1 |
Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova |
- Participação ativa dos alunos na escolha e consecução dos temas, atividades e projetos transversais a desenvolver.
- Desenvolvimento de projetos com parceiros da comunidade local.
- Incentivo à aplicação, mais recorrente, de serviço comunitário como medida corretiva em resposta a infrações ao Regulamento Interno, por parte do estudante.
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2 |
Escola Técnico Profissional de Cantanhede |
- Criar uma aplicação que permita a denúncia ou identificação de possíveis indivíduos em perigo de forma anónima.
- Inserir no programa curricular conteúdos de ciência política.
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3 |
Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra |
- Modificar o modelo atual de progressão de carreira de docentes, acabando com o sistema de quotas e passando a incluir uma componente atribuída pelos próprios alunos (à semelhança dos inquéritos realizados no ensino superior, incidindo na pedagogia, desempenho e gestão da disciplina lecionada, relação com os alunos, etc.), com um peso superior ao dado à avaliação do júri, tradicionalmente constituído para o efeito.
- Repensar o programa das disciplinas de História e Geografia de Portugal, do ensino básico, dando maior atenção ao 25 de Abril e aos possíveis desenvolvimentos dos seus ideais, bem como passando a analisar as temáticas de colonialismo e escravatura sob o filtro dos “valores de Abril”. Estas disciplinas devem, ainda, tornar-se em espaços abertos para a discussão de ideias, contrariando a ideia atual de “verdade científica”.
- Formalizar Cidadania e Desenvolvimento como disciplina horária no ensino secundário e reestruturar no ensino básico. Esta disciplina ocupará a totalidade do nono e décimo anos a discutir sistema político/eleitoral, ideologias políticas e meios de ação política cidadã. Bem como a implementação de espaços de debate nos novos currículos. Estes e respetivos métodos a serem obrigatórios, serão decididos por comissão independente e constituída por especialistas das ciências sociais e da educação.
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4 |
Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure |
- Realizar atividades inclusivas (lúdicas e desportivas).
- Criar uma Caixa de Sugestões/Opiniões para uma melhor integração de todos os alunos.
- Formar uma equipa que promova a integração dos novos alunos.
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5 |
Escola Básica e Secundária de Penacova |
- Valorização da diversidade, equidade e inclusão, como competências prioritárias do currículo educativo português do século XXI.
- Aumentar o valor do orçamento de Estado na educação para proteção e apoio financeiro dos alunos de cursos via ensino, garantindo-se, igualmente, a melhoria das tabelas salariais docentes para o seu imediato ingresso na carreira.
- Maior compromisso da Educação com as atuais metas da agenda (2030) da ONU e prioridades estratégicas da União Europeia, no que se refere à educação para os direitos humanos, defesa dos cidadãos, liberdades e cultura de paz e não violência.
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6 |
Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede |
- Exames opcionais no décimo primeiro e décimo segundo anos.
- Mais horas atribuídas ao estágio e aumento do subsídio para os alunos dos cursos profissionais.
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7 |
Escola Profissional Profitecla (Deleg.) |
- Reformular e intensificar as medidas disciplinares, existentes nos regulamentos internos das escolas, em relação aos comportamentos racistas, xenófobos, homofóbicos ou que configurem qualquer tipo de preconceito, levados a cabo por qualquer elemento da comunidade escolar.
- Obrigatoriedade das escolas disponibilizarem aos alunos que se encontram integrados na disciplina de Português Língua Não Materna e ao seu agregado familiar Cursos Intensivos de Português, acompanhados de atividades de acolhimento e valorização cultural, devendo também ser permitida a utilização de tradução em momentos de avaliação.
- Criação de um espaço de discussão dinamizado pelos alunos, uma vez por mês, dentro do Projeto Educativo das escolas, dentro do horário escolar.
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8 |
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz |
- Sessões de Ciência Política e Literacia Financeira, em horário letivo.
- Disponibilizar produtos de higiene íntima feminina, a partir do 2° Ciclo.
- Implementação duas vezes por semana do uso de computadores e tabletes nas aulas, de forma a dinamizar e modernizar o ensino.
