Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Castelo Branco


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional do Fundão (Sede)
  1. Inclusão da Língua Gestual Portuguesa como disciplina optativa do 1º ao 9º ano de escolaridade.
  2. Diminuição da carga letiva dos cursos CEF e profissionais para permitir o desenvolvimento de outras competências aos alunos.
  3. Fornecimento de um pequeno-almoço completo e saudável para todos os estudantes até à escolaridade obrigatória.
2 Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense
  1. Uma escola plural, participativa e recetiva em que ninguém fique para trás através de uma maior interação entre alunos, professores e restante comunidade educativa, promovendo, assim, um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e participativo.
  2. Uma escola mais aberta à sociedade, através de uma maior e mais intensa relação entre a escola e as organizações empresariais e sociais, com visitas frequentes dos alunos às organizações de forma a que estas tenham um maior envolvimento e participação nas atividades e na vida escolar.
  3. Promover de uma forma mais intensa as interações e experiências entre escolas nacionais e internacionais, através de intercâmbios e do programa Erasmus.
3 Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã
  1. Melhoria na acessibilidade das escolas, para facilitar a locomoção de pessoas com necessidades especiais
  2. Revisão e reestruturação do currículo escolar dos alunos portugueses, de forma a que fique mais plural e participativo na sociedade.
  3. Criação de uma disciplina de Integração e Introdução à Cultura Portuguesa aplicada a alunos estrangeiros, de modo a que se integrem mais facilmente na sociedade
4 Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco
  1. Laboratórios de Inovação Integrada - Estabelecer espaços inovadores na escola, em parceria com universidades, nos quais os alunos têm a oportunidade de experimentar novas tecnologias, desenvolver soluções para desafios reais da comunidade e explorar ideias criativas. Esses laboratórios não só proporcionariam acesso a tecnologias avançadas, como impressoras 3D, realidade virtual, acesso a diversos mecanismos e ferramentas de inteligência artificial e disponibilização de conteúdos diversos.
  2. Concurso de empreendedorismo social: 25 de abril para a inovação cidadã - Lançar um desafio de inovação social inspirado no espírito do 25 de abril de 1974 em Portugal, no qual os estudantes são desafiados a criar soluções inovadoras para desafios sociais locais. Este concurso vai além do que podemos considerar uma abordagem convencional no que toca a concursos de empreendedorismo já dinamizados, já que integra a herança histórica de Portugal no contexto atual.
  3. Valorização do Trabalho dos Professores - Para além da urgente valorização salarial da carreira docente, há que majorar o trabalho dos Professores deslocados da sua residência. Poderia haver um benefício monetário em relação ao vencimento, um benefício na reforma, ou até um benefício fiscal. É de realçar que esta medida não apenas ajudaria a fazer uma distribuição mais equilibrada dos Professores pelo território português como também poderia promover o reequilíbrio demográfico do território.
5 Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Aldeia do Souto, Covilhã
  1. As escolas devem ter autonomia para decidirem a sua oferta formativa, tendo em conta os interesses dos alunos e as necessidades do tecido empresarial da região.
  2. Criar espaços de diálogo e escuta ativa dos alunos na escola e nos órgãos locais, para que se sintam parte do processo educativo .
  3. Os alunos devem integrar projetos que contribuam para aproximar a escola da comunidade envolvente.
6 Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova
  1. Implementação da componente curricular da Cidadania e Desenvolvimento do Ens. Secundário como disciplina autónoma, semanal, uma hora por semana, realizada na comunidade, em parceria com as câmaras municipais e outras entidades sociais.
  2. Realização de uma Assembleia Geral de Alunos, por trimestre, para, em colaboração com todos os alunos ali reunidos e, tendo em conta os problemas vivenciados por estes, se possam apresentar, debater e votar propostas de melhoria, que serão legitimamente apresentadas aos órgãos de decisão da escola.
  3. Facilitação e simplificação do processo jurídico de criação de associações de estudantes para permitir pôr em prática a obrigatoriedade da criação e existência de uma associação de estudantes em todas as escolas secundárias, e, deste modo, se possa também aumentar a representatividade dos alunos presentes no Conselho Geral com um mínimo de três alunos.
7 Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
  1. Subsídio para professores colocados em zonas com maior escassez de docentes.
  2. Criação de um banco de exercícios com correção pública a nível nacional.
  3. Estágios para os alunos de cursos científico-humanistas.
8 Escola Secundária de Sertã
  1. Comemoração da semana da pluralidade, uma atividade anual destinada à apresentação das culturas que compõem as escolas. No âmbito da mesma, realização de diferentes atividades de cariz cultural como, por exemplo, debates, exposições e palestras que celebrem e respeitem as diferenças individuais.
