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Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros |
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a expressão de ideias, perguntas e debates e incorporando métodos pedagógicos que envolvam os alunos de forma prática, como projetos de grupo, apresentações e discussões em sala de aula.
- Integrar a cidadania global no currículo, fomentndo a consciência sobre questões sociais e culturais, promovendo a empatia e o entendimento mútuo entre os alunos destacando a interconexão entre as comunidades locais e globais. É importante valorizar e cultivar uma escola que implemente estratégias de avaliação formativa, que incentive o desenvolvimento/crescimento autónomo e colaborativo dos alunos; é urgente valorizar a reflexão no processo de aprendizagem
- Abril abriu a porta a um leque de oportunidades educacionais que, evoluiu rumo a uma escola que estabelece parcerias com a comunidade local, com os pais e encarregados de educação. Uma escola que garanta uma educação inclusiva, acessível a todos, que respeite a diversidade e as necessidades/especificidades de todos os alunos, e promovendo a equidade no acesso às oportunidades educacionais.
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Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé |
- Reorganização Curricular com disciplinas mais abrangentes, preparando os alunos para a vida e para a sociedade de hoje.
- Criação, nas escolas, de um espaço de debate/ partilha, sobre o mundo multicultural.
- Sensibilização para uma maior participação/ envolvimento dos Encarregados de Educação nas escolas, através da constituição de um Conselho Geral de pais.
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Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo |
- Introduzir no curriculum escolar do ensino secundário projetos colaborativos entre a escola e os parceiros locais (empresas, entidades locais, etc) que proporcionem aos alunos desafios mais práticos, criativos e um desenvolvimento holístico.
- Realização de parcerias entre escola e outros "atores" das várias áreas culturais, científicas e artísticas, que possibilitem, dentro da escola, uma maior relevância à criatividade e o acesso a outras vertentes culturais.
- Envolver a escola, encarregados de educação e parceiros locais, na composição e/ou enriquecimento do curriculum às necessidades locais.
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Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança |
- Reforma parcial do currículo escolar, mais adaptado à atual realidade da sociedade portuguesa, nomeadamente à diversidade cultural que a compõe.
- Criação de fóruns de participação democrática, através de um sistema organizado, no sentido de incentivar à participação dos jovens e ampliar a voz estudantil, tornando-a mais plural.
- Implementação de clubes, com a contabilização de, no mínimo, 2h semanais (em substituição da carga letiva), onde os alunos fossem valorizados e incentivados, através de um bónus de mérito. Contudo, a não participação nestas atividades, não constituiria prejuízo para o sucesso do aluno.
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5 |
Escola Básica e Secundária de Vila Flor |
- Propomos maior aproximação dos políticos com a Escola, os deputados devem marcar presença, pelo menos uma vez por ano, nas Escolas dos seus círculos eleitorais.
- As escolas devem criar uma equipa multidisciplinar que apoie a inclusão dos alunos imigrantes, que tenham um primeiro contacto com a língua portuguesa, com o funcionamento da escola e só depois sejam integrados numa turma.
- Propomos a criação de uma disciplina de “Política” no ensino secundário e profissional de forma a aumentar a literacia política nos jovens.
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Agrupamento de Escolas de Mogadouro |
- Da leitura dos resultados dos exames nacionais observa-se que nas escolas públicas e privadas do litoral e grandes cidades, os alunos obtém em média melhores resultados, o que lhes permite concorrer para os cursos mais procurados. As alterações, por nós, propostas ao modelo de acesso poderiam passar pela seleção da própria universidade/curso, pela existência de um aprova nacional que fosse organizada em moldes diferentes ou apenas a realização de exames nas disciplinas específicas.
- O objetivo é criar nas escolas outros espaços que não apenas áreas de lecionação e trabalho escolar para professores e alunos.
Propomos a criação de auditórios, mediatecas e outros, onde todos os membros da comunidade escolar possam desenvolver capacidades no âmbito da música, do teatro e do debate público.
