Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Braga


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Barcelos
  1. Criação de um formulário (por exemplo no Google Forms) onde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação poderiam escrever sugestões, críticas ou comentários sobre a escola anonimamente. Este estaria disponível ao acesso de todos via QR Code, afixado e disperso pelo recinto escolar, e/ou nos websites das escolas, para maior visibilidade. Desta forma, pretendemos incentivar a participação e envolvência de todos na melhoria da escola, assim como a liberdade de expressão.
  2. Realização de atividades e/ou trabalhos entre diferentes turmas e disciplinas, com a participação dos alunos e professores, para adquirir conhecimentos e, em simultâneo, aprimorar as relações interpessoais, pluralidade e a união entre os envolvidos. Sugerimos atividades educativas como concursos (questionários sobre a matéria) e festas temáticas (dia de Saramago na disciplina de português, ou o Halloween na disciplina de inglês), por exemplo.
  3. Organização de uma palestra por semestre para promover a igualdade, a inclusão e a união em ambiente escolar. Cada palestra teria um tema diferente, que pode variar entre: religião, género, nacionalidade, origem socioeconómica, deficiência, necessidades educativas especiais ou outro que seja relevante quando proposto por alunos, pessoal docente e não docente. Para que todas as turmas possam beneficiar desta medida, propomos diversas sessões semelhantes no mesmo período de tempo.
2 Escola Básica e Secundária Santos Simões, Guimarães
  1. “Viver Abril em Democracia” - envolvimento dos alunos na elaboração do Projeto Educativo da sua escola/agrupamento, dando voz às suas ideias e à escola que pretendem construir.
  2. “Viver Abril através da Participação informada” - criação de um podcast que aborde temas relacionados com a política, a transmitir na rádio e noutros canais disponíveis na escola/agrupamento. O podcast seria traduzido em Inglês para permitir a sua compreensão por parte dos alunos estrangeiros.
  3. “Viver Abril com Inclusão” - criação de um grupo de voluntários nas escolas/agrupamentos para acolher os alunos novos, as suas origens e culturas, para celebrar a diferença e promover a inclusão, o diálogo intercultural e a diversidade.
3 Escola Profissional CIOR
  1. Ajudas de custo de transporte e/ou habitação aos professores deslocados;
  2. Criar um módulo na disciplina de Matemática sobre Gestão Financeira a partir do 7ºano de escolaridade;
  3. A Orientação Vocacional dos jovens do 9ºano ser da responsabilidade de uma entidade externa às escolas.
4 Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
  1. Defendemos que o voto nas listas escolares deve ser totalmente obrigatório, com a adição de uma urna que representa o voto nulo (ou branco), além disso, a obrigatoriedade do aluno ir às urnas representa um fortalecimento da democracia escolar, pois obriga os alunos a darem a sua participação na construção de um ambiente escolar mais saudável e plural.
  2. Consideramos necessária a inclusão de cotas obrigatórias para a formação das listas escolares. Essas cotas tem por função promover a inclusão dos grupos minoritários que compõem a nossa escola nos espaços de poder e de tomada de decisão, de modo a garantir listas mais representativas, diversificadas e objetivas. Essas cotas funcionariam de seguinte modo: 5% dos integrantes das Listas devem ser negros, outros 5% dos integrantes devem ser imigrantes e 40% devem ser mulheres, esses valores devem se
  3. A adição de uma caixa de sugestões anónimas feitas pelos alunos, a caixa estaria disponível aos alunos, em local central. As sugestões poderão ser utilizadas pelas listas como plano eleitoral ou pelos orçamentos participativos. Acreditamos que as Sugestões Anónimas podem tornar o processo de participação escolar ainda mais simples, cómodo e prático, empoderando o aluno a transformar o ambiente escolar, tornando-o mais rico e próspero.
5 Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos
  1. Valorização das Associação de Estudantes e sua ação nas escolas.
  2. Todos os alunos das escolas públicas ou privadas devem realizar os exames nacionais em estabelecimentos públicos do ensino superior.
  3. Valorização do estatuto e da carreira de professor.
6 Escola Profissional de Esposende
  1. Criar programas de Educação para a Diversidade:
  2. Criar Conselhos Estudantis e tomada de decisões participativas
  3. ...
7 Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
  1. No nosso entender, a formação cívica é tão, ou mais importante que a formação profissional, por isso pretendemos que os temas abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento se direcionem para questões associadas à constituição de uma sociedade informada e sensível a temáticas da atualidade.