  2. Dotar as escolas de Recursos Humanos (Técnicos Superiores), principalmente de educadores sociais, com o intuito destes ajudarem na adaptação dos alunos e das suas respetivas famílias ao novo espaço escolar, meio e cultura.
  3. Estimular a participação dos alunos nos vários projetos e/ou atividades propostas nos agrupamentos, através da criação de um estímulo ou mérito para os trabalhos com maior qualidade, permitindo a busca da excelência. Este mérito pode consistir num prémio monetário para gastos escolares, vouchers de livros ou outros e oportunidades com valor pedagógico (ex. Universidade Júnior, …).
9 Instituto "Vaz Serra"
  1. Adaptação dos currículos escolares. Adaptação dos currículos escolares às novas realidades: Literacia Financeira, Política e Vida em Sociedade, Educação Sexual, Agricultura, Gestão Emocional e Habilidades Práticas (como por exemplo cozinhar), Expressão Artística, Participação Política, Autodefesa, Socorrismo. No contexto das alterações climáticas, importa igualmente considerar algumas noções de proteção civil, de acordo com os riscos naturais mais suscetíveis em cada região.
  2. Inclusão em contexto escolar: desde às já muito faladas situações de bullying, mas associando a discriminação (racial, sexual, entre outras). Reforçamos a problemática da doença mental (ansiedade e depressão, em especial), pelo facto de ainda não serem prioridades de intervenção, apesar de afetarem um conjunto de alunos muito significativo e abrangente e de prejudicar seriamente a sua prestação académica. Incluímos igualmente as deficiências físicas e as desigualdades a elas associadas.
  3. Desenvolver um sistema de Acompanhamento Individual da criança/jovem, com abordagem psicossocial, contemplando desde tutoria para organização no estudo, à aproximação da família com a escola e à prevenção de situações clínicas de ansiedade e depressão. Assumir uma lógica de Estudo de Caso. Paralelamente criar a figura de provedor/a escolar, uma pessoa responsável pelo bem-estar tanto dos alunos como dos professores (uma pessoa independente, exterior a cada estabelecimento de ensino.
10 Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, Oleiros
  1. Com o objetivo de apoiar os alunos numa tomada de decisão consciente sobre o seu futuro, propomos o projeto "Quero Ser...". Em parceria com as identidades locais, públicas e/ou privadas, os jovens irão experienciar diferentes profissões e , principalmente, ajudar na orientação vocacional. Esta proposta será direcionada aos alunos do 9º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de cidadania.
  2. Com o objetivo de integrar os alunos estrangeiros no nosso Agrupamento e partilhar diferentes contextos socioculturais, propomos a dinamização de oficinas e workshops. Por exemplo: a nível da gastronomia, costumes, cultura, etc.
  3. No sentido de aproximar os jovens dos idosos, propomos a criação do projeto "Dar ". Ao longo do ano letivo serão dinamizadas atividades interativas com todos os idosos, estabelecendo, para isso, parcerias com os Serviços de Ação Social do Município, com a Santa Casa da Misericórdia e outras instituições do Concelho. Esta proposta visa, entre outras coisas, minimizar a solidão desta faixa etária e consciencializar os jovens da importância da partilha de experiências com os idosos.
11 Escola Profissional da Raia - Idanha-a-Nova
  1. Currículo inclusivo com a língua português não materna: Desenvolver um currículo que reflita a diversidade cultural, étnica, de gênero e social, com abordagem de diferentes perspetivas e experiências. Para isso a inclusão da portuguesa língua não materna, como primeiro passo para a integração de todos na sociedade.
  2. Espaço de diálogo aberto: Criar espaços físicos e virtuais para diálogo aberto, onde professores, estudante e pais possam discutir ideias, preocupação e contribuições para a melhoria da escola. Existência de um Conselho Estudantil ativo, com uma participação inclusiva: que envolva e representa uma variedade de perspetivas, diferentes grupos étnicos, socioeconómicos e culturais
  3. Programas de voluntariado comunitário: Estabelecer programas de voluntariado que envolvem alunos em atividades que beneficiem a comunidade local, promovendo o senso de responsabilidade social.
12 Escola Profissional Agostinho Roseta - UGT
  1. Formação em Literacia Financeira, dada por especialistas da área ou docentes de economia, direcionada a elaboração de documentos necessários para uma vida adulta entre eles IRS, abrir uma conta, poupanças, empréstimos para continuação de estudos, e gestão de orçamento pessoal. Seria de extrema importância não para os alunos nacionais, mas também para os estrangeiros que chegam e têm de lidar com toda uma nova realidade burocrática e económica.
