Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros
  1. Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a expressão de ideias, perguntas e debates e incorporando métodos pedagógicos que envolvam os alunos de forma prática, como projetos de grupo, apresentações e discussões em sala de aula.
  2. Integrar a cidadania global no currículo, fomentndo a consciência sobre questões sociais e culturais, promovendo a empatia e o entendimento mútuo entre os alunos destacando a interconexão entre as comunidades locais e globais. É importante valorizar e cultivar uma escola que implemente estratégias de avaliação formativa, que incentive o desenvolvimento/crescimento autónomo e colaborativo dos alunos; é urgente valorizar a reflexão no processo de aprendizagem
  3. Abril abriu a porta a um leque de oportunidades educacionais que, evoluiu rumo a uma escola que estabelece parcerias com a comunidade local, com os pais e encarregados de educação. Uma escola que garanta uma educação inclusiva, acessível a todos, que respeite a diversidade e as necessidades/especificidades de todos os alunos, e promovendo a equidade no acesso às oportunidades educacionais.
2 Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé
  1. Reorganização Curricular com disciplinas mais abrangentes, preparando os alunos para a vida e para a sociedade de hoje.
  2. Criação, nas escolas, de um espaço de debate/ partilha, sobre o mundo multicultural.
  3. Sensibilização para uma maior participação/ envolvimento dos Encarregados de Educação nas escolas, através da constituição de um Conselho Geral de pais.
3 Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. Introduzir no curriculum escolar do ensino secundário projetos colaborativos entre a escola e os parceiros locais (empresas, entidades locais, etc) que proporcionem aos alunos desafios mais práticos, criativos e um desenvolvimento holístico.
  2. Realização de parcerias entre escola e outros "atores" das várias áreas culturais, científicas e artísticas, que possibilitem, dentro da escola, uma maior relevância à criatividade e o acesso a outras vertentes culturais.
  3. Envolver a escola, encarregados de educação e parceiros locais, na composição e/ou enriquecimento do curriculum às necessidades locais.
4 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Reforma parcial do currículo escolar, mais adaptado à atual realidade da sociedade portuguesa, nomeadamente à diversidade cultural que a compõe.
  2. Criação de fóruns de participação democrática, através de um sistema organizado, no sentido de incentivar à participação dos jovens e ampliar a voz estudantil, tornando-a mais plural.
  3. Implementação de clubes, com a contabilização de, no mínimo, 2h semanais (em substituição da carga letiva), onde os alunos fossem valorizados e incentivados, através de um bónus de mérito. Contudo, a não participação nestas atividades, não constituiria prejuízo para o sucesso do aluno.
5 Escola Básica e Secundária de Vila Flor
  1. Propomos maior aproximação dos políticos com a Escola, os deputados devem marcar presença, pelo menos uma vez por ano, nas Escolas dos seus círculos eleitorais.
  2. As escolas devem criar uma equipa multidisciplinar que apoie a inclusão dos alunos imigrantes, que tenham um primeiro contacto com a língua portuguesa, com o funcionamento da escola e só depois sejam integrados numa turma.
  3. Propomos a criação de uma disciplina de “Política” no ensino secundário e profissional de forma a aumentar a literacia política nos jovens.
6 Agrupamento de Escolas de Mogadouro
  1. Da leitura dos resultados dos exames nacionais observa-se que nas escolas públicas e privadas do litoral e grandes cidades, os alunos obtém em média melhores resultados, o que lhes permite concorrer para os cursos mais procurados. As alterações, por nós, propostas ao modelo de acesso poderiam passar pela seleção da própria universidade/curso, pela existência de um aprova nacional que fosse organizada em moldes diferentes ou apenas a realização de exames nas disciplinas específicas.
  2. O objetivo é criar nas escolas outros espaços que não apenas áreas de lecionação e trabalho escolar para professores e alunos. Propomos a criação de auditórios, mediatecas e outros, onde todos os membros da comunidade escolar possam desenvolver capacidades no âmbito da música, do teatro e do debate público.