  2. A quantidade de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas tem vindo a aumentar, além das demais diferenças entre os jovens, pelo que, idealizamos esta medida a fim de promover relações interpessoais; além disso proporciona uma partilha cultural, que consideramos ser de extrema relevância.
  3. A medida proposta surge como um veículo que dará a conhecer à comunidade estudantil conceitos com que é “bombardeada” diariamente. Pensamos ainda ser fulcral dar a conhecer, às crianças, os conceitos de política e inclusão, formando todo o pessoal docente e não docente, para que possam aplicar nas escolas primárias e pré-primárias estas noções.
8 Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
  1. Cumprimento da disciplina de cidadania nas escolas, proporcionando 2% de acréscimo à média final para os alunos que participaram nos diversos projetos.
  2. Comunicação mais ampla para os alunos, aumentando o número de representantes no Conselho Geral.
  3. Criação de um orçamento participativo municipal jovem para os municípios que não possuem, e para os que possuem, criar plano de divulgação.
9 Escola Secundária de Amares
  1. Implementar aulas de língua gestual portuguesa.
  2. Promover a participação ativa dos jovens na democracia.
  3. Fomentar o interesse dos alunos pela carreira docente.
10 Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos
  1. Mais recursos financeiros e humanos que permitam dinâmicas organizacionais que promovam a igualdade na comunidade educativa.
  2. Lecionação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com Literacia Política e Financeira, de forma obrigatória, no currículo escolar do ensino secundário.
  3. Promoção de ações de formação e sessões de esclarecimento para a comunidade educativa (docentes, alunos e assistentes operacionais) de modo a assegurar a inclusão no ambiente escolar.
11 Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto
  1. Integração no Plano Anual de cada Escola atividades a serem realizadas anualmente que permitam discutir e conhecer os valores da Revolução de Abril.
  2. Promover a criação e /ou aprofundamento de Conselhos/assembleias de estudantes que incentivem a participação dos alunos na discussão e aprovação de medidas que contribuam para a resolução dos problemas que os preocupam.
  3. Envolver os alunos na discussão e escolha das disciplinas a frequentar nomeadamente no que diz respeito às opções para o 12º ano.
12 Escola Secundária de Martins Sarmento, Guimarães
  1. Diminuição do peso (percentagem) da nota dos exames no ensino secundário para ingresso no ensino superior e valorização do percurso escolar secundário.
  2. Educação inclusiva: Dinamização de workshops
  3. Reabilitação e valorização do papel de professor.
13 Escola Secundária de Fafe
  1. Repensar a organização das Escolas e reforçar a representatividade dos alunos nos Órgão de Gestão e Planeamento Curricular.
  2. Promover Ações para aumentar a Literacia no domínio Político, financeiro e outros.
  3. Dinamização de projetos facilitadores da integração de Todos.
14 Escola Secundária D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão
  1. Dinamizar atividades culturais e sociais, relacionadas com artes, tradições e celebrações portuguesas e estrangeiras
  2. Dar mais relevância ao tema da Educação Financeira na área de Cidadania e Desenvolvimento
  3. Criar uma aplicação digital para partilha de dificuldades, que seriam debatidas em assembleias de alunos
15 Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães
  1. Restruturar a disciplina de AOE/Cidadania.
  2. Implementar estágios nos cursos Científico – Humanísticos.
  3. Promover a interculturalidade entre alunos.
16 Escola Secundária de Vila Verde
  1. Criação na escola de um “Clube de Debate” para reflexão sobre os problemas da comunidade escolar que, em conjunto com as entidades locais, pretende estudar, analisar e resolver os problemas que forem surgindo.
  2. Criação de um grupo de alunos, voluntários, que promovam, na escola e na vila/concelho, ações de reciclagem, limpeza de margens de rios e lixos em espaços públicos. Este grupo terá a missão de fazer da comunidade escolar um exemplo de defensores do ambiente, contribuindo assim para o bem-estar e preservação ambiental.
  3. Criação de um grupo de voluntários que acompanhem os novos alunos estrangeiros bem como jovens portadores de qualquer deficiência na escola. Este grupo acompanharia e ajudaria à integração dos colegas, auxiliando quer na aprendizagem da nossa língua quer em áreas disciplinares e integração na comunidade, contribuindo assim para uma escola inclusiva abrindo oportunidades para uma boa caminhada estudantil para todos.
17 Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho
  1. AGIR +: Implementar projetos de voluntariado, reduzindo a carga letiva no estabelecimento escolar e incentivar o voluntariado na região.