  2. Projeto Semanas das profissões a acontecer uma vez por período nos anos terminais 9º e 12º anos. Protocolos escolares com empresas locais para que ao alunos pudessem frequentar esses espaços durante período de tempo a definir entre a empresa e a escola de modo a experienciarem o ambiente e as funções profissionais a desempenharem.
  3. Projetos de Cultura Ativa - Desenvolver e implementar projetos educacionais que promovam a compreensão e a valorização das diferentes culturas presentes na comunidade escolar.
13 Escola Profissional do Conservatório de Castelo Branco
  1. Orçamento Participativo. Implementar um sistema de orçamento participativo na escola, onde os alunos tenham a oportunidade de propor e votar em projetos que beneficiem a comunidade escolar. Isso promove a responsabilidade financeira e a participação direta dos jovens na tomada de decisões. Estes orçamentos visam dar resposta a necessidades específicas de cada escola e estariam representados alunos dos vários ciclos.
  2. Programa de Educação Multicultural. Realizar eventos culturais regulares, como feiras, exposições e apresentações, nos quais os alunos possam partilhar as suas experiências culturais e aprender uns com os outros. Avaliar continuamente a eficácia das medidas implementadas, ajustando-as conforme necessário para garantir uma participação significativa e inclusiva na escola.
  3. Criar Clubes de formação em literacia financeira, onde os alunos finalistas pudessem aprender a resolver problemas reais na hora da entrada para o Mercado de Trabalho ou do Ensino Superior. Há uma grande lacuna entre os conteúdos curriculares e as necessidades sociais com que os alunos se deparam no final do ensino secundário, logo é necessário e urgente a criação de clubes ou áreas curriculares que possam dar estas respostas.
14 Escola Tecnológica e Profissional da Sertã
  1. Estímulo à Participação em Projetos de Cidadania e Voluntariado, permitindo a todos os alunos uma colaboração multicultural e democrática.
  2. Criação de disciplina e/ou horas semanais, no horário letivo, com objetivo de despertar o interesse político e social a toda a comunidade escolar .
  3. Criação de Fóruns de Discussão Online nas comunidades escolares, possibilitando a apresentação de diferentes juízos de valor sobre a pluralidade de temáticas .
15 Escola Secundária de Fundão
  1. Dar maior estabilidade ao corpo docente nas escolas, dando preferência à área de colocação na área de residência. Caso isto não se possa verificar, atribuir subsídios adequados, preferencialmente de alojamento ou transporte.
  2. Promover os princípios do 25 de abril, através de exposições, palestras, workshops e webinares sobre temas atuais para sensibilizar a comunidade escolar para os seus direitos e deveres. Estas seriam dinamizadas por entidades ligadas aos temas correspondentes.
  3. Renovação do sistema de ensino atual, com o ajustamento dos programas, mais adaptados ao mercado de trabalho atual e futuro, com menos carga horária.
16 Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
  1. Atualização dos Currículos Escolares, através da criação de novas disciplinas como a Literacia Financeira e a Formação Política. Pretende-se, ainda, a introdução de Cidadania no secundário, com a vertente de “Comunicação” e a redução da carga horária.
  2. Criação de Bolsas de Apoio ao Ensino Secundário/Superior, colocando todos os estudantes em situação de igualdade de oportunidades, independentemente das características económicas, sociais e geográficas. Assim, pretende-se a disponibilização de vouchers em material, a melhoria do sistema de escalões e a criação de bolsas de mérito para acesso ao ensino superior.
  3. Criar oportunidades para que mais alunos possam participar em projetos Erasmus.
17 Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
  1. Implementação de cursos trimestrais no 12º ano, opcionais (dentro de um leque de ofertas), mas de frequência obrigatória e com avaliação qualitativa, como por exemplo, de LGP (Língua gestual portuguesa) e SBV (suporte básico de vida),entre outros. Estes cursos atenuavam, assim, as desvantagens que uma patologia ou limitação pode ter na vida escolar dos estudantes afetados e preparava-os para a vida pós-secundário.
  2. Incrementação de uma Delegação Cultural que dinamize a cultura e promova a interculturalidade, com alunos lusófonos e estrangeiros, através de atividades diversificadas que enriqueceriam a comunidade escolar.
  3. Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro (GAAE), onde teríamos programas de tutorias e um ano de integração para os mesmos.