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Cycle d'orientation des Grandes Communes |
- Que se reflita e se decida sobre a viabilidade de uma séria descentralização das decisões no âmbito escolar, permitindo aos diferentes atores escolares que tenham uma voz ativa na definição do projeto educativo.
- Que se promova um verdadeiro espírito de diálogo no seio escolar, criando as estruturas necessárias para o desenvolvimento de uma escola mais participativa e democrática.
- Valorizar a formação profissional e desenvolvê-la, de forma a responder melhor às aspirações sócio-profissionais de muitos jovens e à necessidade da sociedade de poder contar com técnicos e profissionais de qualidade nas diferentes áreas de atividade.
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2 |
Hautlieu School |
- Investimento na adaptação de todas as escolas para que possam receber alunos com deficiências físicas e estes se sintam seguros e plenamente integrados, designadamente, com construção de rampas de acesso, adaptação das casas de banho, portas que permitam a entrada de cadeiras de roda, corrimões, pisos e tapetes antiderrapantes, mobílias e cantos arredondados, entre outros.
- Financiamento de uma formação certificada contínua em educação inclusiva para todos os professores, de todos os ciclos de ensino.
- Criação de um clube extracurricular que funcione depois das atividades letivas e/ou ao fim de semana, dentro da escola, com voluntários especializados, com atividades que possam contribuir para uma maior integração de toda a comunidade escolar, como sendo a criação de um coro musical, celebração de festivais tradicionais dos respetivos países, partilha de experiências gastronómicas, jogos tradicionais, ações de formação em diversas áreas, entre outras.
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3 |
Le Rocquier School |
- Adaptar as escolas de forma a estarem preparadas para receber alunos com necessidades especiais, como rampas, quando possível, elevadores, sinalética para invisuais, no chão, paredes e portas e algumas salas de aula com colunas de som para que o que o professor fala seja percetível para quem tenha problemas auditivos.
- Promover ações de formação regulares para docentes e discentes, tornando-os agentes que facilitem a inclusão e pluralidade na escola, para que reconheçam e atuem adequadamente em situações de discriminação, género, violência, entre outros.
- Recomendar que as associações de alunos devem incluir na sua constituição alunos que possam representar os alunos cujo português não é a língua materna, a comunidade LGBT, portadores de deficiência motora, visual ou auditiva.
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4 |
Haute Vallee School |
- Criação de uma semana multicultural em todos os estabelecimentos de ensino, na qual as diferentes culturas representadas pelos alunos possam dar-se a conhecer, em termos de gastronomia, dança, música, costumes, tradições, história, entre outros.
- Possibilitar às escolas a contratação de mais professores de língua portuguesa não materna, de forma a assegurar um ensino inclusivo aos alunos estrangeiros, cujo português não é a primeira língua, que cada vez mais em maior número chegam às escolas portuguesas.
- Contratação de psicólogos em permanência na escola, de forma a permitir a criação de clubes ou grupos de debate, curriculares ou extracurriculares, onde, sob a orientação do psicólogo, se debatam as questões que afetam os jovens, como seja a ansiedade ou a depressão.
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