- Defendemos como forma de criar uma sociedade mais inclusiva e sustentável o desenvolvimento de uma política que dê as mesmas oportunidades a todos os habitantes das diferentes regiões do país, criando nas zonas mais deprimidas e envelhecidas políticas de desenvolvimento que leve à fixação de empresas inovadoras que possam remunerar bem os seus colaboradores com vista à fixação dos jovens, evitando-se assim a emigração. O estado deve começar por dar o exemplo descentralizando serviços públicos.
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Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Bragança |
- Implementar políticas educativas que promovam a inclusão social, nomeadamente ações de sensibilização, promoção de palestras e a comemoração de dias alusivos à inclusão social com o objetivo de instruir e consciencializar a comunidade escolar para a importância da inclusão de todas as pessoas, em especial, de pessoas com necessidades especiais, com diferentes nacionalidades e culturas, por forma a que todos tenhamos voz.
- Impulsionar a participação ativa dos jovens na vida política no sentido de combater a abstenção e a desinformação política e que sejam conhecedores do funcionamento das instituições democráticas, promovendo deste modo a sua futura participação democrática na sociedade.
- Estimular o envolvimento dos alunos no associativismo escolar. Informando, esclarecendo e motivando para a importância da participação cívica/política. A Associação de Estudantes poderia promover projetos/clubes onde sejam abordadas temáticas relativas aos direitos humanos, contribuindo para o bem comum.
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Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães |
- Aliviar o currículo formal, deixando mais tempo para espaços de participação dos alunos como clubes e opções curriculares. Para promover uma escola plural e participativa, é necessário incluir no currículo algo que reflita a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica da sociedade: atividades como debates, projetos colaborativos, assembleias estudantis e conselhos de alunos, nos quais eles possam expressar suas opiniões, tomar decisões e contribuir para a melhoria.
- Valorizar a colaboração entre a comunidade educativa: valorizar a participação dos pais e encarregados de educação e outros membros nomeadamente no que toca à implementação de algumas atividades como debates, sessões de esclarecimento, clubes, visita de estudo. A escola deve ser um lugar onde diferentes pontos de vista podem ser expressos e debatidos, promovendo espaços para o diálogo entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade.
- Dar mais liberdade na escolha das disciplinas, ou seja, maior flexibilização do currículo, havendo só 2 ou 3 disciplinas de tronco comum, não há necessidade de reduzir as áreas dos cursos. Valorizar a participação estudantil: Os alunos devem ser incentivados a participar ativamente nas decisões, tanto no nível curricular quanto no nível administrativo.
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Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela |
- Criação de iniciativas proativas com o envolvimento dos jovens estudantes. Organizar atividades a nível escolar, como por exemplo, debates sobre os mais diversos temas, manifestações, ações de voluntariado, entre muitas outras.
- Dinamização de atividades escolares interculturais e inclusivas. Criação de um grande leque de atividades escolares diversificadas que envolvam toda a comunidade direcionadas ao acolhimento e integração de pessoas de outras culturas e pessoas com deficiência.
- Maior envolvimento da Comunidade e das famílias com a escola. Aproximação da comunidade com o meio escolar através de iniciativas, como por exemplo, campanhas de sensibilização para todos, para além da organização de atividades conjuntas, assim como a abertura dos eventos escolares à comunidade.
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Escola Profissional Prática Universal de Bragança |
- Integração no currículo escolar de uma área específica de estudo das diferentes culturas originárias dos alunos.
- Instituir um ano letivo preparatório para os alunos estrangeiros que ingressam no sistema de ensino português.
- Não aplicável.
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Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais |
- Criação de programas de preparação para a vida adulta e profissional nas escolas, abordando temas económicos e políticos.
- Reavaliar os programas curriculares e implementar avaliações diversificadas nas escolas, adaptadas às necessidades individuais de cada estudante.
- Produção de livros multiformato através da adaptação de obras literárias do PNL, em diferentes formatos, promovendo a participação/inclusão de todos os alunos através da leitura equitativa.
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