Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Francisco Franco
  1. Criação de atividades práticas interturmas, onde se desenvolvam "soft skills", promovendo debates, acerca de diversas temáticas.
  2. Integração no currículo da aplicação de "aulas invertidas".
  3. Melhoria de infraestruturas, adaptando-se à realidade de uma escola moderna e para todos.
2 Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
  1. Aumento do orçamento de Estado destinado à área da educação.
  2. Alteração das regras de acesso ao ensino superior.
  3. Incentivo à formação e subsequente recrutamento de professores com a criação de uma carreira docente atrativa.
3 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Implementação de uma programação intercultural que integre e dê a conhecer a mundividência de diversas gerações.
  2. Criação de um projeto que permita aos alunos conhecerem diferentes profissões, através de profissionais que sejam especializados nessas mesmas áreas, com foco especial na área da educação.
  3. No âmbito da disciplina de Cidadania, a criação de um projeto que ensinasse aos alunos literária financeira e aptidões necessárias para a vida após o término dos estudos obrigatórios.
4 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Promover uma maior gestão curricular no secundário, através da introdução, em todos os anos, de disciplinas de opção, anuais e transversais a todos os cursos.
  2. Criar condições para a existência, em todas as escolas secundárias, de uma Associação de Estudantes ativa e promotora da ligação “escola-meio”.
  3. Tornar as escolas espaços mais inclusivos, criando grupos de acolhimento e alargando as opções para diferentes formas de estar na vida (dietas alimentares diversificadas, instalações sanitárias mistas...).
5 Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode
  1. Munir as escolas de equipamentos que permitam a acessibilidade a todos/as os/as alunos/as independentemente das suas condições físicas e/ou psíquicas e apoio a alunos/as com problemas de mobilidade e portadores de doenças crónicas.
  2. As escolas deveriam proporcionar aos alunos/as um papel mais ativo nas decisões que a eles dizem respeito, através de reuniões, conselhos da comunidade, associações de estudantes, associações de pais, entre outros.
  3. No âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, promover atividades (visitas de estudo, visualização de documentários e filmes, conferências, simulações parlamentares, etc.) para incentivar os jovens à cidadania ativa e que deem a conhecer os partidos e ideologias políticas para que os jovens façam escolhas mais esclarecidas.
6 Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Carmo
  1. Ser possível no nosso país o “Voto em mobilidade”, não só nas europeias, como em todas as eleições no nosso país;
  2. Pagamento de um valor monetário para quem não exercer o seu direito ao voto;
  3. Projetos direcionados ao incentivo/interesse político na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
7 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. Para valorizar a educação é necessário a valorização e o reconhecimento da classe docente. Isso pode ser feito através de salários competitivos, oportunidades de desenvolvimento profissional, reconhecimento público e criação de um ambiente de trabalho que promova o respeito e a valorização da profissão.
  2. Facilitar a inclusão de todos os alunos com deficiência apostando na melhoria das infraestruturas (como a existência de rampas e elevadores), e a formação dos recursos humanos (professores e funcionários).
  3. Promover assembleias escolares onde estudantes, professores e funcionários discutem ideias ou questões relevantes, tomam decisões coletivas e aprendem sobre a democracia.
8 Escola Secundária Jaime Moniz
  1. Criar um espaço/tempo letivo onde os alunos tenham a liberdade de discutir/debater temas relevantes.
  2. Disponibilizar currículos alternativos para alunos estrangeiros.
  3. Promover formação contínua para agentes educativos.
9 Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco
  1. Apostar mais em projetos de intercâmbio regional e nacional, de modo a promover o conhecimento cultural das diversas regiões do país e esbater a insularidade, nomeadamente as universidades de Verão e no estreitamento de relações entre escolas e comunidades.
  2. Investir nas associações de estudantes, com um papel mais interventivo na comunidade educativa.
  3. Incentivar os alunos a terem um papel mais ativo na vida escolar e nos projetos que incidam sobre uma participação
10 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Maior investimento por parte do Ministério da Educação na realização de campanhas de conscientização, que divulguem a importância e as vantagens da profissão docente.
  2. Estimular os alunos para uma maior participação nas decisões da escola. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre as suas aprendizagens e a participar ativamente no processo de avaliação e construção do currículo.
  3. Implementação de atividades que promovam a diversidade cultural e estimulem o respeito e a valorização das diferenças.
11 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
  1. Fomentar uma cultura inclusiva que valorize a diversidade, respeitando diferentes origens culturais, sociais e religiosas.
  2. Promover a criação de espaços de diálogo entre alunos, pais e encarregados de educação, colaborando na resolução de problemas e diligenciando a comunicação efetiva.
  3. Integrar recursos tecnológicos de forma a promover a participação e a colaboração, utilizando plataformas online, redes sociais e outras ferramentas que facilitem a comunicação.
12 Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava
  1. Mudanças no acesso à formação da docência para o 1º Ciclo. Maior exigência na seleção para acesso à universidade desta classe profissional.
  2. Mudanças nos conteúdos programáticos, que atualmente são demasiados extensos e desajustados, tanto das novas profissões como do que são os programas universitários, não acompanhando as mudanças e as transformações deste novo século, a tecnologia que é a realidade de hoje. Aproximar as aprendizagens, fornecendo as bases adequadas aos cursos e programas que se pretendem seguir a nível superior. Programas mais pequenos, mas mais exigentes, não permitindo facilitismos na avaliação dos mesmos.
  3. Continuidade das reformas por um período mais longo na execução das mesmas.
13 Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira
  1. Promover o envolvimento das várias partes interessadas, como pais, educadores, estudantes, organizações locais e decisores políticos nos processos de tomada de decisão relacionados com a educação.
  2. Promover uma cultura de inclusão e respeito pela diversidade dentro da comunidade escolar. Comemorar diferentes culturas, idiomas e identidades de modo a garantir que todos os alunos se sintam valorizados e apoiados.
  3. Avaliar regularmente a eficácia do modelo escolar partilhado através do feedback dos alunos, pais e funcionários. Usar dados para identificar áreas de melhoria e fazer os ajustes necessários.
14 Escola Complementar do Til - Apel
  1. Acrescentar ao plano curricular do 12º ano uma disciplina de carácter obrigatório (90m) onde fossem lecionados conteúdos ligados à literacia política, económica e financeira, com avaliação formativa.
  2. Incentivar a existência de uma associação de estudantes em todas as escolas, com representação ativa nos órgãos decisórios das mesmas.
  3. Mudar a idade mínima do voto para 16 anos.