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9 |
Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo |
- Reforço e criação de atividades periódicas obrigatórias, abrangentes ao terceiro ciclo e ao secundário, no âmbito de sensibilizar e educar os jovens sobre o 25 de abril, com a periodicidade mensal. Tomando como sugestões, palestras orquestradas pelos alunos, visualização de filmes relativos ao tema, debates interturmas/interescolas…
- Introduzir a disciplina de cidadania, com cariz obrigatório no Ensino Secundário, que promova o desenvolvimento, pelos alunos, de habilidades práticas para a sua vida quotidiana, nomeadamente: Literacia Financeira, Gestão de Tempo, Atualidade Política, Empreendorismo…
- Estabelecer programas de apoio ao empreendedorismo jovem, oferecendo recursos financeiros, mentorias e infraestruturas para que os estudantes possam desenvolver e implementar projetos inovadores no seu país.
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10 |
Agrupamento de Escolas da Lousã |
- Melhorar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais através de, por exemplo, visitas ocasionais das turmas à Unidade de Ensino Especial, nas quais os alunos fariam atividades em conjunto.
- Realizar ações de voluntariado (os alunos), que contribuam para a inclusão de todos.
- Implementar nas escolas a área disciplinar de “Educação Política” onde se abordaria o funcionamento das democracias, através de debates, participação nos órgãos municipais, entre outras atividades.
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11 |
Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra |
- Criação da disciplina de «Educação Cívica» para 11º e 12º anos
- Alargamento do âmbito dos subsídios de deslocação para professores
- Criação do projeto «Escolas +» para intercâmbio nacional de alunos
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12 |
Escola Secundária de Oliveira do Hospital |
- Alteração do sistema de integração inicial dos alunos estrangeiros nas escolas portuguesas.
- Reformulação dos curricula, retirando-lhes conteúdo de modo a possibilitar aprendizagens mais efetivas e mais práticas.
- Abordagem de novos domínios do programa da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
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13 |
Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra |
- Desenvolver estratégias que promovam o envolvimento e a integração de toda a comunidade escolar.
- Introdução de disciplinas obrigatórias/ opcionais, que possibilitem uma maior integração e preparação dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
- Maior investimento nos recursos físicos e humanos
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14 |
Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira |
- Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa através da melhoria das infraestruturas e da acessibilidade, nomeadamente, aos alunos com mobilidade reduzida, deficiência visual ou auditiva.
- Implementar palestras regulares (semanais ou mensais) que introduzam o universo político e financeiro aos jovens do 12º ano.
- Articular o horário letivo com estágios remunerados, em part-time, para alunos do ensino profissional.
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15 |
Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra |
- Auxílio no desenvolvimento pedagógico de alunos portadores de deficiência e incapacidades, pela realização de palestras, nas escolas, que visam entender e informar de modo a expandir o conhecimento dos docentes, alunos e assistentes operacionais sobre como lidar e conviver com indivíduos portadores de deficiências e incapacidades, preconizando-se uma reforma no que respeita ao acompanhamento destes alunos por parte de entidades especializadas e formadas na área de apoio.
- Flexibilidade Curricular. Reorganização do sistema das disciplinas do Ensino Secundário, para promover a flexibilidade curricular, oferecendo maior liberdade, autonomia e responsabilidade aos alunos dos atuais cursos científico-humanísticos do ensino secundário, nas suas escolhas.
- Ações de Voluntariado. Participação das escolas em programas de voluntariado, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária, resiliente e justa, permitindo, aos alunos, adquirir novas habilidades, que podem vir a ser valorizadas no mercado de trabalho, aprimorar as suas qualidades, ganhar experiência prática e desenvolver uma maior compreensão das questões sociais e globais.
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16 |
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares |
- Criação de um clube de multiculturalidade para promover a inclusão.
- Elaboração de um Ano Zero para alunos estrangeiros entre o 9º e 10º anos de escolaridade.
- Formação de grupos de apoio para alunos estrangeiros.
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17 |
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste |
- Promover eventos inclusivos, como semanas culturais de diferentes países, para celebrar e integrar diversas culturas, incluindo dias de conscientização.
- Promover workshops sobre comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos para toda a comunidade escolar.
- Implementar projetos interdisciplinares que envolvam o debate e a organização de fóruns regulares para discussões sobre questões políticas e socioculturais que promovam a inclusão na sociedade.
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18 |
Escola Secundária José Falcão, Coimbra |
- Implementação de debates nas escolas sobre temas da sociedade com relevância para os jovens.
- Reformulação das Aprendizagens Essenciais da área de Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Secundário.
- Criar uma nova disciplina opcional para ajudar os jovens a preparar o seu futuro.
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19 |
Escola Secundária Cristina Torres, Figueira da Foz |
- Representação dos alunos no Conselho Pedagógico das escolas.