  3. Defendemos como forma de criar uma sociedade mais inclusiva e sustentável o desenvolvimento de uma política que dê as mesmas oportunidades a todos os habitantes das diferentes regiões do país, criando nas zonas mais deprimidas e envelhecidas políticas de desenvolvimento que leve à fixação de empresas inovadoras que possam remunerar bem os seus colaboradores com vista à fixação dos jovens, evitando-se assim a emigração. O estado deve começar por dar o exemplo descentralizando serviços públicos.
7 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Bragança
  1. Implementar políticas educativas que promovam a inclusão social, nomeadamente ações de sensibilização, promoção de palestras e a comemoração de dias alusivos à inclusão social com o objetivo de instruir e consciencializar a comunidade escolar para a importância da inclusão de todas as pessoas, em especial, de pessoas com necessidades especiais, com diferentes nacionalidades e culturas, por forma a que todos tenhamos voz.
  2. Impulsionar a participação ativa dos jovens na vida política no sentido de combater a abstenção e a desinformação política e que sejam conhecedores do funcionamento das instituições democráticas, promovendo deste modo a sua futura participação democrática na sociedade.
  3. Estimular o envolvimento dos alunos no associativismo escolar. Informando, esclarecendo e motivando para a importância da participação cívica/política. A Associação de Estudantes poderia promover projetos/clubes onde sejam abordadas temáticas relativas aos direitos humanos, contribuindo para o bem comum.
8 Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
  1. Aliviar o currículo formal, deixando mais tempo para espaços de participação dos alunos como clubes e opções curriculares. Para promover uma escola plural e participativa, é necessário incluir no currículo algo que reflita a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica da sociedade: atividades como debates, projetos colaborativos, assembleias estudantis e conselhos de alunos, nos quais eles possam expressar suas opiniões, tomar decisões e contribuir para a melhoria.
  2. Valorizar a colaboração entre a comunidade educativa: valorizar a participação dos pais e encarregados de educação e outros membros nomeadamente no que toca à implementação de algumas atividades como debates, sessões de esclarecimento, clubes, visita de estudo. A escola deve ser um lugar onde diferentes pontos de vista podem ser expressos e debatidos, promovendo espaços para o diálogo entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade.
  3. Dar mais liberdade na escolha das disciplinas, ou seja, maior flexibilização do currículo, havendo só 2 ou 3 disciplinas de tronco comum, não há necessidade de reduzir as áreas dos cursos. Valorizar a participação estudantil: Os alunos devem ser incentivados a participar ativamente nas decisões, tanto no nível curricular quanto no nível administrativo.
9 Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela
  1. Criação de iniciativas proativas com o envolvimento dos jovens estudantes. Organizar atividades a nível escolar, como por exemplo, debates sobre os mais diversos temas, manifestações, ações de voluntariado, entre muitas outras.
  2. Dinamização de atividades escolares interculturais e inclusivas. Criação de um grande leque de atividades escolares diversificadas que envolvam toda a comunidade direcionadas ao acolhimento e integração de pessoas de outras culturas e pessoas com deficiência.
  3. Maior envolvimento da Comunidade e das famílias com a escola. Aproximação da comunidade com o meio escolar através de iniciativas, como por exemplo, campanhas de sensibilização para todos, para além da organização de atividades conjuntas, assim como a abertura dos eventos escolares à comunidade.
10 Escola Profissional Prática Universal de Bragança
  1. Integração no currículo escolar de uma área específica de estudo das diferentes culturas originárias dos alunos.
  2. Instituir um ano letivo preparatório para os alunos estrangeiros que ingressam no sistema de ensino português.
  3. Não aplicável.
11 Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais
  1. Criação de programas de preparação para a vida adulta e profissional nas escolas, abordando temas económicos e políticos.
  2. Reavaliar os programas curriculares e implementar avaliações diversificadas nas escolas, adaptadas às necessidades individuais de cada estudante.
  3. Produção de livros multiformato através da adaptação de obras literárias do PNL, em diferentes formatos, promovendo a participação/inclusão de todos os alunos através da leitura equitativa.