaboração de um documento orientador, por forma a proporcionar uma maior intervenção e participação dos alunos no processo de tomada de decisão a nível escolar.
|
12 |
Escola Profissional da Região Alentejo (Sede) |
- Incentivo à Diversidade Curricular na escola
- Participação dos estudantes na Tomada de Decisões
- Criar Programas de Educação para a Cidadania
|
13 |
Escola Secundária de Montemor-o-Novo |
- Criar um grupo de professores especializado em ajudar a integrar alunos com dificuldades de aprendizagem ou interação social, tanto nas turmas como na sociedade.
- Adoção de ações educativas e legislativas para combater a discriminação, seja por género, etnia, raça ou qualquer outra forma, visando promover uma sociedade mais inclusiva.
- Integrar na matriz curricular do ensino secundário, com carga horária própria, palestras e debates sobre temas escolhidos pelos alunos.
|
14 |
Escola Secundária de Vendas Novas |
- Fórum Cidadania e Diversidade.
- Educação para a Cidadania Global e Participativa.
- + Bolsas de Estudo.
|