- Assembleias de Alunos – participação democrática dos alunos na vida escolar.
- Atividades de cariz intercultural promovidas por alunos, para integração de todos na comunidade escolar, designadamente os alunos provenientes de outros países.
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20 |
Escola Secundária de Arganil |
- Maior aposta na Educação para a Cidadania (existência em todos os níveis de ensino, de um espaço próprio para refletir sobre os vários temas ligados à cidadania).
- Organização de atividades que celebrem a diversidade, como eventos culturais, palestras e projetos que destaquem diferentes experiências e conhecimentos.
- Nada a registar.
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21 |
Colégio de S. Teotónio |
- Implementação de um modelo inspirado no currículo IB, destinado ao ensino regular, com possibilidade de escolha de disciplinas, em vez de áreas, como está atualmente.
- Inclusão dos alunos na definição das políticas educativas, nomeadamente, na elaboração dos horários (ou na possibilidade de escolha de horários alternativos) bem como na obrigatoriedade da inclusão da AE no Conselho Pedagógico.
- Criação de um documento, de cariz deontológico, que contenha as normas, direitos, deveres e estatutos dos docentes, não docentes e alunos.
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22 |
Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz |
- Promover a participação das Associações de Estudantes na democratização das Escolas.
- Promover uma inclusão educacional caracterizada por princípios que visam a aceitação das diferenças individuais.
- Promover a igualdade de género, de modo a garantir o respeito pela diferença.
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23 |
Escola Profissional da Figueira da Foz |
- Incentivar a Escola a garantir que toda a comunidade educativa participa no processo educacional
- Sensibilizar os jovens para aspetos relacionados com a cidadania (civismo e hábitos sociais)
- Consciencializar os jovens para aspetos intergeracionais da sociedade atual
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24 |
EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital/Tábua e Arganil |
- Incluir o tema da Literacia Financeira na Disciplina de Cidadania, permitindo aos jovens a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no presente e no futuro, tenham que tomar sobre as suas finanças pessoais, habilitando-os concretamente como consumidores de produtos e serviços financeiros, a lidar com a crescente complexidade dos contextos e instrumentos financeiros.
- Criação de “Padrinhos e Madrinhas na Escola - Este projeto tem como intuito criar um programa de tutores, no qual os alunos mais velhos se responsabilizam pelos alunos mais novos, promovendo o contacto e a interação entre alunos de diferentes idades e combater o isolamento, bullying e outras formas de exclusão social.
- Criação de um programa para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, a partir do 10.º ano, em parceria com as entidades locais, “que potencie as competências de cada aluno e promova o seu sucesso. Muitas entidades querem desenvolver projetos nas suas localidades, mas falta-lhes os recursos, não apenas financeiros, mas acima de tudo de articulação com as escolas.
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25 |
Agrupamento de Escolas de Tábua |
- Implementar assembleias (mensais ou trimestrais) para que alunos possam dar a sua opinião sobre problemas ou propor atividades para a mesma.
- Planear e divulgar atividades em ambiente escolar que visem combater a discriminação e a desigualdade, promovendo a inclusão de todos os alunos.
- Possibilitar momentos de acolhimento, de partilha e de convívio interescolar, no início e no final do ano letivo.
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Escola Tecnológica e Profissional de Sicó -Delegação Penela |
- Propor a inclusão de conteúdos relacionados com a Educação Financeira no currículo escolar
- Promover a criação de conselhos estudantis nas escolas, nos quais os alunos tenham voz ativa nas decisões que afetam as suas vidas académicas
- Propor investimentos significativos na modernização e manutenção das instalações físicas das escolas
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27 |
Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz - Pólo de Condeixa-a-Nova |
- Dinamizar uma ação de sensibilização para pais, cuidadores e professores sobre a temática - competências pessoais - que visa aceitar cada criança/estudante como um ser único, que necessita de cuidados específicos que lhe permita ter o mesmo nível se sucesso escolar, independentemente do seu contexto social e familiar, das suas limitações físicas/psicológicas, do seu desenvolvimento emocional e das capacidades financeiras do seu encarregado de educação.
- Promover nas redes sociais dicas/estratégias para os jovens aprenderem a lidar de forma assertiva com situações que combatam a linguagem sexista, evitando estereótipos de género.
- Desenvolver nas comunidades envolventes à escola aulas palestras sobre o fim da violência de Género e a integração no mercado de trabalho, tendo em conta as populações com dificuldades especiais, nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.
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