  2. JORNADAS DO FUTURO: Integração curricular de estágios profissionais no ensino secundário (1 dia por semana).
  3. CRIAR LAÇOS: Integrar alunos de 5º ano em escolas secundárias ou alunos estrangeiros criando um programa de “apadrinhamento” em que os alunos mais velhos ajudam os que precisarem (orientação, apontamentos, integração).
18 Escola Secundária de Maximinos, Braga
  1. Comemorar o 25 de Novembro.
  2. Gestão de recursos financeiros por parte da Associação de Estudantes, para um papel mais ativo deste organismo.
  3. Painéis solares nas escolas portuguesas para descarbonizar o ambiente e uma maior eficiência energética/económica.
19 Colégio do Ave
  1. As capacidades técnicas dos jovens são ainda mais valiosas quando aliadas com as tão conhecidas “Soft Skills”. Propomos a realização de uma atividade semanal, de caráter opcional, destinada aos alunos do 9° ao 12° ano, intitulada Gestão Pessoal e Profissional (GPP). Seriam introduzidos 4 grandes temas:1. Gestão de tempo 2. Competências para o mercado de trabalho.3. Importância do bem estar e saúde mental. 4. Literacia Financeira. A última seria obrigatória, das restantes escolhiam duas.
  2. Criamos o FEN, Fórum Educativo Unificado: promovemos o apoio mútuo entre os estudantes, tanto dentro quanto fora das salas de aula, cada um de nós tem habilidades e conhecimentos únicos. Ao compartilharmos esses recursos uns com os outros, criamos um ambiente de aprendizagem onde as fraquezas individuais podem ser compensadas pelas forças coletivas. Estudar em conjunto não apenas fortalece o entendimento de temas complexos, mas também cultiva um espírito de comunidade e colaboração entre alunos.
  3. Propomos aperfeiçoar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, através da formação de professores. O objetivo será tornar a disciplina mais uniforme para todos os alunos do país e a formação passaria por: Conceitos e princípios da cidadania (A falta de articulação pode levar a que a cidadania seja ensinada de forma fragmentada e desconexa) ;Metodologias de ensino adequadas (de forma ativa e participativa) e Abordagem transversal da cidadania (de encontro à realidade socioeconómica dos alunos)
20 Associação Cultural e Recreativa de Fornelos
  1. Permitir o acesso a educação para todos, independentemente da sua cor, ideologia ou orientação.
  2. Tornar a escola um espaço livre de preconceitos
  3. Aceitar qualquer tipo de liberdade, incluindo de expressão e de opinião.
21 Externato "Infante D. Henrique"
  1. - Criação de projetos e atos voluntários a fim promover uma maior integração das pessoas com mais necessidades, contribuindo para uma maior pluralidade e participação da escola na sociedade.
  2. - Investir em programas de formação para professores, capacitando-os a lidar com a maior diversidade de alunos, adotando métodos de ensino mais eficazes.
  3. - Criação de melhores estruturas com soluções práticas para alunos com mobilidade reduzida, bem como uma maior sensibilização para a construção dum ambiente escolar mais tolerante e inclusivo.
22 Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos
  1. Participação de um ou dois alunos do ensino secundário nos órgãos da Escola (Conselho Pedagógico/Conselho Geral/Conselho consultivo ou outro).
  2. Criar turmas mistas de alunos com diferenças específicas.
  3. O Estado deve, concretamente, financiar e apetrechar as Escolas públicas com recursos humanos (professores, psicólogos e técnicos) e físicos (materiais adequados e necessários para a aprendizagem).
23 Escola Profissional Amar Terra Verde
  1. Incentivo à participação ativa dos alunos: É crucial promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Incentivar discussões em sala de aula, projetos práticos e atividades extracurriculares pode estimular o interesse e a compreensão dos estudantes. Além disso, a criação de espaços para que os alunos expressem suas opiniões e sugestões sobre o ambiente escolar pode contribuir para um ambiente mais inclusivo e envolvente.
  2. Acesso equitativo à tecnologia e recursos educacionais: Numa era digital, é essencial garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo a recursos educacionais e tecnologia. Proporíamos medidas para fornecer dispositivos eletrónicos aos alunos, garantindo que a conectividade à internet seja amplamente disponível. Isso ajudaria a reduzir as disparidades no acesso à informação e a preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.
  3. Promoção de programas de orientação e aconselhamento: Muitos estudantes enfrentam desafios académicos e emocionais durante sua jornada educacional. A implementação de programas de orientação e aconselhamento pode fornecer apoio aos alunos, ajudando-os a lidar com questões académicas, tomadas de decisões sobre carreira e questões emocionais. Profissionais qualificados poderiam orientar os alunos nas suas escolhas e fornecer ferramentas para lidar com o stress e as pressões.
