Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Europa


N.º Escola Medidas
1 Cycle d'orientation des Grandes Communes
  1. Que se reflita e se decida sobre a viabilidade de uma séria descentralização das decisões no âmbito escolar, permitindo aos diferentes atores escolares que tenham uma voz ativa na definição do projeto educativo.
  2. Que se promova um verdadeiro espírito de diálogo no seio escolar, criando as estruturas necessárias para o desenvolvimento de uma escola mais participativa e democrática.
  3. Valorizar a formação profissional e desenvolvê-la, de forma a responder melhor às aspirações sócio-profissionais de muitos jovens e à necessidade da sociedade de poder contar com técnicos e profissionais de qualidade nas diferentes áreas de atividade.
2 Hautlieu School
  1. Investimento na adaptação de todas as escolas para que possam receber alunos com deficiências físicas e estes se sintam seguros e plenamente integrados, designadamente, com construção de rampas de acesso, adaptação das casas de banho, portas que permitam a entrada de cadeiras de roda, corrimões, pisos e tapetes antiderrapantes, mobílias e cantos arredondados, entre outros.
  2. Financiamento de uma formação certificada contínua em educação inclusiva para todos os professores, de todos os ciclos de ensino.
  3. Criação de um clube extracurricular que funcione depois das atividades letivas e/ou ao fim de semana, dentro da escola, com voluntários especializados, com atividades que possam contribuir para uma maior integração de toda a comunidade escolar, como sendo a criação de um coro musical, celebração de festivais tradicionais dos respetivos países, partilha de experiências gastronómicas, jogos tradicionais, ações de formação em diversas áreas, entre outras.
3 Le Rocquier School
  1. Adaptar as escolas de forma a estarem preparadas para receber alunos com necessidades especiais, como rampas, quando possível, elevadores, sinalética para invisuais, no chão, paredes e portas e algumas salas de aula com colunas de som para que o que o professor fala seja percetível para quem tenha problemas auditivos.
  2. Promover ações de formação regulares para docentes e discentes, tornando-os agentes que facilitem a inclusão e pluralidade na escola, para que reconheçam e atuem adequadamente em situações de discriminação, género, violência, entre outros.
  3. Recomendar que as associações de alunos devem incluir na sua constituição alunos que possam representar os alunos cujo português não é a língua materna, a comunidade LGBT, portadores de deficiência motora, visual ou auditiva.
4 Haute Vallee School
  1. Criação de uma semana multicultural em todos os estabelecimentos de ensino, na qual as diferentes culturas representadas pelos alunos possam dar-se a conhecer, em termos de gastronomia, dança, música, costumes, tradições, história, entre outros.
  2. Possibilitar às escolas a contratação de mais professores de língua portuguesa não materna, de forma a assegurar um ensino inclusivo aos alunos estrangeiros, cujo português não é a primeira língua, que cada vez mais em maior número chegam às escolas portuguesas.
  3. Contratação de psicólogos em permanência na escola, de forma a permitir a criação de clubes ou grupos de debate, curriculares ou extracurriculares, onde, sob a orientação do psicólogo, se debatam as questões que afetam os jovens, como seja a ansiedade ou a depressão.