Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Fora da Europa


N.º Escola Medidas
1 Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
  1. Desenvolvimento de disciplinas como: gestão financeira, primeiros socorros, informática e formação para saídas profissionais
  2. Dinamização de metodologias de ensino direcionadas à participação ativa dos alunos e instigadoras da curiosidade e responsabilidade dos alunos
  3. Estabelecer parcerias com instituições e plataformas de ensino online para disponibilizar conteúdos educativos gratuitos para os alunos
2 Escola Portuguesa Ruy Cinatti
  1. Aumentar o envolvimento do Governo no financiamento de Programas Escolares, especialmente direcionado para programas e espaços escolares que promovam a consciência cívica, com ênfase em iniciativas de voluntariado.
  2. Criar um Órgão de Cooperação entre Associações de Estudantes. Este órgão, atuando em níveis nacional e europeu, servirá como um fórum para a discussão de questões educacionais, a partilha de boas práticas e a identificação de desafios comuns.
  3. Envolver os Municípios na Educação com a inclusão de representantes das associações estudantis das escolas municipais nos Conselhos Municipais de Educação.
3 Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPCV)
  1. Criação de um Contingente especial de Acesso ao Ensino Superior para estudantes de Escolas Portuguesas no Estrangeiro.
  2. Criação de pontos de contacto entre embaixadas e faculdades para agilizar a emissão de vistos para estudantes da CPLP colocados em Instituições de Ensino Superior portuguesas.
  3. Reformulação dos conteúdos curriculares na disciplina de Português, com o intuito de estimular o pensamento crítico.