24 Escola Profissional do Alto Ave - Sociedade Unipessoal Ldª (Sede)
  1. Ação de sensibilização nas escolas sobre a educação antes do 25 de abril valorizando o ensino atual.
  2. Criação de uma Assembleia Geral de alunos/as.
  3. Criação de condições para transição do ensino em papel para o digital.
25 Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão
  1. Criação de iniciativas periódicas abertas à comunidade escolar que permitam uma maior proximidade escolar, o debate e a reflexão de temas/problemas de interesse coletivo.
  2. Conceção, por parte do Estado, de uma efetiva autonomia às escolas, tanto financeira como decisiva, para o desenvolvimento de uma política educativa adequada ao meio em que a escola se insere, possibilitando a formulação e execução de projetos relacionados com a participação jovem.
  3. Implementação de programas que possibilitem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais desenvolverem as capacidades necessárias a uma efetiva vida autónoma e digna.
26 Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto
  1. Promoção de alterações curriculares (por semestre) que promovam a integração, pluralidade e participação nas escolas portuguesas: a) Introdução de uma disciplina de Língua Gestual Portuguesa no 2º ciclo. b) Obrigatoriedade de oferta de uma disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desde o 5º ano até ao 12º, em todos os estabelecimentos escolares, na qual sejam abordadas, entre outras, as temáticas da Educação Financeira, Política e celebrados os Dias/Semanas Culturais com organização de diversa.
  2. Criação de um fundo regional, através das CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), que financie visitas de estudo (desde transportes a estadia, se necessário) para todos os alunos, independentemente do seu escalão social (dando prioridade aos alunos do interior do país), que enfrentam mais dificuldades nesta matéria. Este fundo seria coordenado em parceria com o IPDJ e com o Ministério da Educação, podendo receber o contributo de fundos europeus destinados à Educação e Juventude
  3. Aumentar a participação dos alunos nos órgãos de decisão escolar, nomeadamente, através da obrigatoriedade da existência/funcionamento de uma associação de estudantes por Agrupamento de Escolas, do incentivo por parte das Direções para criação das mesmas, da inclusão de um representante dos alunos no Conselho Pedagógico do Agrupamento Escolar (eleito pelos seus pares) e da realização de Assembleia de Delegados mensalmente, a qual teria igualmente, pelo menos, um representante no Conselho Geral.
27 Colégio João Paulo II
  1. Adicionar um bloco de 50 minutos semanal no currículo sobre a consciencialização política.
  2. Estabelecer em cada escola um gabinete multidisciplinar (psicólogos, educólogos, tarefeiros …) que promova apoio socioemocional aos alunos e não por agrupamento.
  3. Implementar um programa denominado "escola de verão", no mês de julho, de forma a ajudar os alunos com falta de pré-requisitos e com dificuldades de aprendizagem.
28 Cooperativa de Ensino "Didáxis"
  1. Implementação do projeto “Equality System”, demonstrando a toda a comunidade estudantil a promoção da igualdade entre todos.
  2. Aumento da autonomia das escolas no recrutamento de professores.
  3. Exposição de temáticas pertinentes relacionadas com ciências políticas, sociais e económicas.
29 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
  1. Criação de encontros regionais e nacionais de Associações de Estudantes para partilha de ideias, de modo a melhorar cada escola do país.
  2. Criação do projeto “DIA-Diversidade Inclusão e Aprendizagem” que visa apoiar a integração de alunos imigrantes nas escolas.
  3. ---
30 Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Vizela
  1. Estabelecer um projeto, a nível nacional, “CulturMix”, a incluir de modo transversal nas disciplinas curriculares, o qual servirá para aumentar o conhecimento dos alunos sobre traços identificativos a nível de culturas, costumes, crenças, tradições e valores de diferentes culturas de modo a promover um bom relacionamento, sã convivência e melhor aceitação de alunos de oriundos de diferentes pontos do globo.
  2. Criação de uma bolsa de formadores a nível regional ou distrital, capazes de assegurar o acompanhamento de docentes e discentes, que se vejam confrontados com a necessidade de trabalhar, ou estar lado a lado, com alunos portadores de diferentes tipos e graus de incapacidade.
  3. Adaptação das salas de aula dedicadas a alunos de Ensino Especial, que devem contar com o apoio mais diversificado de técnicos especializados de modo a estimular os alunos com necessidades educativas especiais a nível mental e físico.
