1 |
Escola Secundária Francisco Franco |
- Criação de atividades práticas interturmas, onde se desenvolvam "soft skills", promovendo debates, acerca de diversas temáticas.
- Integração no currículo da aplicação de "aulas invertidas".
- Melhoria de infraestruturas, adaptando-se à realidade de uma escola moderna e para todos.
|
2 |
Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral |
- Aumento do orçamento de Estado destinado à área da educação.
- Alteração das regras de acesso ao ensino superior.
- Incentivo à formação e subsequente recrutamento de professores com a criação de uma carreira docente atrativa.
|
3 |
Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
- Implementação de uma programação intercultural que integre e dê a conhecer a mundividência de diversas gerações.
- Criação de um projeto que permita aos alunos conhecerem diferentes profissões, através de profissionais que sejam especializados nessas mesmas áreas, com foco especial na área da educação.
- No âmbito da disciplina de Cidadania, a criação de um projeto que ensinasse aos alunos literária financeira e aptidões necessárias para a vida após o término dos estudos obrigatórios.
|
4 |
Escola Básica e Secundária de Machico |
- Promover uma maior gestão curricular no secundário, através da introdução, em todos os anos, de disciplinas de opção, anuais e transversais a todos os cursos.
- Criar condições para a existência, em todas as escolas secundárias, de uma Associação de Estudantes ativa e promotora da ligação “escola-meio”.
- Tornar as escolas espaços mais inclusivos, criando grupos de acolhimento e alargando as opções para diferentes formas de estar na vida (dietas alimentares diversificadas, instalações sanitárias mistas...).
|
5 |
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode |
- Munir as escolas de equipamentos que permitam a acessibilidade a todos/as os/as alunos/as independentemente das suas condições físicas e/ou psíquicas e apoio a alunos/as com problemas de mobilidade e portadores de doenças crónicas.
- As escolas deveriam proporcionar aos alunos/as um papel mais ativo nas decisões que a eles dizem respeito, através de reuniões, conselhos da comunidade, associações de estudantes, associações de pais, entre outros.
- No âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, promover atividades (visitas de estudo, visualização de documentários e filmes, conferências, simulações parlamentares, etc.) para incentivar os jovens à cidadania ativa e que deem a conhecer os partidos e ideologias políticas para que os jovens façam escolhas mais esclarecidas.
|
6 |
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Carmo |
- Ser possível no nosso país o “Voto em mobilidade”, não só nas europeias, como em todas as eleições no nosso país;
- Pagamento de um valor monetário para quem não exercer o seu direito ao voto;
- Projetos direcionados ao incentivo/interesse político na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
|
7 |
Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol |
- Para valorizar a educação é necessário a valorização e o reconhecimento da classe docente. Isso pode ser feito através de salários competitivos, oportunidades de desenvolvimento profissional, reconhecimento público e criação de um ambiente de trabalho que promova o respeito e a valorização da profissão.
- Facilitar a inclusão de todos os alunos com deficiência apostando na melhoria das infraestruturas (como a existência de rampas e elevadores), e a formação dos recursos humanos (professores e funcionários).
- Promover assembleias escolares onde estudantes, professores e funcionários discutem ideias ou questões relevantes, tomam decisões coletivas e aprendem sobre a democracia.
|
8 |
Escola Secundária Jaime Moniz |
- Criar um espaço/tempo letivo onde os alunos tenham a liberdade de discutir/debater temas relevantes.
- Disponibilizar currículos alternativos para alunos estrangeiros.
- Promover formação contínua para agentes educativos.
|
9 |
Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco |
- Apostar mais em projetos de intercâmbio regional e nacional, de modo a promover o conhecimento cultural das diversas regiões do país e esbater a insularidade, nomeadamente as universidades de Verão e no estreitamento de relações entre escolas e comunidades.
- Investir nas associações de estudantes, com um papel mais interventivo na comunidade educativa.
- Incentivar os alunos a terem um papel mais ativo na vida escolar e nos projetos que incidam sobre uma participação
|
10 |
Escola Básica e Secundária de Santa Cruz |
- Maior investimento por parte do Ministério da Educação na realização de campanhas de conscientização, que divulguem a importância e as vantagens da profissão docente.
- Estimular os alunos para uma maior participação nas decisões da escola. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre as suas aprendizagens e a participar ativamente no processo de avaliação e construção do currículo.
- Implementação de atividades que promovam a diversidade cultural e estimulem o respeito e a valorização das diferenças.
|
11 |
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
- Fomentar uma cultura inclusiva que valorize a diversidade, respeitando diferentes origens culturais, sociais e religiosas.
- Promover a criação de espaços de diálogo entre alunos, pais e encarregados de educação, colaborando na resolução de problemas e diligenciando a comunicação efetiva.
- Integrar recursos tecnológicos de forma a promover a participação e a colaboração, utilizando plataformas online, redes sociais e outras ferramentas que facilitem a comunicação.
|
12 |
Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava |
- Mudanças no acesso à formação da docência para o 1º Ciclo. Maior exigência na seleção para acesso à universidade desta classe profissional.
- Mudanças nos conteúdos programáticos, que atualmente são demasiados extensos e desajustados, tanto das novas profissões como do que são os programas universitários, não acompanhando as mudanças e as transformações deste novo século, a tecnologia que é a realidade de hoje. Aproximar as aprendizagens, fornecendo as bases adequadas aos cursos e programas que se pretendem seguir a nível superior. Programas mais pequenos, mas mais exigentes, não permitindo facilitismos na avaliação dos mesmos.
- Continuidade das reformas por um período mais longo na execução das mesmas.
|
13 |
Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira |
- Promover o envolvimento das várias partes interessadas, como pais, educadores, estudantes, organizações locais e decisores políticos nos processos de tomada de decisão relacionados com a educação.
- Promover uma cultura de inclusão e respeito pela diversidade dentro da comunidade escolar. Comemorar diferentes culturas, idiomas e identidades de modo a garantir que todos os alunos se sintam valorizados e apoiados.
- Avaliar regularmente a eficácia do modelo escolar partilhado através do feedback dos alunos, pais e funcionários. Usar dados para identificar áreas de melhoria e fazer os ajustes necessários.
|
14 |
Escola Complementar do Til - Apel |
- Acrescentar ao plano curricular do 12º ano uma disciplina de carácter obrigatório (90m) onde fossem lecionados conteúdos ligados à literacia política, económica e financeira, com avaliação formativa.
- Incentivar a existência de uma associação de estudantes em todas as escolas, com representação ativa nos órgãos decisórios das mesmas.
- Mudar a idade mínima do voto para 16 anos.
|