31 Escola Básica e Secundária de Ínfias, Vizela
  1. Criar salas de aulas do futuro (Future Classroom Lab)
  2. Apelo ao voto consciente através de ações de formação gratuitas para alunos próximos da maior idade
  3. Criação de uma plataforma digital voltada para a divulgação da cultura portuguesa e da cultura dos estudantes estrangeiros
32 Escola Profissional CISAVE
  1. Incluir novas disciplinas ligadas às áreas das finanças, economia e suporte básico de vida com o objetivo de ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos práticos e técnicos necessários para a gestão das finanças pessoais bem como para auxiliar as pessoas em caso de emergência.
  2. Desenvolver programas e atividades que promovam uma maior consciência sobre a diversidade e inclusão, como: palestras, workshops, eventos culturais e a celebração de datas importantes ligadas a diferentes culturais;
  3. Criar parcerias com diferentes entidades ligadas à saúde e bem-estar, como por exemplo nas áreas de: Psicologia; psiquiatria; oftalmologia; otorrinolaringologia; neurologia. E, também, criar parcerias com espaço de diferentes modalidades desportivas e artísticas.
33 Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
  1. Investimento nas infraestruturas escolares de modo a garantir o conforto da comunidade educativa e acomodando os alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
  2. Incremento de métodos de avaliação qualitativos e valorativos em áreas acadêmicas selecionadas, utilizando a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como projeto piloto para esta iniciativa.
  3. Disponibilização de melhores condições de estudo posteriores às aulas para todos os alunos, potencializando o seu sucesso escolar.
34 Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga
  1. Exposição histórico-cultural no âmbito do 25 de abril
  2. Criação de uma nova disciplina de Introdução à Política
  3. Sessões de debate acerca da prática da democracia e da liberdade
35 Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Barcelos
  1. A inclusão, com caráter de obrigatoriedade, no currículo de atividades pedagógicas que promovam a cidadania e a participação democrática (tal como já se faz no PRESS).
  2. Obrigatoriedade de Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Secundário.
  3. Institucionalização nas escolas do “Dia Democrático”, a realizar na semana do 25 de abril.
36 Escola Profissional de Fafe
  1. Incorporar diversas perspectivas e temas abrangentes no currículo, promovendo a diversidade de conhecimentos e experiências para enriquecer a formação dos estudantes;
  2. Estimular a participação dos alunos nas decisões escolares, criando espaços com pessoas qualificadas para que expressem as suas opiniões e contribuam para a construção de um ambiente educacional mais participativo e democrático;
  3. Investir na capacitação constante dos educadores, proporcionando ferramentas e estratégias para lidar com a diversidade, fomentando um ambiente educacional mais inclusivo e alinhado às demandas contemporâneas.
37 Escola Profissional Profitecla (Deleg.)
  1. Garantir o acesso à orientação escolar vocacional isenta, de todos os alunos candidatos ao Ensino Secundário, permitindo-lhes o acesso gratuito a um psicólogo externo à sua Escola Básica de proveniência, através da atribuição de um "Cheque Futuro".
  2. Permitir o acesso ao Kit Digital a todos os alunos do Ensino Secundário, independentemente da Escola Secundária que escolheram para dar prosseguimento aos seus estudos.
  3. Concretizar/colocar em prática a flexibilidade curricular através do acesso a disciplinas opcionais que permitam complementar o currículo.
38 Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
  1. Implementação de políticas inclusivas que atendam às necessidades dos alunos com mobilidade reduzida.
  2. Estabelecimento de parcerias entre escolas, empresas e organizações locais para proporcionar experiências práticas aos alunos e alinhar o ensino com o mercado de trabalho.
  3. Introdução de programas que desenvolvam competências em Educação Financeira e empreendedorismo, preparando os alunos para a gestão responsável de recursos e estimulando a criatividade.
39 Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso
  1. No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tornar obrigatório para o 12.º ano o tema: Instituições e Participação Democrática, com o objetivo de promover a cultura democrática nas escolas. Além disso, noutros temas relacionados com a educação financeira, a ciência política, entre outros, no âmbito dessa disciplina, haver a possibilidade de as aulas serem lecionados por docentes com formação especializada nessas áreas temáticas.
  2. Criar uma assembleia de escola, constituída por professores representantes de cada departamento e alunos da Associação de Estudantes, com o objetivo de analisar os problemas e propor soluções para melhorar as dinâmicas em contexto de sala de aula, melhorando, assim, o desempenho dos alunos.
  3. Criação de um grupo de alunos que com a ajuda dos professores, do Gabinete do Aluno e dos psicólogos escolares, que terá como objetivo dar a conhecer o espaço escolar a novos alunos, juntamento com a criação de uma linha nacional de apoio às vítimas de Bullying e discriminação.